Se tu está planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: prepare-se pra usar o transporte público. Pode ser que o Oyster seja vantagem pra ti, ou pode ser que um cartão por aproximação seja mais conveniente. Neste post te explico tudo.

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

NUNCA, JAMAIS compre um ticket avulso de papel no metrô.

O Oyster é um cartão inteligente que sabe direitinho o quanto cobrar de ti, e comprando ele do jeito certo tu vai economizar dinheiro em Londres com certeza! Se tu tiver um cartão por aproximação, pode usar ele como se fosse o Oyster Pay As You Go (detalhes do Pay As You Go abaixo). Eu indico fazer um cartão da Wise pra pagar só 1.1% de IOF e um câmbio mais barato. IMPORTANTE: Não precisa cadastrar o cartão por aproximação em lugar nenhum. É só chegar na catraca e aproximar ele. Simples assim.

O Oyster não devolve mais as £ 5 de caução. Agora ele custa £ 5. Então se for usar até 6 dias completos eu indico usar um cartão por aproximação (cada pessoa precisa de um, igual ao Oyster).

Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.
£ 15 de crédito no primeiro uso do Airbnb.

COMO COMPRAR

Nas máquinas de qualquer estação de metrô – seja no centro ou no Heathrow. Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.

Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.

Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação…

ONDE O OYSTER É ACEITO?

No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel. Depois clica aqui pra ver o mapa e pesquisar pelo nome dela.

entrada do metrô de Piccadilly Circus com prédios da regent street ao fundo

QUANTO VOU PAGAR COM O OYSTER?

Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).

Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 5. Este valor não é mais devolvido e é perdido – é o custo do cartão.

Pra começar, descubra qual zona do metrô está o seu hotel:

Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres (ingressos aqui), você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.

Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Agora busque por ela nesta lista e veja qual a zona que ela está (a quarta coluna é o número da zona). Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui. Se preferir ver as estações e zonas no mapa, clique aqui.

Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:

7 day Travelcard

Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira – inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.

O preço pra uma semana pra 2022 é:
Zonas 1 e 2: £ 38.40
Zonas 1 a 3: £ 45.20
Zonas 1 a 4: £ 55.20
Zonas 1 a 5: £ 65.70
Zonas 1 a 6: £ 70.30

ônibus de dois andares de Londres decorado com poppies, as papoulas em ruas da city of london

Pay As You Go

Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.

Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) pode usar ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!

Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar. Os limites do Oyster Pay As You Go pra 2022 são:

Zonas 1 e 2: £ 7.70 por dia
Zonas 1 a 3: £ 9.00 por dia
Zonas 1 a 4: £ 11.00 por dia
Zonas 1 a 5: £ 13.10 por dia
Zonas 1 a 6: £ 14.10 por dia
Zonas 1 a 9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £ 20.00 por dia

Ou seja, pode usar sem parar que dentro do mesmo dia ele vai cobrar apenas £ 7.70 (zonas 1 e 2). Os dias começam a contar às 4h da manhã.

Depois de uma viagem vai ter pago £ 2.50. No mesmo dia fez outro trecho e agora já descontou £ 5 no total. Depois do terceiro trecho vai ser £ 7.50 no total. Mas quando fizer um quarto trecho (nas zonas 1 e 2) o quarto trecho vai cobrar £ 0.20 e bater no teto de £ 7.70. E quando faz um quinto trecho já não cobra nada e começa a viajar de graça dentro do mesmo dia. No dia seguinte a contagem começa novamente.

Estes cálculos são feitos de forma automática pelo cartão. Não precisa se preocupar em informar antes quantos dias vai usar. Basta carregar com o valor desejado. Pode até carregar com £ 10 e depois carregar mais, não precisa colocar tudo de uma vez só. Se carregar a mais e sobrar dinheiro já explico o que fazer.

Confira os preços no site oficial aqui.

Mas eu vou ficar 10 dias!

