fogos de artificio em londres no dia de ano novo com a London Eye e o Big Ben aparecendo
Turismo em Londres,  Vida no Reino Unido

Ano novo em Londres – como é o Réveillon

Tá ligado que o ano novo de Londres é um dos mais famosos do mundo né? A festa toda rola na área da London Eye e aí começam ligações pra família de “aqui já é ano novo hein! Não vô te contá o que tá acontecendo no novo ano”. Bem divertido. Mas afinal, o que fazer em Londres no réveillon?


Evento principal – London Eye

A queima de fogos da London Eye é o principal. Veja bem que não usei a palavra “festa” porque é só queima de fogos mesmo. Claro que é muito bem produzida, com música em sincronia, etc. Cada ano a “acrobacia” é diferente, as músicas são atualizadas e novos fogos são adicionados ao espetáculo. Espetáculo mesmo!

Aqui tem um gostinho de como é:

Desde 2014 a prefeitura de Londres vende ingressos para acesso à área da queima de fogos, até pra ser uma forma de controlar e organizar tudo. O ingresso custa apenas £ 10 e já é necessário escolher o local de onde quer ver a queima no momento da compra. A compra é limitada a quatro ingressos por pessoa.

Geralmente a venda de ingressos abre na segunda quinzena de setembro, mas pra garantir que não vai perder a venda me segue no Instagram e Twitter que eu te aviso, e também se cadastre pra receber os e-mails da prefeitura. Um segundo lote é disponibilizado em novembro, então fica de olho!

Onde ficar

Tem algumas opções de áreas pra assistir os fogos e já deve escolher a área no momento da compra. Não pode passar de uma área pra outra na noite do evento. Não pode também atravessar de um lado pra outro do rio. Ou seja, o mais prático é que pegue a sua área no mesmo lado do rio de onde está o teu hotel.

Minhas indicações de área, por ordem:

  • Área Azul: de frente pra London Eye, do outro lado do Tâmisa.
  • Área Branca: na Westminster Bridge, vista de toda a London Eye de lado, e o Big Ben via estar atrás de ti.
  • Área Rosa: Waterloo Bridge. A vista linda não é só da London Eye meio que de lado, mas com o Big Ben fazendo parte da paisagem e a St. Paul’s também iluminada atrás de ti. Um pedaço da London Eye e do rio é encoberto por outras pontes no caminho.
  • Área Verde: atrás da London Eye. Vê toda ela, mas não vê direitinho os fogos do rio.
  • Área Vermelha: Victoria Embankment. Vista parcial da London Eye, mas se ficar muito pro leste, perto da estação de Temple acaba perdendo muita coisa dos fogos que acontecem no rio, apesar de a paisagem toda da margem iluminada e das pontes, ajudam no espetáculo.

Não sei qual a melhor área. Eu fui apenas uma vez e fiquei na área azul e gostei bastante, mas não sei se é maior ou melhor que as outras. Se tu já foi conte tua experiência nos comentários, assim outras pessoas podem se beneficiar das tuas dicas. =)

Prepare-se

  • Use um bom casaco, afinal vão ser horas no frio
  • Leve bebida alcoólica num recipiente que não seja de vidro
  • Evite levar bebida que te faça ir ao banheiro com frequência
  • Planeje o que fazer depois da queima de fogos, se for em alguma festa e como voltar ao hotel – planeje aqui

Como é o réveillon em Londres?

Lindo. Demais. Não que seja um negócio imperdível, mas eu gostei de ter visto pelo menos uma vez na vida. Uma parte que achei muito tri é depois dos fogos todo mundo cantar “Auld Lang Syne” (originalmente é um poema do escocês Robert Burns).

Isso até me lembrou do réveillon em Downton Abbey:

E Guri, se eu não conseguir ingresso?

Desistências

Não te programou e ficou sem ingresso? Eu não recomendo comprar de cambistas. Se quiser tentar, às vezes tem pessoas que acabam comprando (três meses antes) e não podem mais ir, e vendem os ingressos pelo mesmo preço. Considere esta opção. Busque em grupos no Facebook ou até no Google mesmo.

Restaurantes

Uma outra alternativa é dar uma olhada em restaurantes da área. Um dos que eu conheço é o que eu trabalhava, o Las Iguanas Royal Festival Hall. Eles tem um pacote especial de réveillon onde compra e paga antecipado o pacote já com bebida e tudo, e no dia do evento, quando chega a meia-noite todo mundo sai do restaurante, assiste a queima de fogos, e volta, onde a festa segue lá dentro até por 2h da manhã. Pra mais informações e reservas por favor visite o site deles.

Las Iguanas Royal festival hall - vista do restaurante para a london eye na noite de ano novo em lodnres
Google Maps

Festas

Este vale não só pra quem não conseguiu ingresso, mas pra quem for pra área da London Eye também. Afinal quando os fogos terminam (ali por 00:13) cada um vai pro seu lado. O que muita gente faz é reservar alguma festa pra seguir a noite.

Mas focando em quem não conseguiu ingresso: tem várias festas e baladas pela cidade, e minha dica principal, os pubs. Mas olha só, aprendeu que não se programar vai te deixar na mão né? Então já pesquisa por pubs que vão ter festa rolando pra passar a noite lá. Eu passei um ano no Hawley Arms, em Camden, e curti demais (talvez por que eu goste demais do pub? Sim!). Mas recomendo ir no Google Maps e ver quais pubs ficam próximos ao teu hotel. Entre no site deles e veja se tem alguma programação especial de réveillon. O mesmo vale pras festas e baladas.

Tem dicas de algumas festas de ano novo em Londres aqui e considere estes daqui também.

Lugares públicos

Um dos mais populares é o parque de Primrose Hill, mas lembro de ter passado um ano em frente ao Palácio de Buckingham e estar cheio de gente, até porque é possível ver um pedaço da London Eye a partir dali. Além de tudo pode dizer que passou o ano novo no Palácio. hehehehe

Transporte no dia de ano novo em Londres

O transporte funciona 24 horas do dia 31 pro dia 01. E o que também é tri: toda a rede de transporte público é gratuita das 23h45 do dia 31 às 4h30 do dia 01. Só vai.

Mas mesmo assim, tem várias linhas de ônibus que não vão estar funcionando ou vão estar com desvios na noite do dia 31 porque a área do entorno da London Eye tem o acesso fechado. Recomendo se programar usando o aplicativo CityMapper porque eles mantém todos os fechamentos e desvios atualizados em tempo real, bem como alternativas do transporte naquele dia – e em qualquer dia.

O dia seguinte

No dia 1º de janeiro rola em Londres a Parada de Ano Novo. Eu nunca assisti (por motivos de ressaca) mas parece ser interessante. Atualizo o post depois que assistir, bele? Mas se tu já foi me conta ali nos comentários, quero saber se curtiu.

Ela começa em Piccadilly ao meio-dia e vai até o Big Ben. Para saber mais clique aqui.

balão com o Lord Mayor of London passando do lado do big ben na parada de ano novo de Londres
Foto: © Matt Sprake Photography

Os museus geralmente funcionam normalmente no dia 1. Recomendo entrar no site do museu que está no teu roteiro para visitar e olhar na página de horários de funcionamento pra ver se tem algum horário diferenciado no dia 1 (geralmente descrito como New Year’s Day).

Veja outras alternativas na noite de ano novo aqui.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

8 Comments

    • Rafa

      Oi Jamylle!
      Pra entrar na área deles precisa ter uma reserva diretamente com eles. Recomendo entrar em contato diretamente com eles no e-mail do post para mais detalhes.

  • Giuliana

    Rafa, estarei com um bebê e hospedada na região de Limehouse. Como ir embora depois dos fogos? E se eu não conseguir comprar ingresso onde dá pra ficar e assistir os fogos?

    • Rafa

      Oi Giuliana!
      Para programar o trecho de transporte indico usar o CityMapper ou o Google Maps.
      E se não conseguir ingresso, ali no post indico direitinho outras alternativas, recomendo dar mais uma lida nele. 😉

  • Suelen

    Oii Rafa! Esse segundo lote de tickets que abre em novembro geralmente tem pra todas as áreas novamebte? E olhando no mapa as ruas que não são demarcadas pelo compra dos tickets, essas ruas são fechadas tbm ou tem acesso? Valeuuu

    • Rafa

      Oi Suelen!
      Pelo que sei sai pra todas as áreas sim.
      As ruas mais próximas ficam bloqueadas apenas pra acesso de quem tem ingresso. São montadas umas barreiras de acesso mesmo.
      Valeu!

  • Kamyla

    Oi Rafa, tudo bem?
    é a primeira vez que vou a londres, vou ficar um tempo pra fazer intercambio e aproveitar e ver o reveillon.
    Vou me hospedar em Forest Hill, saberia me dizer qual area ficaria melhor pra comprar o ingresso dos fogos? Como é a primera vez, não faço nem ideia!
    Desde já Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *