Principais atrações turísticas de Londres

Dicas e informações de hospedagem em Londres aqui
Indicações de serviços de guias e motoristas de Londres aqui

cabine telefônica vermelha de Londres com parada de ônibus desfocada ao lado

Muita gente não sabe por onde começar a montar o roteiro de viagem pra Londres. Isso é normal, afinal tu não conhece a cidade. Então tenho algumas dicas pra ti! O que eu recomendo é dividir os teus dias da viagem para Londres baseado nas regiões da cidade.

London Pass – vale a pena?

O principal que digo é: separe as atrações turísticas de Londres que tem mais interesse e note a área onde estes pontos turísticos estão no mapa. Abra o Google Maps, pesquise e salve o local no mapa, assim fica bem mais fácil de visualizar. Depois pegue uma região e veja por onde começar e terminar o teu roteiro daquela região. Coloque uma região por dia.

Se tiver muita coisa pra fazer em uma determinada região (isso deve acontecer na região de Trafalgar Square, por exemplo) divida a área em dois dias. Assim, explorando por áreas, vai economizar tempo em deslocamento e dinheiro em transporte público.

Mas claro, recomendo deixar o roteiro leve, fácil de se caminhar e com tempo pra pausa pra um café (ou ainda melhor, uma cerveja), pra uma foto, ou até pra uma descansada mesmo, afinal também é massa ficar sentado olhando o movimento e o ritmo de cada um.

Dicas pra montar o roteiro pra Londres:

  • Comprar os ingressos antecipados pra economizar tempo em fila e já garantir entrada – especialmente em lugares concorridos como o Harry Potter Studio Tour. Muitos lugares também oferecem desconto por comprar com antecedência.
  • Comece a escrever o roteiro pelas atrações com datas e horário mais “restritos”. Por exemplo: Notting Hill só funciona aos sábados (e um pouco às sextas); alguns museus ficam aberto até mais tarde alguns dias; tu só conseguiu ingresso pra atração X no dia tal; etc.
  • Considerar um tempo real em museus. Não coloque uma hora num museu porque isso dá mal e mal pra entender onde estão as coisas.
  • Se tiver que cortar alguma atração, comece pelas que interessam menos. Se você não gosta de arte moderna, talvez possa passar o Tate Modern. Como tua mãe dizia, não é porque todo mundo vai que tu precisa ir.
  • Considere parar em parques para deitar um pouco; em pubs para tomar uma e observar o movimento; em cafés pra ver o ritmo do pessoal. Aproveite estes momentos pra dar uma olhada no roteiro, respirar e viver o presente. =)

Depois de decidir as atrações, considere comprar o London Pass ou London Explorer Pass. Precisa calcular e ver se realmente vale a pena. Para saber como os passes funcionam e se valem a pena clique aqui.

Principais atrações de Londres

=

Torre de Londres – ingresso aqui

História britânica desde 1070. O ideal é passar umas quatro horas dentro dele, mas se não conseguir tudo bem. As joias da coroa estão na Torre de Londres e juntamente com o Palácio Medieval são as partes imperdíveis pra mim. Possui áudio-guia em português (pago).

Palácio de Buckingham – ingresso aqui ou aqui (julho a setembro)

Aberto apenas alguns meses de verão por ano, mas quando estiver aberto é imperdível! O Palácio é a residência oficial da rainha Elizabeth II em Londres. A visita é nas Salas de Estado e há uma exibição diferente por ano. Saiba mais sobre o Palácio aqui. Inclui áudio-guia em português.

Abadia de Westminster – ingresso aqui

Igreja onde as coroações acontecem desde 1300. Também foi onde William & Kate e Elizabeth & Phillip casaram. Na Abadia está o trono da coroação e estão enterradas grandes personalidades como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking. Inclui áudio-guia em português.

Victoria & Albert Museum – grátis

Maior museu do mundo de artes decorativas e design com mais de 2 milhões de objetos. Cheio de objetos de decoração, arquitetura, móveis, adereços, fotografias, esculturas, copos, teatro, etc. Sem contar o interior do prédio que é lindo!

London Eye – apenas ingressoingresso + Madame Tussauds com desconto | ingresso + passeio no Tâmisa com desconto

A famosa roda gigante possui 32 cápsulas e a volta demora cerca de 30 minutos. Eu confesso que não gosto tanto assim da London Eye porque acho caro pra ser apenas uma volta. Mas ao mesmo tempo entendo que é uma coisa de se fazer uma vez na vida. =) As opções acima tem desconto se combinar com o Madame Tussauds ou com passeio de barco no Tâmisa.

British Museum – grátis (passeio com guia parceira – saiba mais)

Um dos melhores museus do mundo, vamos combinar. Ele foca em história da humanidade além de arte e culturas. Desde África até Oceania; ou da Pedra de Roseta às esculturas do Parthenon . Possui áudio-guia em 10 idiomas, incluindo inglês e espanhol. Caso você tenha interesse em um passeio com guia brasileiro dentro do museu a partir de £ 220 me contate.

Harry Potter Studio Tour – ingresso para passeio com transporte aqui e aqui

IMPERDÍVEL para fãs de Harry Potter. Já falei mais dele aqui. Desde itens usados nos filmes até a tecnologia para fazer tudo acontecer. Tem ainda uma maquete de Hogwarts e o Hogwarts Express. Sério, de cair o queixo! Reserve com muita antecedência! Esta opção do link acima é um passeio com transporte incluso saindo de Victoria. Para sair de King’s Cross clique aqui.

Palácio de Westminster, o Parlamentoingresso aqui

Não é muito visitado, mas eu acho incrível! Tu vai entender mais sobre o sistema político do país, entrar nas câmaras onde os debates acontecem e descobrir detalhes e tradições mantidas por séculos. É essencial reservar antes porque tem dias específicos que o passeio acontece. Possui áudio-guia em português. Eu contei como foi minha visita aqui.

Ônibus de turismo – ingresso aqui

Ônibus hop-on hop-off. Perfeito para quem tem pouquíssimo tempo em Londres, tipo 3 ou 4 dias. Uma forma de otimizar o tempo indo de uma atração pra outras com explicações práticas dos guias a bordo. A opção do link acima é minha indicação principal das companhias de ônibus. Se for ficar mais que cinco dias não recomendo muito este ônibus.

Troca da guarda – grátis (tenho um passeio histórico que vê um pedacinho dela – saiba mais)

Eu recomendo programar antes como ir e o passo a passo da cerimônia pra não ficar espremido no meio de um monte de gente sem entender o que tá acontecendo. Saiba mais aqui. No meu passeio da realeza eu te levo pra ver um pedacinho da troca da guarda da cavalaria e do Buckingham de um jeito único e um lugar diferenciado. Saiba mais aqui.

Museum of London – grátis

Foca na história de Londres em si. Antes ainda da invasão dos romanos, até o futuro da cidade. Tem detalhes de diferentes acontecimentos, o Grande Incêndio, o Shakespeare’s Globe, o metrô, Londres durante a guerra, etc. Pra quem é apaixonado por Londres e histórias locais, é demais!

National Gallery – grátis

Museu de arte com mais de duas mil pinturas, incluindo Van Gogh, Rembrandt, Piero della Francesca e Canaletto. Escolha antes o que você tem interesse em ver porque é mais um museu que é gigante e ver tudo num dia só é cansativo.

Churchill War Rooms – ingresso aqui

Não são apenas salas de guerra. Estas salas foram usadas por Churchill e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial. Um lugar secreto, ninguém podia falar nele. Muitas coisas são originais, como mapas, telefones e mesas. Junto dele há um mini-museu sobre a vida e carreira do Maior Britânico de Todos os Tempos, Winston Churchill.

Imperial War Museum – grátis

Exibição de itens históricos de diferentes guerras. Tem até avião da Primeira Guerra Mundial, foguete V1 da Segunda Guerra Mundial, como funciona uma bomba atômica, itens capturados dos nazistas e uma parte muito massa sobre o Holocausto. Se você tiver interesse em um passeio guiado com uma guia brasileira a partir de £ 225, me contate. Saiba mais sobre o museu aqui.

Tower Bridge Exhibition – ingresso aqui

A exibição explica sobre a Londres do século 19, a construção da ponte, a engenharia da época (até pra erguer ela) e pode-se caminhar pela passarela que liga as duas torres. Atração pouco visitada mas imperdível em Londres!

Palácio de Kensington ingresso aqui

Rainha Victoria tem uma relação forte com o Palácio de Kensington porque ela nasceu, foi batizada e criada no Palácio. Hoje tem muitas peças da rainha Victoria e do príncipe Albert. As salas de George I são lindas; e se você já assistiu o filme A Favorita, foi aqui que a rainha Anne morou. A gente termina o meu passeio da realeza britânica no Palácio de Kensington.

Tate Modern – grátis

Um dos maiores museus de arte moderna do mundo, com vista ótima pro Tâmisa. A coleção inclui Turner, Picasso e aquele quadro famoso da Marilyn Monroe (Marilyn Diptych, 1962) de Andy Warhol. Pra quem gosta de arte moderna com certeza é visita obrigatória. Além de quadros, tem esculturas e peças que convidam pra uma reflexão profunda e são sensacionais.

The Shard – ingresso com 20% off comparado a comprar no dia, e sem pegar fila

O prédio mais alto de Londres (e da Europa ocidental!). Acesso aos três últimos andares, mais o espaço a céu aberto no 72º andar.

HMS Belfast – ingresso aqui

Navio usado na Segunda Guerra Mundial, hoje permanentemente atracado no Tâmisa. Este é um dos três museus de guerra de Londres. Ele foi usado inclusive no Dia D, na Normandia.

London Transport Museum – ingresso aqui

Conta a história do transporte de Londres de uma forma muito interativa. Você vê como eram os primeiros ônibus, como é dirigir um ônibus e como é pilotar um trem do metrô. Além disso tem muita história, como por exemplo quando as estações de metrô eram usadas como abrigos durante a Segunda Guerra Mundial.

Hampton Court – ingresso aqui

Palácio usado desde o reinado de Henrique VIII, a construção começou em 1515. Há até a chance de “ver” Henrique VIII pelo Palácio. Os luxuosos Salões de Estado são uma parte imperdível da visita, assim como, na minha opinião, as cozinhas. No link acima a data é aberta, podendo usar quando quiser.

Catedral de St. Paul – ingresso aqui

Obra de 1710. Além da arquitetura ser linda, a história da Catedral já ultrapassa os 300 anos (isso só do prédio atual!) e é possível ver os túmulos na cripta. Não deixe também de subir no topo da cúpula, a vista de lá é incrível.

National Portrait Gallery – grátis

Pinturas de retratos com muita história envolvida. Esta galeria conta a história britânica através de retratos, então começa com diferentes reis e dinastias, começam a aparecer personalidades da corte, chega em intrigas e tem alguns desenhos, pinturas e fotos mais recentes também. Eu acho ela muito dinâmica por misturar a arte e a história.

Natural History Museum – grátis

Curioso sobre o quão diversificada é a vida na terra? O Natural History Museum te leva pra explorar diferentes períodos, lugares e espécies. O que mais agrada é a parte dos dinossauros, claro, mas a “ossada” da baleia azul é de deixar qualquer um de boca aberta (as crianças então, nem se fala).

Science Museum – grátis

Os futuros cientistas estão por todos os lados. As crianças adoram este museu por ser muito interativo e inspirador. Mas não deixa de ter muita história, claro. Tem por exemplo, um foguete de 1971, e uma placa de “conserta-se celular” do começo dos anos 2000.

Royal Mews – ingresso

Se na época que você vier pra Londres o Palácio de Buckingham não estiver aberto à visitação, recomendo muito visitar o Royal Mews. Eles possuem as carruagens reais e dá pra ter um pouco de ideia de como é a vida “na corte” atual. Veja também os estábulos onde os cavalos vivem e são (muito bem) cuidados. Mesmo que você consiga visitar o Palácio, recomendo ir no Royal Mews. Possui áudio-guia em português.