Sem problemas meu caro, o oyster te permite combinar as duas opções. Ou seja, ao comprar faça o seguinte:
– 7 day travelcard: £ 38.40
– Top-up (recarga) de £ 25 (3 dias x £ 7.70 por dia = £ 23.10) – pode ir recarregando aos poucos, conforme for utilizando

E se eu pegar o transporte pra ir do Heathrow pro meu hotel?

Sem problema algum também! Só vai ter que considerar que ele vai te cobrar por estar andando fora das zonas contratadas (afinal o Heathrow é zona 6).

Se estiver usando o Travelcard também faça uma recarga (top-up, em inglês) de £ 5. Como saiu do pacote contratado (zonas 1 e 2) ele vai cobrar uma tarifa complementar que vai ficar em volta de £ 3.

Se estiver usando no modo Pay As You Go, neste dia o limite diário vai ser das zonas 1-6, que é de £ 14.10. No dia seguinte ele vai cobrar o diário apenas das zonas por onde trafegar, ou seja, se ficar só na região central, ele vai cobrar no máximo £ 7.70 naquele mesmo dia.

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que é vantagem carregar no meu Oyster card?

Simples:

Usando transporte de 1 a 5 dias: pay as you go (calcule £ 7.70 por dia de uso), preferencialmente um cartão por aproximação.
Usando transporte de 6 a 7 dias: 7 day travelcard
Usando transporte de 7 a 12 dias: 7 day travelcard + crédito pros demais dias (calcule £ 7.70 por dia de uso a partir do 8º dia)

Pra ajudar no cálculo:
– Trecho entre as zonas 1 e 2: £ 2.50 (consulte trechos específicos aqui)
– Trecho nas zonas 1 até a 6 (vindo ou indo pro Heathrow, por exemplo): £ 5.50 (ou £ 3.50 se for fora da hora do rush)
Isso é útil caso planeje fazer apenas a viagem do hotel ao aeroporto ou vice-versa dentro do mesmo dia.

CRIANÇAS

De 0 a 10 anos é grátis.
De 11 a 15 anos: compre um Oyster normal e carregue como se fosse usar o Pay As You Go. Chame um funcionário e avise ele que a criança tem 14 anos ou menos. Ele vai configurar o Oyster e ele vai passar a cobrar apenas 50% da tarifa do transporte público.

COMO USAR

– Sempre aproxime o Oyster da bolinha amarela que estará do seu lado direito.
– Sempre aproxime o Oyster na entrada e na saída – só assim ele vai saber o trecho que fez e se está dentro da zona contratada ou se tem que te cobrar a mais. Se esquecer de aproximar no momento da saída ele vai te cobrar como se tivesse ido até a zona mais distante da cidade naquele trecho.
– No ônibus aproxime o Oyster do dispositivo apenas na entrada (a tarifa é a mesma independente da zona).

símbolo do metrô de londres com o big ben ao fundo iluminado, à noite

E se sobrar dinheiro?

Evite deixar um saldo com mais de £ 10 no teu Oyster. Se sobrar mais, o procedimento pra resgatar o valor é diferente e mais burocrático. Sobrando até £ 10 basta ir nas máquina do metrô que diz “refund” e “notes given” em cima delas. Ali aproxime o Oyster e selecione à direita da tela a opção “Pay As You Go Refund”. Ele vai mostrar o saldo e devolver o dinheiro. O Oyster é teu de presente. 😉

Pra terminar, mais uma simulação:

Chegando por King’s Cross de Paris e não usando mais metrô no mesmo dia (apenas o King’s Cross/Hotel) + 10 dias em Londres + o dia de ir embora via Heathrow (apenas o Hotel/Heathrow neste dia):
– 7 dias: 7 day travelcard £ 38.40
– 3 dias: Pay As You Go £ 23.10
– Chegada (King’s Cross/Hotel): £ 2.50
– Saída (Hotel/Heathrow): £ 5.50

Neste exemplo seria £ 38.40 do travelcard + £ 31.10 de extras dos outros três itens. Então a compra seria:

  • Oystercard com 7 day travelcard zones 1-2: £ 38.40
  • Top-up (recarga) de £ 30 (pra dar conta dos £ 31.10 extras, mas talvez depois tenha que carregar com mais £ 5)
  • £ 5 do custo do cartão
  • TOTAL: £ 73.40

É isso aí, espero que tudo tenha ficado claro e tenha aprendido a usar o teu Oyster da melhor maneira, e assim o transporte de Londres não seja tão caro! 🙂 Faz o seguinte, dá uma olhada nos links abaixo pra mais dicas:

Mais sobre o assunto:
“Regras” do metrô
 Night tube – o metrô noturno de Londres
Como planejar tua viagem pra Londres

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

158 comentários! Deixa mais um?

  1. Oi, Rafa! Suas dicas e seu canal são ótimos! Parabéns! Só pra ver se eu entendi certo: mesmo o Wise por aproximação tem esse limite de valor diário máximo de transporte de 7,70 nas zonas 1 e 2, correto? Ou seja, ele sai mais barato q o Oyster no sistema Pay as you go já q não pagaremos as 5 libras dele, né?!

  2. Olá! Vou passar 5 dias em Londres, faremos uma visita básica, ao pontos mais conhecidos, tenho cartão Wize. Fica mais barato eu usar o wise e esquecer as outras formas de pagamento? Grato.

  3. Nossa, deixa ver se eu entendi! RS
    Dia 1: Vou chegar pelo Heathrow e meu Hotel fica na King Cross – (ZONA 1 e 6). 14,10
    Dia 2 e 3: Atrações de Londres – (Zona 1 e 2). 7,70
    Dia 4: Harry Potter – 20,00

    Isso? 41,80 de crédito no Oystercard Pay As You Go

      • verdade!!! rsrs…
        Se puder me responder mais uma pergunta, ….
        Posso usar cartão de crédito de aproximação ou APENAS de débito?
        Caso o de crédito seja aceito tb, pagaria APENAS o IOF a mais, correto?

        • Pode ser o de crédito sim. Se for de um banco brasileiro sim, tem o IOF de 6.38%. O mesmo é válido pro de débito (com exceção do Wise, que por não ser banco brasileiro tem 1.1% de IOF).

  4. Oi Rafa! Obrigada pelas infos.
    Irei pra Londres em dezembro e chego em uma quinta feira para ficar 7 dias. Só usarei zonas 1 e 2, exceto na chegada que precisarei ir de Heathrow para o centro (na volta irei de Uber). É mais vantagem eu pegar o Oyster Travelcard de 7 dias + recarga de £5 para a viagem do aeroporto ao centro? E isso mesmo?
    Fazendo tudo com wise sairia mais caro?

  5. Eu e minha esposa podemos usar apenas UM cartão wise para nós dois pagarmos duas passagens de ida e duas de volta no metro, onibus.. etc ?

    neste caso 2 passagens de ida 2×2,50 = 5 + volta 2×2,50 = £ 10,00.

    Ou o cartão wise neste caso precisa ser igual o Oyster Card, unitário ?

  6. Olá Rafa, muito legal seu trabalho. Parabéns.

    Estou com uma dúvida sobre usar meu cartão de aproximação como você diz aqui. “Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) pode usar ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!”

    Tenho um cartão do Banco do Brasil e outro do Standard Bank (uk) Como faço para usa-los, não consegui ver o procedimento? É no site do Oyster na hora que estiver contratando o serviço?

    Cordialmente,

    • Oi Carlos. É só usar o cartão direto na catraca. Não precisa cadastrar ou fazer nada além de simplesmente usar. 🙂

      • Então poderei usar um cartão por aproximação na catacra mesmo que seja numa estação mais longe? (pensando no percurso para chegar até o estúdio do Harry Potter)… é só usar o cartão? Mesmo mesmo? Porque eu tenho cartão na Nomad e tem aproximação… acho que seria bem interessante isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com