Guri no Reino,  Inglaterra

Cotswolds – 5 vilas para visitar no interior da Inglaterra

A região de Cotswolds é apaixonante. É perfeito pra conhecer uma Inglaterra diferente de Londres. A capital não condiz com a vida do interior e estamos comparando os dois extremos. Londres tem mais de 8.5 milhões de habitantes, enquanto algumas vilas de Cotswolds chegam a ter apenas 340 habitantes. A calmaria, a paisagem e o silêncio dominam e chamam atenção. Pode fazer a visita de um dia (com passeio ou de carro, por conta), ou então programar de ficar alguns dias pela área – e quem sabe até combinar a viagem com o País de Gales.

Minha dica de passeio em grupo (em inglês) saindo de Londres é este daqui. Mas se quiser fazer um passeio em português faça um orçamento de um passeio privativo pra ti e tua família aqui.

A região de Cotswolds fica relativamente perto de Londres, então se tiver a fim de dirigir pelo interior é fácil alugar um carro e dar um pulo na região. Vem com a carteira de habilitação internacional, faz um orçamento de aluguel de carro aqui, e olha este vídeo pra já chegar entendendo as placas de trânsito.

O bom é que as cidades e vilas são bem pertinho umas das outras, então fica fácil adaptar o roteiro conforme o que estiver a fim de ver.

Mas Rafa, afinal onde fica a região de Cotswolds?

Aqui, nesta área verde toda. Inclusive considere se hospedar nas cidades de Cirencester, Cheltenham ou Gloucester. Saindo de Londres, Oxford fica meio no caminho. Então se tiver um tempo considere também fazer uma parada e visitar a cidade universitária.

Mas vamos lá! Aqui estão minhas dicas de vilas e cidades pra visitar na área de Cotswolds:

5 vilas e cidades de Cotswolds

Stow-on-the-Wold

A vilinha de Stow-on-the-Wold possui apenas dois mil habitantes e dizem ter a hospedaria mais antiga do mundo. Chamada originalmente de Royalist Hotel, hoje chama-se The Porch House. O John Entwistle do The Who tinha uma casa próximo da vila, então por isso o velório dele foi na histórica igrejinha de Stow-on-the-Wold.

Recomendo muito MUITO o fudge (uma espécie de rapadura mas bem mais macia e saborosa) da Roly’s Fudges. Eles tem a loja na pracinha, mas quando der saudade (não que já tenha ido atrás) tem também no mercado de Camden Town.

Bourton on the Water

Esta é umas das favoritas de todo mundo que visita Cotswolds. Ela é apelidada de “Veneza de Cotswolds” porque possui cinco pontes de pedra, que dão um ar ainda mais charmoso pro lugar. Algumas delas chegam a ter mais de 350 anos.

Recomendo visitar a Model Village, uma réplica da cidade de Bourton on the Water feita nove vezes menor do que o tamanho original. O clipe de I’m Outta Here do Oasis tem algumas cenas gravadas na réplica da vila:

Bibury

Pra mim é uma das mais lindas de todas as opções. Em especial o Arlington Row, uma fileira de casas do século 17 que dão um ar único pro lugar. Pegue sem turista então, e vai querer morar naquelas casinhas.

Uma história que ficou famosa em 2017 foi que um turista riscou o carro de um dos moradores por “atrapalhar” a foto. O carro era um Corsa amarelo, e muita gente no Twitter concordou que ele tirava o clima do lugar. Ele riscou a palavra “move” convidando o carro a se retirar… Hoje o Corsa é cinza. Na época, outros motoristas fizeram uma passeata apenas com carros amarelos em Bibury em apoio ao dono do Corsinha.

Repare a quantidade de japoneses que visitam Bibury. Até onde se sabe não é tão por acaso assim, mas porque o imperador Hirohito visitou a vila de Bibury no começo do século passado.

Tetbury

Tetbury já está mais para uma cidadezinha do que para uma vila. Possui 5,500 habitantes, um mercado central, alguns hotéis, cafés e lojas. Talvez seja uma ótima opção se quiser ficar por Cotswolds. Minha dica principal é pegar um cottage em alguma vila, mas se preferir algum lugar mais movimentado certamente é aqui.

Tetbury fica pertinho de Highgrove, a residência oficial do Príncipe Charles no interior do país. Pode-se visitar os jardins da propriedade. Tetbury também já ganhou, algumas vezes, o prêmio de melhor cidadezinha do interior da Inglaterra.

Castle Combe

A minha favorita. Disparado. Castle Combe tem apenas 344 habitantes e é o melhor exemplo de vilarejo de Cotswolds. Casas e chalés com sua cor amarelada icônica, uma fumaça de lareira em uma casa que outra e o ar calmo e tranquilo que a gente tanto busca no interior. O silêncio predomina e deixa a gente curioso. “O que será que os moradores fazem?”.

Em Castle Combe foram gravadas algumas cenas do filme Dr. Dolittle de 1967:

 

Com certeza a foto mais famosa de Cotswolds é aqui de Castle Combe!

E aí, qual vilinha tu curtiu mais? Me conta nos comentários.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *