Vida no Reino Unido

Coisas Britânicas! – ft. Destino Inglaterra

Você sabia que os britânicos tomam chá preto com leite, certo? Mas a pergunta é: o que vai primeiro, o chá ou o leite? Estas e outras coisas britânicas seguem os chamados Padrões Britânicos ou British Standards. Mas será que são simples assim?

Convidei o Dave e a Mariana do canal Destino Inglaterra pra esclarecem estas questões comigo e falar mais sobre coisas britânicas de hábitos alimentares a comidas em si. A Mariana mora no Reino Unido deste 2004 e o Dave… Bem, o Dave nasceu aqui. Olha só o vídeo e vê os detalhes logo abaixo.

1. Scones: colocar primeiro a geleia ou o clotted cream?

Esta é uma que divide a nação. Algumas pessoas (como o Dave) abrem o scone, colocam um pouco de clotted cream em cada fatia, e depois passam a geleia, e faz tipo num sanduíche. Outras pessoas, como eu, comem uma metade do scone por vez. Eu coloco primeiro o clotted cream depois a geleia. E repito o processo na segunda metade.

2. Tea time ou dinner time

Isso muda de região pra região. O norte da Inglaterra fala “tea time” (hora do chá) se referindo ao jantar – pasme!

Porém, como tea time ficou associado com classe social (outra coisa também super britânica), muita gente no sul da Inglaterra usa tea time para se definir como sendo de uma classe mais baixa.

3. Torneira na pia do banheiro

Isso já não se aplica tanto aos British Standards. Mas se se aplica, é o pior de todos. É raro uma pia de banheiro no Reino Unido que não tenha duas torneiras: uma de água fria e outra quente. Ou seja, ou tua mão congela, ou ela pela de tão quente. Já as pias de cozinha não, elas geralmente tem como ajustar pra deixar a água morna.

Aí você deve estar fazendo a mesma pergunta que eu fiz: por que tem duas pias no banheiro dos britânicos? Segundo o Dave, isso é nas casas mais antigas, onde no início havia apenas uma torneira de água fria. Quando começaram a ter aquecimento e armazenamento de água quente, apenas instalaram uma segunda torneira, ao invés de trocar a fria por uma “ajustável”.

4. Marmite

O slogan da marca diz tudo: ou você ama ou você odeia. O Marmite é um extrato de leveduras, e tem até muita cervejaria que acaba vendendo suas leveduras para eles depois de usá-las na fabricação.

Não sei como descrever o gosto, mas ele é bem forte e amargo. Geralmente se faz assim: faz um pão na torradeira e passa manteiga. Isso pra deixa o pão mais firme, porque o Marmite tem a mesma espessura de um melado, então vai destruir o pão sem a manteiga. Prontinho.

Tem gente (tipo eu) que gosta de botar um queijo ralado por cima disso tudo. Delícia.

Acha-se fácil em supermercados, próximos a outras coisas de passar no pão, como Nutella, por exemplo.

5. Chá ou leite primeiro?

O mais normal é fazer uma xícara de chá individual. Faz o chá com o saquinho (ou com um infusor reutilizável), deixa uns minutos, tira, e depois coloca o leite. O chá com leite é uma coisa muito britânica.

Mas e quanto tem um bule de chá, faz como? Tem gente que diz que coloca o leite primeiro, e depois cobre com o chá. Tradicionalmente é assim, até porque no passado usavam-se porcelanas muito frágeis, então precisaria colocar o leite antes pro impacto da temperatura não ser tão grande.

Isso tudo faz sentido, porém o Dave falou uma coisa que faz ainda mais sentido, ainda mais pros dias de hoje. Às vezes o chá não está tão forte, então se você coloca leite e depois chá, pode ser que fique muito claro e fraco por ter muito leite. Então o melhor talvez seja mesmo colocar o chá e depois equilibrar a coloração colocando um “splash” de leite por cima. Já vi que vou mudar a forma como eu consumo.

Como você faz?

6. Dirigir do lado “certo” da rua

Já falei disso em um outro vídeo com detalhes, mas o argumento dos britânicos faz sentido: inicialmente era assim, todo mundo dirigindo do lado esquerdo, ainda quando era a cavalo. E aos poucos que o mundo foi mudando, mas o Reino Unido sempre manteve (claro) o mesmo lado de direção.

E diga-se de passagem que isso é uma das coisas mais britânicas de todas: argumentar que o restante do mundo dirige do lado direito da rua (64% do mundo, pra ser preciso).


Inscreva-se no canal Destino Inglaterra clicando aqui.

Aproveitando que fui visitar o Dave e a Mariana, também resolvi ensinar algumas palavras e gírias específicas do Rio Grande do Sul para o Dave (que por sinal toma mais chimarrão que eu). Olha só que divertido:

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *