Se tu está planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: o Oyster card vai ser teu melhor amigo. Afinal ele é que vai fazer tu pagar pouco e se deslocar à vontade pelo transporte de Londres. E eu também, neste post! 🙂

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

Não tem como não gostar do Oyster. Gostar do transporte de Londres é praticamente sinônimo de gostar do Oyster. Ele é um cartão inteligente que sabe direitinho o quanto cobrar de ti, e comprando ele do jeito certo tu vai economizar dinheiro em Londres com certeza!

Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.
£ 25 de crédito no primeiro uso do Airbnb.

COMO COMPRAR

Nas máquinas de qualquer estação de metrô – seja no centro ou no Heathrow. Pode comprar um ticket de papel que vale pra um trecho específico ou pra um dia todo, mas a não ser que fique só um dia a vantagem é mesmo o Oyster (e olhe lá, depende do caso até quando é só um dia o Oyster é vantagem). Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.

Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.

Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação…

ONDE O OYSTER É ACEITO?

No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel. Depois clica aqui pra ver o mapa e pesquisar pelo nome dela.

entrada do metrô de Piccadilly Circus com prédios da regent street ao fundo

QUANTO VOU PAGAR COM O OYSTER?

Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).

Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 5 de caução. Estas £ 5 são devolvidas no momento de ir embora, basta cancelar o cartão. Não é pelo cartão em si, que é gratuito, mas de caução – já vou explicar mais.

Pra começar, descubra qual zona do metrô está o seu hotel:

Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres (ingressos aqui), você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.

Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Agora busque por ela nesta lista e veja qual a zona que ela está (a quarta coluna é o número da zona). Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui. Se preferir ver as estações e zonas no mapa, clique aqui.

Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:

7 day Travelcard

Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira – inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.

O preço pra uma semana pra 2020 é:
Zonas 1 e 2: £ 36.10
Zonas 1 a 3: £ 42.40
Zonas 1 a 4: £ 51.90
Zonas 1 a 5: £ 61.70
Zonas 1 a 6: £ 66

ônibus de dois andares de Londres decorado com poppies, as papoulas em ruas da city of londonPay As You Go

Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.

Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar. Os limites do Oyster Pay As You Go pra 2020 são:

Zonas 1 e 2: £ 7.20 por dia
Zonas 1 a 3: £ 8.50 por dia
Zonas 1 a 4: £ 10.40 por dia
Zonas 1 a 5: £ 12.30 por dia
Zonas 1 a 6: £ 13.20 por dia
Zonas 1 a 9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £ 18.80 por dia

Ou seja, pode usar sem parar que dentro do mesmo dia ele vai cobrar apenas £ 7 (zonas 1 e 2). Os dias começam a contar às 4h da manhã.

Depois de uma viagem vai ter pago £ 2.40. No mesmo dia fez outro trecho e agora já descontou £ 4.80 no total. Quando fizer a terceira viagem ele vai cobrar apenas £ 2.20, pra assim chegar nos £ 7. A quarta viagem vai ser de graça e as demais dentro do mesmo dia também. No dia seguinte a contagem começa novamente.

Estes cálculos são feitos de forma automática pelo cartão. Não precisa se preocupar em informar antes quantos dias vai usar. Basta carregar com o valor desejado. Pode até carregar com £ 10 e depois carregar mais, não precisa colocar tudo de uma vez só. Se carregar a mais e sobrar dinheiro já explico o que fazer.

Confira os preços no site oficial aqui.

Mas eu vou ficar 10 dias!

Sem problemas meu caro, o oyster te permite combinar as duas opções. Ou seja, ao comprar faça o seguinte:
– 7 day travelcard: £ 36.10
– Top-up (recarga) de £ 25 (3 dias x £ 7.20 por dia = £ 21.60) – pode ir recarregando aos poucos, conforme for utilizando

E se eu pegar o transporte pra ir do Heathrow pro meu hotel?

Sem problema algum também! Só vai ter que considerar que ele vai te cobrar por estar andando fora das zonas contratadas (afinal o Heathrow é zona 6).

Se estiver usando o Travelcard também faça uma recarga (top-up, em inglês) de £ 5. Como saiu do pacote contratado (zonas 1 e 2) ele vai cobrar uma tarifa complementar que vai ficar em volta de £ 3.

Se estiver usando no modo Pay As You Go, neste dia o limite diário vai ser das zonas 1-6, que é de £ 13.20. No dia seguinte ele vai cobrar o diário apenas das zonas por onde trafegar, ou seja, se ficar só na região central, ele vai cobrar no máximo £ 7.20 naquele mesmo dia.

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que é vantagem carregar no meu Oyster card?

Simples:

Usando transporte de 1 a 5 dias: pay as you go (calcule £ 7.20 por dia de uso)
Usando transporte de 6 a 7 dias: 7 day travelcard
Usando transporte de 7 a 12 dias: 7 day travelcard + crédito pros demais dias (calcule £ 7.20 por dia de uso a partir do 8º dia)

Pra ajudar no cálculo:
– Trecho entre as zonas 1 e 2: £ 2.40 (consulte trechos específicos aqui)
– Trecho nas zonas 1 até a 6 (vindo ou indo pro Heathrow, por exemplo): £ 5.10 (ou £ 3.10 se for fora da hora do rush)
Isso é útil caso planeje fazer apenas a viagem do hotel ao aeroporto ou vice-versa dentro do mesmo dia.

CRIANÇAS

De 0 a 10 anos é grátis.
De 11 a 15 anos: compre um Oyster normal e carregue como se fosse usar o Pay As You Go. Chame um funcionário e avise ele que a criança tem 14 anos ou menos. Ele vai configurar o Oyster e ele vai passar a cobrar apenas 50% da tarifa do transporte público.

COMO USAR

– Sempre aproxime o Oyster da bolinha amarela que estará do seu lado direito.
– Sempre aproxime o Oyster na entrada e na saída – só assim ele vai saber o trecho que fez e se está dentro da zona contratada ou se tem que te cobrar a mais. Se esquecer de aproximar no momento da saída ele vai te cobrar como se tivesse ido até a zona mais distante da cidade naquele trecho.
– No ônibus aproxime o Oyster do dispositivo apenas na entrada (a tarifa é a mesma independente da zona).

símbolo do metrô de londres com o big ben ao fundo iluminado, à noite

REEMBOLSO

Lembra daquele caução que te falei lá em cima? Pois tu pode receber ele de volta 48 horas depois de efetuada a compra do cartão. Se ficar só um dia na cidade não vai conseguir receber, mas se ficar dois ou mais já consegue fazer isso em qualquer estação mesmo.

Pra isso, vá até uma máquina que diga “refund” em cima dela e aproxime o Oyster da bolinha amarela de novo. Na tela deve aparecer o saldo e do lado direito “Pay as you go refund”. Clicando ali vai aparecer o cálculo de saldo disponível + caução.

Se o saldo for maior que £ 10 não vai ser possível fazer na máquina e apenas por correio. Envie o cartão e uma carta com informações de por que está devolvendo o Oyster (!) para:
TfL Customer Services
14 Pier Walk 4th Floor London SE10 0ES England
Eles vão enviar um cheque em Libras (£ – GBP)


Pra terminar, mais uma simulação:

Chegando por King’s Cross de Paris e não usando mais metrô no mesmo dia (apenas o King’s Cross/Hotel) + 10 dias em Londres + o dia de ir embora via Heathrow (apenas o Hotel/Heathrow neste dia):
– 7 dias: 7 day travelcard £ 36.10
– 3 dias: Pay As You Go £ 21.60
– Chegada (King’s Cross/Hotel): £ 2.40
– Saída (Hotel/Heathrow): £ 5.10

Neste exemplo seria £ 36.10 do travelcard + £ 29.10 de extras dos outros três itens. Então a compra seria:

  • Oystercard com 7 day travelcard zones 1-2: £ 36.10
  • Top-up (recarga) de £ 30 (pra dar conta dos £ 29.10 extras)
  • £ 5 de caução
  • TOTAL: £ 71.10

Neste caso, no final da viagem sobraria £ 0.90 do Pay As You Go (só usou £ 29.10) + £ 5 do caução = £ 5.90.  Ou seja, o custo final seria de £ 65.20.

É isso aí, espero que tudo tenha ficado claro e tenha aprendido a usar o teu Oyster da melhor maneira, e assim o transporte de Londres não seja tão caro! 🙂 Faz o seguinte, dá uma olhada nos links abaixo pra mais dicas:

Mais sobre o assunto:
“Regras” do metrô
 Night tube – o metrô noturno de Londres
Como planejar tua viagem pra Londres

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

125 comentários! Deixa mais um?

  1. Oi Rafa,

    Eu moro na Alemanha e sempre vou a londres visitar a minha irmã. Sempre compro o Oyster Card. Eu fui em dezembro e vi que a minha irmã passa no metrô com o celular e vim aqui no seu Blog dar uma pesquisada.
    Só tenho uma dúvida.
    Eu fico SEMPRE 4 dias e uso o metrô da linha 1 a 3 . Vc acha que é melhor eu não carregar mais o meu Oyster e usar o Pay us to Go? Existe um app do Pay us to Go?
    Beijos,
    Milena

    • Oi Milena!
      Sim, pode usar Google Pay ou Apple Pay na mesma modalidade de Pay As You Go do Oyster card. Ou seja, se ficar 4 dias a vantagem é mesmo pay as you go, tanto no Oyster quanto no celular. O preço é o mesmo independente da forma de como usar. O Google/Apple Pay é bom pela conveniência, não precisar carregar ou pedir reembolso de £ 5 do cartão, por isso eu prefiro ele neste caso.
      Valeu!

  2. oi rafa. Obrigado por suas dicas.

    como recomenda ir do aeroporto gatwick para o centro de londres?

  3. Olá, Rafa! Primeiramente, obrigada pelas dicas! São muito boas e estão me ajudando.

    Gostaria de certificar se fiz os meus cálculos da forma correta. Poderia me ajudar?

    Ficarei 3 dias inteiros em Londres. Nos 2 primeiros dias, já me certifiquei que todos os lugares que visitarei se encontram nas zonas 1 e 2. No terceiro dia irei até a Warner fazer o tour do Harry Potter. Para ir até a Warner (e voltar), farei os seguintes percursos: South Hampstead (Zona 1) x Euston Station (Zona 1); Euston x Watford Junction. Está correto se eu carregar o Oyster Card da forma abaixo?

    Zonas 1 e 2: £7.20 por dia x 2 dias = £14,40
    Zonas 1 a 9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £18.80 por dia x 1 dia = £18.80

    £14,40 + £ 18,80 = £33,20 = carregar Oyster Card com £35,00 (múltiplo de 5)

    • Oi Hillary!
      Deu pra ver que leu o post bem direitinho.
      Parece ser isso mesmo. Mas lembra: fica tranquila. Se carregar menos pode sempre recarregar; se carregar muito, pode receber de volta depois.
      Valeu!

      • Obrigada! Só mais uma dúvida… Eu consigo comprar o Oyster Card no Aeroporto Stansted? Se sim, você saberia me dizer o local? Não consegui encontrar essa informação na internet.

          • Ola Rafa me chama Ricardo
            vou chegar ai em Londres (Heathrow) no domingo agora…vou para watford…entao eu e minha esposa mais 3 filhas menores de 10 anos..pelo oque eu entendi vou recarregar £18,80 mais £5 de causão total £23,80 por pessoa?

          • Oi Ricardo!
            Sim, só tu e tua esposa no caso, as crianças não pagam.
            Não sei quanto tempo vão ficar, mas imagino que não vão usar metrô todo dia, certo?
            Pode colocar £ 20 por pessoa de crédito (mais £ 5 de caução) e depois carregar mais se precisar.

  4. Rafa, olá! Adoro seus vídeos, suas explicações são ótimas e muito práticas. Tenho duas dúvidas:
    1. Para ir de metrô na zona 1 (Tottenham Court Road) até a estação de trem Watford Junction (Harry Potter Studio), pega-se o metrô e o trem. Neste trajeto temos que encostar o oyster, na modalidade pay as you go, na bolinha amarela 2 ou 4 vezes? Sendo que 2 vezes: em Tottenham e em Watford Junction; ou 4 vezes: em Tottenham, em Euston metrô, em Euston trem e em Watford Junction.
    2. Crianças de 5 até 10 anos andam de graça no metrô, independente do número de adultos acompanhantes? Pois irei viajar sozinha com duas filhas nesta faixa etária e queria saber se as duas podem usar o metrô gratuitamente comigo, ou se a regra é de 1 criança grátis para cada adulto pagante.

  5. Olá Rafa. Iremos a Londres em janeiro, e estava olhando a composição das viagens que faremos no dia em que chegarmos. Chegaremos pelo Gatwick (z5) e nosso hotel está em West Hampstead (z2). Somente essa viagem, pelo site da Thameslink custa 15.90. O teto diário do Oyster Card no modo Pay As you Go tem o teto máximo de 12.00 por dia. Não entendi essa diferença de preço. No mesmo dia, iremos para o London Designer Outlet, também z. 5. É possível pagar o teto diário de 12 pounds do Oyster Card para as zonas 1-5 e usá-lo para ir do aeroporto para o hotel, e do hotel para Wembley, ou terei que pagar algum valor a mais?

    Obrigado desde já, e parabéns pelo site. Te acompanhamos por todos os meios sociais: FB, Insta, e várias dicas do YouTube. Parabéns. Você é fera!

    • Oi Paulo!
      O valor do ticket com Oyster card é diferente do ticket de papel, em qualquer trecho, inclusive de metrô.
      O teto vai ser aquele estipulado entre zonas 1-6 mesmo.
      Valeu!

  6. Muito obrigado. Melhor dica, mais completo e detalhado possível. Você merece um 10.
    Agradecido

  7. Rafa tdb? Ainda estou perdida em relacao ao Oyster.Estarei em Londres com minha filha de 15 anos de 1 a 3/1/20 e depois volto a Londres 11/1 e fico ate 14/1 mas sozinha…qual melhor cartao no meu caso? Agradeco a ajuda!!! Abracos e parabens pelo trabalho!!!

    • Olá! O melhor no teu caso é o Pay as You Go. Recomendo ler o post e ver o vídeo com calma porque tá tudo bem explicadinho aqui. 😉 Valeu!

  8. Oi Rafa,
    Usei muito suas dicas mas preciso de sua ajuda….
    Cheguei em Londres no domingo pelo aeroporto LCY e comprei o Oyster card e carreguei como vc ensinou (travelcard 7 dias e um valor a mais pra sair do aeroporto), só que não havia barreiras pra entrar no trem e eu não “passei” o cartão antes de entrar no metrô. Quando eu saí (na Kings cross) eu passei normal. No histórico do cartão aparece que não registrei… o que eu faço???? Vou ter que pagar multa de 80 libras? Vou poder carregar com um novo travelcard? (Pois vou ficar mais 7 dias) Ou minha recarga vai pra pagar a multa? Vou poder receber o calção de volta? HELPPPPPP

    • Opa tudo bem? Não tem que pagar multa não. Ele só te cobrou a tarifa máxima do dia por não saber de onde saiu. Fala com um funcionário numa estação que eles tentam corrigir pra ti, colocando onde foi que tu entrou.
      Fica calma… hahahah A multa seria só se te pegassem na hora, no trem.
      Valeu!

  9. Fala Rafa, primeiramente parabéns pelo site e obrigado pelo vídeo. Assisti o vídeo do Oyster Card e me ajudou muito.

    Pretendo me hospedar próximo à estação Willesden Green, que fica nas Zonas 2 e 3. O Oyster zonas 1 e 2 vai me atender? Como funciona isso, porque duas zonas pra mesma estação? Abraços.

  10. Oi Rafa. Vamos pr Londres e chegamos por Gatwick. Pretendemos comprar o Oyster com travelcard. O q devemos fazer pr ir de Gatwick pr o hotel q é proximo a London eye? Vimos q a melhor opção é o trem direto. Posso pagar com o Oyester? Preciso por creditos?

    • Olá Sonia!
      Pra ir do gatwick ao hotel o Oyster não é válido, então precisam comprar um ticket individual para o trecho.
      Valeu!

  11. Olá Rafael! Parabéns pela prestatividade, seus vídeos e blog são de muita ajuda! Vou para Londres em setembro e ficarei hospedada em Ilford (zona 4). Para chegar ao hotel, já vi que vou precisar de utilizar metro + national rail. Como funciona a cobrança para o rail? É à parte do metrô ou é como se fosse uma simples baldeação?

    Obrigada e parabéns! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com