Turismo em Londres

Tempo em Londres

“Guri do céu, como vai estar o tempo em Londres na época da minha viagem?”. Depois de ouvir esta pergunta tantas vezes resolvi fazer o que sempre faço pra ti: trazer a forma de como descobrir a resposta pra esta pergunta. Sim, a equipe Guri não é tão grande como tu imagina, então fazer uma resenha sobre a época da viagem de cada pessoa fica complicado. Mas aqui está a resposta pra ti!

Já falei um pouquinho sobre o tempo em Londres nos posts do que fazer na cidade em cada estação. Se tu não viu eles, tem do verão, outono, inverno e primavera.

Também é importante falar de um dos mitos de Londres (que também já falei aqui – explora melhor o site cabeça!) que é que chove muito na cidade. Pode até chover com frequência (o que também não acho tanto assim) mas o volume é pouco. Então pode ser que o guarda-chuva sem dispensável. Mas se quiser trazer aqueles pequenos, de mochila, te recomendo. Comprar guarda-chuva em Londres é surpreendentemente caro.

Outra coisa importante de lembrar: o tempo de Londres é imprevisível (de qualquer lugar, convenhamos). Então use estas informações como base, mas lembre-se que é uma média sempre.

O que gosto muito do clima de Londres é que a temperatura não varia muito durante o dia de modo geral. Pode ser que um dia de inverno fique entre 3º e 8º por exemplo, e de verão entre 22º e 28º. Uma beleza né?

Preparação

Pra ter uma ideia bem mais precisa adicione Londres no teu aplicativo de previsão do tempo, ou olha no Google mesmo. Assim tu consegue saber direitinho como está o tempo em Londres. pode considerar uns 2/3 graus a mais na sensação – acho que por ser um pouco mais seco. Ótimo né? Quer saber o que as pessoas estão usando? Mostro muito do dia a dia da cidade no meu Stories no Instagram, então me segue lá! E tem também a câmera da Abbey Road pra ver a cidade ao vivo.

Horário de verão

Sim, nosso querido e amado horário de verão deixa os dias mais longos e “aprovetáveis” em Londres. Imagina só, no início do verão, no fim de junho, chega a anoitecer por volta de 21h30. No inverno, sem horário de verão e no dia do solstício de inverno chega a anoitecer 15h40. Dá uma olhada no horário aproximado do pôr do sol no dia da tua viagem aqui – considere o horário da segunda coluna.

Mas viu… Isso também não vai estragar tua viagem, te garanto.

Vamos falar sobre o tempo de Londres?

Maio e setembro

O que respondo quando alguém me pergunta qual a melhor época pra visitar Londres.

Temperatura: média de 14 a 21 graus, bem agradável.

Roupas: um casaco leve é suficiente pra usar durante a manhã ou fim do dia. Já é horário de verão, então o pôr do sol já é mais tarde e no sol é quentinho. Durante o dia eu uso apenas uma camisa mesmo, ou no máximo um cardigan ou algo similar.

Junho, julho e agosto

Temperatura: média de 18 a 26 graus, porém em julho chega a ter umas duas semanas com temperatura acima dos 30ºC.

Roupas: roupas de verão mesmo. Considere trazer um casaco leve caso saia do hotel cedo ou volte tarde, quando a temperatura pode estar na base dos 20ºC. Mas realmente algo leve e que não ocupe espaço. Não traga só roupa de verão. Se for num bar mais afrescalhado, tipo o Acqua Shard, por exemplo, precisa usar calça e não pode tênis.

Março e abril / outubro e novembro

Temperatura: média de 7 a 14 graus. Início da primavera e início do outono, respectivamente. A cidade fica linda nestas épocas!

Roupas: Traga no mínimo um casaco, mas recomendo casaco pra frios diferentes. Como assim? Uma malha/casaco leve pra um frio mais leve; e uma jaqueta boa pra um frio mais apertado, de 7 graus. Roupas quentes são dispensáveis.

Dezembro, janeiro e fevereiro

Temperatura: média de 3 a 9 graus. The winter is coming! (e olha que nem assisto!)

Roupas: Recomendo um casaco pesado pra ser teu casaco principal. Isso porque é tanto entra e sai de museus, restaurantes e metrô, que vai ter que ficar tirando o casaco o tempo todo. Por isso ter apenas um casaco facilita bastante. Se sente bastante frio considere um casaco adicional pra usar por baixo. E se sente muito muito frio considere também uma roupa térmica.

Mas calma! Os hotéis, casas, museus, pubs e tudo mais é preparado pro frio. Paredes grossas, vidro duplo, carpete e um bom sistema de aquecimento. Não te preocupe nem um pouquinho, sério. 😉

Traga também luva (de couro ou couro sintético, não aquelas de furinhos), cachecol, touca, meias de lã ou o que mais achar necessário.

Eu particularmente uso uma camisa, um cachecol/manta, luvas e era isso. Nos dias mais frios uso um blusão de lã no meio, mas nem sempre. Mas veja bem, sinto calor com muita facilidade.

Vale a pena comprar roupas de frio em Londres?

Muito relativo. Se já tem casaco já recomendo trazer ele pra não ser um espaço na mala que vai te enganar (afinal se não trouxer e comprar aqui, depois vai ter que levar ele de volta); e principalmente pra não perder tempo indo atrás disso aqui. O bom de comprar aqui é que com certeza o casaco vai estar mais preparado pro frio daqui.

Se quiser ver aqui, recomendo dar uma boa passeada pela Oxford Street que vai ter várias lojas de roupas pra dar uma olhada. Não sou a melhor pessoa pra indicar lojas.

Não te assusta!

Isso é o principal! O frio não vai estragar teu passeio. São 8.5 milhões de pessoas que vivem em Londres e ninguém morre de frio dentro de casa. Independente de quando for, aproveite ao máximo o que a cidade tem pra oferecer, e se possível volte numa época que contraste com a primeira. Tu vai notar com certeza como a cidade muda, não só a temperatura, mas a natureza e até o humor das pessoas.

Depois me conta!

Alguma dica pro clima e tempo de Londres? Manda ver nos comentários!

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *