Turismo em Londres

8 lugares pra ouvir música ao vivo em Londres

Londres é música! Desde muito tempo a música faz parte de Londres e quando se fala em década de 60 então! Rolling Stones, Beatles, The Who Yardbirds e muitas outras bandas caminhavam pra lá e pra cá pelas ruas da cidade, cheio de gente vestindo roupa colorida em pleno movimento modernista (que ainda falarei mais). Falo mais sobre estas e outras bandas no meu tour do rock.

Mas e hoje? Tem música ao vivo em Londres? Claro que sim (seja dia “mundial” do rock ou não)! Mas tem que procurar, porque sabe aquela história de “pub com música ao vivo”? Não tem! Não que não tenha, mas não é tão normal tipo, pensou em pub, pensou em música ao vivo. Não. Aqui é pensou em pub pensou em cerveja.

Então separei pra ti algumas opções que curto muito (mas claro que tem muita coisa que não conheço viu!) de lugares com jazz, blues e rock – os ritmos que eu curto e sei lugares tri.

Também é bom lembrar sempre que em Londres não é comum ter bandas tocando covers. O que rende mesmo pra uma banda são músicas autorais.

O’Neill’s Wardour Street

Tem vários O’Neill’s por aí. Mas minha dica é no que fica do lado de China Town. Ali tem diferentes andares, onde tu pode até chegar cedo e ficar bebendo alguma coisa antes de subir pro último andar onde tem banda tocando covers (falei que não era comum, não que era impossível) e depois DJ com música eletrônica e um pouco de rock anos 70, 80 e 90 também.

Fica aberto até pelas 3h da manhã. “Ah Rafa! Mas as coisas não fecham cedo?” Ah, as generalizações… E ele é de graça na maioria dos dias. Geralmente cobra entrada depois das 20h no fim de semana (então fica a dica pra chegar cedo).

Agenda | Como chegar | 33-37 Wardour St, Soho, W1D 6PU

Spice of Life

Do lado do teatro de Harry Potter, este restaurante tem uma área separada no andar de baixo pra música ao vivo com barzinho e tudo. Tem algumas dez mesas, então cabe cerca de 100 pessoas. Um lugar pequeno, que geralmente tem músicos ou bandas começando, com ambiente leve e agradável.

Agenda | Como chegar | 6 Moor St, Soho, W1D 5NA

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

Ronnie Scott’s

Eu amo o Ronnie! Primeiro que não é apenas música ao vivo. É jazz! E não apenas isso. Um dos clubes de jazz mais tradicionais da cidade, onde até Sarah Vaughan, Bill Evans e Jeff Beck gravaram discos. A princesa Diana também ia no Ronnie Scott’s (quando conheceu o médico – primeiro namorado depois do Charles). Conto mais

Eles tem música rolando das 18h30 (show geralmente às 20h) até às 3h30 (!) e o que mais curto é o Late Late Show, que começa 23h (às vezes chega a ser 1h) e custa baratinho, umas £ 10.

“Jazz é pra rico”, e “em Londres tudo fecha cedo”. Dois mitos em um.

Agenda | Como chegar | 47 Frith St, Soho, W1D 4HT

Ronnie Scott's clube de jazz com iluminação baixa e cadeiras vermelhas
Foto: TimeOut London

Ain’t Nothing But…

Também no Soho, um bar de blues bem típico, só com um andar e bem pequeno (chega cedo, tipo 19h! – não é Brasil). Se tu toca algum instrumento e curte tocar blues, pode participar e tocar. Assim como o blues, não tem como explicar este lugar. Tem que ir lá e sentir, beber, conversar e principalmente, ouvir.

Agenda | Como chegar | 20 Kingly St, Soho, W1B 5PZ

The Back Room

É o pub do Hard Rock mas não tem relação direta, preços caros ou a comida do Hard Rock sabe? A pizza deles é boa, o ambiente é muito relax, e cerca de uma vez por semana tem música rolando. Eu conheci o The Carnabys lá. Não deixa de dar uma olhada nas relíquias que eles tem pelas paredes – desde instrumentos até capas de jornal.

Agenda | Como chegar | 148 Old Park Ln, Mayfair, W1K 1QY

Dublin Castle

Um dos meus queridinhos. Tem open mic na terça (inclusive, se quiser participar…) e de quarta a sábado tem música ao vivo com ingressos na faixa de £ 5 e £ 7. As noites são mais temáticas então tem, por exemplo, uma noite de hard rock, outra de rock blues, outra de folk, etc. Madness começou tocando neste pub, Blur já tocou lá, Amy também e, veja bem, eu também – quando eu tinha uma banda aqui em Londres.

Se quiser ir só pra curtir, na área principal logo na entrada tem uma juke box carregada com muita música boa. A área de música ao vivo fica nos fundos, facinho de achar.

Agenda | Como chegar | 94 Parkway, NW1 7AN

The Hawley Arms

Aiai… Sou suspeito porque este é meu favorito (não só casei lá, mas também todas as edições do Papo de Pub foram gravadas lá também). Mas geralmente às sextas eles tem música ao vivo e sempre de qualidade e, olha só, de graça! Sem contar que a atmosfera é incrível, com decoração que cai como um abraço, pessoas alegres, cada um cuidando da sua vida, e um chão que também tem história pra contar. Amy também já tocou ali – até porque era o pub favorito dela.

O massa é: se tem música no Hawley, pode ir de olho fechado, que com certeza vai ser música boa e uma noite divertida.

Agenda | Como chegar | 2 Castlehaven Rd, Camden Town, NW1 8QU

100 Club

Mais um daqueles lugares históricos e que tu precisa ir se gosta de música ao vivo e está em Londres. Um dos clubes mais procurados da década de 60 e que ainda lança muita banda massa! Ele estava ameaçado de fechar e o Paul McCartney acabou fazendo um show lá pra atrair mais público e chamar atenção pro quão foda é o lugar.

Agenda | Como chegar | Century House, 100 Oxford St, Fitzrovia, W1D 1LL

100 club com músico tocando guitarra no palco
Foto: oxfordstreet.co.uk

Vou fazer um outro post falando sobre shows grandes, onde ver bandas conhecidas, como saber a agenda de shows pra Londres e comprar teu ingresso. Já te inscreve no canal e na minha newsletter pra não perder.

Estas são pra mim as principais opções, pelo menos do que descobri até hoje. Tem alguma que tu conheça e queira me indicar? Contaê!

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *