foto em preto e branco de Winston Churchill cumprimentando a rainha elizabeth II
Guri da História

Fatos sobre Winston Churchill

Churchill é até hoje considerado o maior Britânico de todos os tempos. Neste dia 8 de maio a Alemanha formalmente se rendia e a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim. O dia 8 de maio passou a se chamar VE Day (Victory in Europe Day), então é o dia perfeito pra falar sobre o cara. Se quiser conhecer alguns lugares, monumentos e marcas da Segunda Guerra em Londres, faz o meu passeio da Segunda Guerra.



1. O pai de Churchill, Lord Randolph Churchill, era Chancellor of the Exchequer (cargo parecido com o de Ministro da Fazenda).

2. A mãe dele era uma socialite americana. O nome dela era Jennie Spencer-Churchill, apesar de na época ser chamada de Lady Randolph Churchill…

3. Churchill tinha um pequeno impedimento na fala, que não conseguia pronunciar corretamente a letra “S”.

4. Ele serviu no governo como um MP (Member of Parliament, algo como um deputado no Brasil) em seis reinados diferentes: Victoria, Edward VII, George V, Edward VIII, George VI e Elizabeth II.

5. Começou a carreira militar como correspondente de guerra.

6. Num destes trabalho, na Boer War – 2ª Guerra dos Boêres – ele foi capturado pelos soldados inimigos e aprisionado.

7. Quando ele foi cobrir a Boer War ele levou junto 60 garrafas de bebida.

8. Ele se casou com Clementine Ogilvy Spencer-Churchill em 12/09/1908 na St. Margaret’s Church – que fica do lado da Abadia de Westminster.

9. Na Primeira Guerra Mundial ele supervisionou a campanha de Galípoli, um dos maiores desastres daquela guerra, com 305 mil mortos do lado dos britânicos e 250 mil do lado do Império Otomano.

10. Na Primeira Guerra Churchill também atuou como Ministro de Munições.

11. Ele foi Primeiro Ministro duas vezes: 1940 a 1945 e de 1951 a 1955.

12. Na Segunda Guerra Mundial ele dirigiu a guerra debaixo do prédio da Treasury (Fazenda), e hoje é um local aberto a visitação, o Churchill War Rooms.

13. Foi o primeiro Primeiro Ministro da Rainha Elizabeth II.

foto em preto e branco de Winston Churchill cumprimentando a rainha elizabeth II
Keystone-France/Gamma-Keystone via Getty Images

14. Recebeu o Nobel da Literatura em 1953 – único Primeiro Ministro britânico a receber o Nobel.

15. Ele adorava pintar, mas só descobriu isso aos 40 anos de idade.

16. Fez mais de 500 quadros em 48 anos pintando. E até Picasso disse que se ele fosse um pintor por profissão ele com certeza levaria uma ótima vida”.

pintura chamada View of Chartwell by Sir Winston Churchill (Woodstock 1874 - London 1965)
Sir Winston Churchill, View of Chartwell. © National Trust / Charles Thomas

17. Foi a primeira pessoa a virar um cidadão honorário dos Estados Unidos.

18. Pelo que se tem registro, o termo “OMG” pra designar “Oh My God” foi usado pela primeira vez em uma carda de Lord Fisher para Churchill.

carta de lord fisher para winston churchill com destaque para as letras OMG de Oh My God

19. Ele foi o primeiro Primeiro Ministro (e único até hoje) a entrar para as paradas britânicas! Quando ele morreu, as gravações dos discursos dele foram as mais vendidas. Ouça agora mesmo:

20. No aniversário de 80 anos ele ganhou do Parlamento um quadro feito por Graham Sutherland e ele odiou o quadro. Quando a esposa dele morreu em 77 se descobriu que o quadro foi destruído algumas semanas depois de entregue.

21. Aparentemente uma das coisas que ele falou no leito de morte foi “eu estou preparado para conhecer meu Criador. Agora se meu Criador está preparado para a grande provação que é me conhecer já é outra história”.

22. Churchill faleceu aos 90 anos de idade depois de ter sofrido um AVC.

23. Churchill foi eleito o Maior Britânico de Todos os Tempos em uma votação feita pela BBC em 2002.

24. Além da estátua dele em Parliament Square, tem uma dele com o Roosevelt na New Bond Street

25. Ele está presente hoje na nota de £ 5



Onde ver a história de Churchill em Londres

Churchill War Rooms (ingresso)

Este lugar é perfeito em termos de história. Primeiro que é o local de onde a guerra foi dirigida, onde decisões foram tomadas e tudo acontecia. Muita coisa está preservada, dos mapas usados na guerra, até o sistema de comunicação interna e quartos onde alguns funcionários dormiam. Como Churchill trabalhava neste lugar, tem muita história relacionada com ele (a começar pelo nome do local) e sobre ele, num museu sobre a vida dele que fica no mesmo lugar.

Incrível o nível de detalhes históricos neste local.

Estátua de Churchill em Parliament Square

A obra de Ivor Roberts-Jones foi instalada em 1973, oito anos depois da morte de Churchill. A esposa de Churchill, Clementine, estava na cerimônia. Pelo que se fala, Churchill se referia ao local como “onde minha estátua será colocada”. Tem uma outra estátua dele próximo à Câmara dos Comuns, dentro do Parlamento Britânico.

Estátua de Churchill e Roosevelt

Foi inaugurada em 02/05/1995 pela Princesa Margaret. O nome da estátua é “Allies” (Aliados), em homenagem não apenas a Churchill e Roosevelt, mas aos Aliados na Segunda Guerra. O artista é Lawrence Holofcener.

Estátua de winston churchill e roosevet em bronze sentados em um banco na bond street feita por Lawrence Holofcener



Casa onde Churchill faleceu

Churchill morreu em 24/01/1965 nesta casa, no sul do Hyde Park. O endereço é 28 Hyde Park Gate, SW7 5DJ. Tem uma placa azul na casa registrando este fato.

Sabe de algum fato interessante de Churchill, ou algum lugar relacionado com ele? Compartilha aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *