Guri da História,  Guri da Realeza

Os 5 pronunciamentos da Rainha Elizabeth II na TV

Em 68 anos de reinado a rainha fez pronunciamentos na TV apenas cinco vezes. Não é qualquer coisinha ligar a câmera e fazer uma live. Não. Quando a rainha faz pronunciamento é porque a coisa é séria. Mas o quão sério foram estas cinco vezes?

1. Guerra do Golfo, 24/02/1991

A primeira vez foi quase no fim da Guerra do Golfo, em um dia que as tropas britânicas e americanas cruzaram a fronteira do Iraque e prenderam um grande número de pessoas. Neste pronunciamento ela fala que “como uma nação somos orgulhosos das nossas forças armadas”, e pede pra que o país se una em oração para um rápido sucesso.

2. Morte da Princesa Diana, 05/09/1997

A Princesa Diana morreu em 31/08/1997 mas só seis dias depois é que a rainha fez o pronunciamento oficial. A única vez até hoje que este tipo de pronunciamento foi televisionado ao vivo. A nação entrou em luto e a rainha demorou muito em fazer o pronunciamento, o que foi reconhecido por jornais e pelo próprio governo na época.

No discurso ela fala de uma forma muito mais pessoal e humana como “o que eu falo agora, como rainha e como avó, eu falo de coração”. Ela presta uma homenagem pessoal à Diana falando também que ela era um ser humano especial e que havia muito a ser aprendido com ela.

3. Morte da Rainha Mãe, 08/04/2002

A Rainha Mãe morreu com 101 anos e as demonstrações de carinho pelo país foram enormes. O pronunciamento na véspera do funeral da Rainha Mãe é de agradecimento ao carinho recebido e de homenagem à própria mãe. A rainha fala que foi um século não apenas com tristezas e dificuldades, mas também com progresso, exemplos de coragem e serviço e ainda com diversão e risadas.

4. Celebrações do Jubileu de Diamante, 05/06/2012

O único dos cinco pronunciamentos com um tom unicamente de agradecimento. A rainha agradece as celebrações do jubileu de diamante, os 60 anos de reinado dela. Agradece a todos os organizadores, mesmo nos pequenos vilarejos, que organizaram estas celebrações.

5. Pandemia do Coronavirus, 05/04/2020

O pronunciamento da rainha durante a pandemia do coronavírus teve um tom de guerra em diferentes momentos. Ela agradece a quem ficou em casa e lembra que ela e o Príncipe Phillip estão isolados no castelo de Windsor. Também lembra que apesar de o país já ter passado por grandes dificuldades, esta é diferente porque é junto com várias nações ao redor do globo.

Mais uma relação com a guerra foi o momento que ela lembrou do momento que fez um discurso durante a Segunda Guerra Mundial ao lado da irmã, a princesa Margareth, às crianças que foram evacuadas para outros países.

A frase mais marcante de todas veio no fim: we will meet again. Ou seja, “nós vamos nos encontrar novamente”. Além de ser uma frase de grande efeito pra este momento que o mundo todo está vivendo, é também uma outra relação com a guerra. A música We Will Meet Again foi escrita em 1939, no começo da Segunda Guerra, e virou um hino para aqueles que estavam indo aos campos de batalha e deixando a família pra trás, sem escolha. A música é linda e pra mim tem muito a ver com o momento que a gente tá vivendo mesmo. Olha só um pedacinho:

Don’t know where,
Don’t know when
But I know we’ll meet again some sunny day
Keep smiling through,
Just like you always do
Till the blue skies drive the dark clouds far away

Em português:

Não sei onde,
Não sei quando
Mas eu sei que a gente vai se encontrar de novo em um dia ensolarado
Continue sorrindo,
Como você sempre faz
Até que o céu azul mande as nuvens escuras pra bem longe

Lindo né!?

E pode ter certeza: a gente vai se encontrar de novo. Mas agora o importante é ficar em casa, evitar qualquer contato social, pra que isso passe o mais breve possível.

Enquanto isso, que tal explorar mais posts e vídeos sobre a família real aqui no blog? Clique aqui pra ver vários outros posts sobre este assunto.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *