O objetivo desta página é informar como está a situação do coronavírus (Covid-19) no Reino Unido.

Por favor leia todo o post. Peço a gentileza de não entrar em contato para solicitar informações sobre o assunto ou pra quando remarcar a viagem. Tudo o que sei está nesta página e ela está sendo atualizada constantemente.

Última atualização: 08/09 – 10h do Brasil

Quando vou poder viajar pra Londres?

Eu diria que no mínimo a partir de abril de 2022. E pode ser que seja mais tarde ainda. Mas calma, não compra tua passagem com isso em mente. Fiz um vídeo falando mais sobre isso:

Lembre-se: estamos vivendo numa pandemia e depende de vacinas, mutação de vírus e atitudes das pessoas. Estamos vivendo momentos diferentes da pandemia no Reino Unido e no Brasil, em vários sentidos. Segue lendo!

Para passageiros vindos do Brasil voltarem a entrar no UK, a situação precisa estar sob controle no Brasil. Se tu tá no Brasil, tu está por dentro dos dados melhor do que eu. =)

Situação atual da Inglaterra

  • Não há limites no número de pessoas que podem se encontrar.
  • Regra de distanciamento de 1m vigente apenas em hospitais e no controle de passaporte nos aeroportos.
  • Não há obrigatoriedade do uso de máscara (no transporte de Londres continua sendo obrigatório) apesar de ser recomendado que se use.
  • Casas noturnas, pubs, restaurantes, teatros e shows podem funcionar normalmente.

.

.

Posso viajar pro Reino Unido?

O que importa pra regras abaixo é o país onde esteve nos últimos 10 dias, não importa a nacionalidade. Se voar do Brasil e ficar 8 dias em outro país, as regras do Brasil ainda serão consideradas, e não a do país onde ficou os 8 dias.

Importante lembrar que todos os passageiros e habitantes são obrigados a seguir as regras descritas acima e abaixo – mesmo quem já foi vacinado.

Vindo de países da lista verde

Alemanha, Hong Kong, Malta, Ilha da Madeira, entre outros. Veja a lista completa aqui. Antes do embarque é obrigatório:

Não é obrigatório fazer quarentena no momento da chegada ao menos que o teste do segundo dia dê positivo.

Vindo de países da lista laranja

A maioria dos países estão nesta lista. Incluindo Portugal, Itália, Espanha, França, entre outros. Veja a lista completa aqui. Antes do embarque é obrigatório:

QUARENTENA vindo de países da lista laranja:

Quem não precisa fazer quarentena:
  • Residentes britânicos OU residentes na Europa OU nos Estados Unidos; E
  • Que tomaram as duas doses da vacina no Reino Unido OU na União Europeia OU nos Estados Unidos; E
  • Que a segunda dose tenha sido feita no mínimo 14 dias antes do desembarque.
Quem precisa fazer quarentena:
  • Quem tomou apenas uma das doses da vacina; OU
  • Quem tomou as duas doses da vacina fora do Reino Unido, da União Europeia ou dos Estados Unidos.

Observe que o importante é onde a vacina foi tomada, e não qual. Estas informações são do site do governo britânico.

Vindo de países da lista vermelha

Brasil, África do Sul, Índia, Paquistão, entre outros. Veja a lista completa aqui. Só quem pode entrar vindo direto destes países são cidadãos britânicos ou residentes no Reino Unido. Antes do embarque é obrigatório:

É obrigatório fazer quarentena por 10 noites em hotel escolhido/conveniado com o Governo. A reserva deve ser feita no site do Governo (link acima). O custo de £ 2,285 é pago pelo passageiro (ou £ 3,715 por casal).

Turistas que nos últimos 10 dias estiveram em um dos países da lista vermelha não podem entrar, mesmo estando vacinados.

Posso viajar pra Londres parando em outro país?

Pode, mas muito provavelmente vai precisar fazer quarentena chegando no Reino Unido.

Primeiro de tudo, tu vai ter que ficar no mínimo 10 noites no país em questão. Lembre-se que ao chegar no Reino Unido, as regras deste país é que vão se aplicar conforme a lista que ele estiver (seguindo os detalhes acima).

Antes de comprar a passagem, dá uma olhadas nas regras de entrada do país em questão. Tu vem do Brasil? O país permite entrada de pessoas vindo do Brasil? Se sim, ótimo.

E aí as regras de quarentena ao chegar no Reino Unido vão variar conforme a lista que este país em questão estiver.

Por exemplo, se tu viaja do Brasil pra Suíça, fica 10 dias na Suíça, e depois embarca pro Reino Unido, via contar como se estivesse vindo da Suíça. Como ela está na lista laranja, aquelas regras que vão se aplicar. Leia acima pra entender a questão da quarentena, mas em resumo: se tu tomou as duas doses da vacina há no mínimo 14 dias; na União Europeia ou nos Estados Unidos, não vai precisar fazer quarentena. Em qualquer outra hipótese a quarentena vai ser necessária. Por exemplo, se tomou as duas doses no Brasil, ou se tomou apenas uma dose na União Europeia.

Quando vou poder viajar pro Reino Unido sem precisar de quarentena?

As regras são pensadas na segurança do Reino Unido, evitando a entrada de novas variantes. A previsão de a quarentena cair por completo para passageiros vindos do Brasil é quando:

  1. A situação no Reino Unido estiver sob controle;
  2. A grande maioria da população estiver vacinada (atualmente cerca de 75% dos adultos estão vacinados com as duas doses);
  3. A situação no teu país estiver sob controle, sem outras variantes e com uma boa parcela da população vacinada com as duas doses (no mínimo 50-60%).

.

.

Posso fazer conexão em Londres?

Pode, desde que seja uma conexão rápida, sem passar pela imigração (geralmente menos de 24 horas entre voos). Em inglês, o nome desta conexão é “airside”. Ainda assim, precisa:

Os passeios do Guri in London estão acontecendo?

Tenho feito um tour a cada dois meses, mais ou menos. É importante comentar que:

  • Será feito distanciamento de 1 metro sempre que possível
  • O formato dos tours foram adaptados pra manter o controle, evitar aglomerações e manter a qualidade.
  • Não estou cumprimentando ninguém com abraço ou aperto de mão. Não é nada pessoal, prometo. 😉

Veja as datas disponíveis no momento no calendário dos meus passeios guiados em Londres.

Caso tenha interesse em passeio privativo (até cinco pessoas) me contate em [email protected] Indico também considerar meus passeios autoguiados, onde não tem contato comigo ou com ninguém. Os roteiros foram criados e narrados por mim.

E quando eu puder viajar, como vai ser?

  • De início, sugiro programar fazer coisas com hora marcada e explorar a cidade por áreas pra evitar ficar usando transporte público.
  • Indico conhecer o GuriPlay, passeios autoguiados, criados e narrados por mim, usando o teu celular e sem ter contato com ninguém. 🙌🏻
  • Indico muuuito e mais do que nunca ter um seguro de viagem. Faça seu orçamento aqui.

Quero te ajudar Guri!

Caso queira retribuir a ajuda que te dou com dicas e me ajudar também, tu pode neste momento:

Obrigado desde já. De coração.

Fontes: gov.uk, BBC News. Imagem da capa: Getty Images.
As informações desta página podem ser modificadas pelo Governo Britânico sem aviso prévio. Não me responsabilizo por qualquer informação e indico que sejam checadas no site do Governo.

Aqui tem outras coisinhas com participação de três pessoas de áreas diferentes e com experiências diferentes:

https://youtube.com/watch?v=3c-Y7JNVlVI

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

133 comentários! Deixa mais um?

  1. Rafa, muito obrigado por compartilhar essas informações com a gente! Minha dúvida é a seguinte: no final de março vou para a Islândia, com escala em Londres e TROCA DE AEROPORTO (chego no LHR e meu voo pra Islândia parte do LGW). Nesse caso, você acha que seria permitida a minha entrada? Ou eu deveria fazer a quarentena mesmo estando “só de passagem”?!
    Muito obrigado!

    • Olá!
      Pelo que sei neste caso teria que fazer a quarentena por passar por imigração (pra sair do aeroporto).
      A esperança é que em março as regras já estejam diferentes.
      Valeu!

  2. Vc acha fazer seguro conexão em Londres de 3h? será que não vão me pedir quarentena? to dependendo disso para comprar uma passagem…

  3. Bom dia. Irei do Brasil para Lisboa por um voo com conexão em Londres. O tempo no aeroporto será menos de 2 horas. Existe risco de não me deixarem ir pro meu voo para Lisboa e me obrigarem a uma quarentena em Londres? Obrigado.

  4. Ola, estou programando conhecer Londres e Paris com minha esposa, em junho de 2022, mas estou inseguro quanto a compra de passagens e reservas de hotéis e atrações, pois gosto de viajar com tudo resolvido. Será que até fim de novembro terei condicões de fechar tudo, e qual seria o prazo mínimo para conseguir os melhores preços?
    Grato.

  5. bom dia Existe alguma novidade qto a viajar para Inglaterra?
    Quando da volta de viajem de Inglaterra ao Brasil , tem alguma restrição?
    obrigado

  6. Quero ir pra Londres,sou do Brasil qual melhor forma pra conseguir entrar em Londres já tomei as duas doses da vacina

  7. Olá Rafa, boa tarde (já noite por aí).
    Obrigada por compartilhar as informações.
    Eu li o post e olhei as listas. Contudo, não achei a Irlanda em nenhuma delas.
    Se formos para Dublin e passarmos alguns dias lá (acho que o mínio seriam 10 dias), podemos entrar na Inglaterra pelas regras de que lista?

    • Oi Rosana!
      Segundo o site do Governo, não é necessário fazer teste de Covid nem quarentena se esteve na Irlanda por no mínimo 10 dias (indico ficar mais por via das dúvidas).

  8. Oi Rafa, primeiro obrigada pelas dicas e parabéns pela paciência, fico impressionada com a ignorância das pessoas que enxerga viés político em tudo! Rafa, pelo que entendi da atualização do post, se ficar mais de 10 dias na Suíça que,atualmente recebe brasileiros vacinados, pra entrar em londres não precisará mais de quarentena, né?

    • Oi Gabi, tudo?
      Obrigado pelas palavras.
      Infelizmente não seria bem isso, vai depender se já tomou as duas doses da vacina, e o mais importante, onde elas foram tomadas.
      Atualizei o post com estas informações. Obrigado!

  9. Ola !!! estou inscrito na maratona de Londres , que será em 03/10/21
    qual a melhor forma para poder entrar em Londres .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com