Tours em estádios de futebol

Inglaterra é tão apaixonada por futebol quanto o Brasil. Já falei neste post que eles são fanáticos e viver uma experiência de um jogo é demais. Mas se não puder assistir a um jogo, recomendo fazer um tour num dos principais estádios: ArsenalChelsea | Wembley

Madame Tussauds – ingresso aqui

OK, confesso que não sou fã de museu de cera. Mas entendo que muita gente quer visitar, então digo: se for pra visitar, que seja o de Londres, que é o primeiro Madame Tussauds do mundo. Caso você também queira ir na London Eye, veja esta opção de ingresso.

London Zoo – ingresso aqui

São 750 espécies e mais de 17.000 animais. A parte dos tigres é a mais bacana porque eles tem muito espaço (2500 metros quadrados) com árvores pra subir e até uma piscina pra nadar. Especialmente interessante para crianças (mas não apenas pra elas).


OUTRAS CIDADES DO REINO UNIDO

Se você busca um passeio fora de Londres com motorista privativo, me envie um e-mail com seu destino de interesse, número de pessoas e data para vip@guriinlondon.com.

Castelo de Windsor – ingresso aqui

O castelo é usado como residência oficial da rainha e da família real. Ela fica até mais tempo em Windsor do que no Buckingham. Também foi usado, claro, por outros reis e rainhas e a coleção exposta é fantástica, tanto de itens quanto de pinturas. Também foi na capela de São Jorge, dentro do complexo do castelo, onde Harry e Meghan casaram em 2018. O link acima é para a compra de ingresso, teria então que ir por conta. Saiba mais sobre Windsor aqui.

Palácio de Holyroodhouse – ingresso aqui
Castelo de Edimburgo – ingresso aqui

Passeios em grupo realizados por terceiros:

Castelo de Windsor, Stonehenge e Bath (possui opção em português)

O passeio dura um dia inteiro (12 horas da saída ao retorno) e visita as três atrações. Já inclui ingresso para o Castelo de Windsor, para Stonehenge e para as termas romanas de Bath, além de transporte e guia. É tudo feito num dia só, então se quer explorar as coisas com mais calma dê uma olhada no link acima em opções referentes a apenas uma das atrações pra não ser tão corrido ou esta daqui (apenas em inglês).

Tour Oxford com estúdio de Harry Potter

Passe por Oxford pra saber mais sobre a cidade e a relação com as gravações de Harry Potter (e muito mais!); e depois explore o Warner Bros Studio Tour.

Cotswolds

A região de Cotswolds é linda e merece ser visitada! Esta excursão é rápida mas dá pra conhecer os pequenos vilarejos e fazer lindas fotos. Tem opções de passeios que combinam Cotswolds com outras cidades, mas eu recomendo dedicar um dia só pra região.

Stonehenge

Excursão de meio dia incluindo ingresso para Stonehenge. Ideal se você quer explorar o local com mais calma.

Penhascos de Dover

A excursão dura cerca de 11 horas e visita os penhascos de Dover e a cidade de Canterbury. Este passeio inclui muito tempo apreciando paisagens de dentro do ônibus.

Tour de Downton Abbey

Fãs da série vão adorar este passeio. Inclui ingresso ao Highclere Castle (onde foi gravado Downton Abbey) e almoço!

Tem interesse em algum outro passeio fora de Londres? Pesquise aqui.
Guia privativo em passeio pra fora de Londres? Me contate pelo vip@guriinlondon.com

Claro que Londres não se resume a isso. Tem ainda vários parques (como St James’s, Hyde Park e Greenwich), mercados (como Borough Market, Camden Market e Notting Hill), cafés, restaurantes, pubs e bancos pra sentar e ficar vendo a vida passar.

Não encontrou alguma atração aqui? Busque no GetYourGuide e na loja do VisitBritain.

Quer dicas pra montar teu roteiro, ou tem muitas dúvidas? Clique aqui.

 

* Esta página possui links para site de afiliados. Confio neles mas não me responsabilizo pelas reservas.