Guri em Cambridge

por Rafa Maciel, um Guri em Londres

Guri em Cambridge

13/05/2018 Guri no Reino 0

Pensando em passar um dia na cidade universitária e em busca de fatos e dicas de Cambridge? Aqui tem alguns pra ti.

bicicleta da loja originis com flores na cestinha escorada na parede

Pra ir direto ao ponto e o negócio ficar bem fácil de entender, que tal se eu te contar 18 fatos sobre Cambridge?

  1. O nome da cidade sugere que o significado seja “Ponte do Cam” que de fato é o nome do rio da cidade. Porém o nome da cidade veio primeiro, e por causa disso que nomearam o rio de Cam.
  2. A cidade tem 123 mil habitantes sendo 24 mil estudantes
  3. William e Kate são Duque e Duquesa de Cambridge. O cargo havia sido extinto em 1904, mas foi reativado pra eles em 2011.
  4. Foi no Parker’s Piece, em Cambridge, que as primeiras regras da história do futebol foram escritas – conhecidas inclusive como “As Regras de Cambridge”.
  5. No pub The Eagle foi onde Francis Crick e James Watson anunciaram num horário de almoço de 1953 ter descoberto o “segredo da vida”, que é o hoje chamado de DNA. Aos fundos possui grafiti da Segunda Guerra Mundial.
  6. Cambridge recebe anualmente o Strawberry Fair Festival e o Cambridge Beer Festival.
  7. O Pink Floyd tem suas raízes em Cambridge, porque Syd Barret, David Gilmour e Roger Waters estudaram em escolas de Cambridge. Syd nasceu e morreu em Cambridge e Gilmour nasceu também. The Broken Family também é de Cambridge – que é um nome ótimo pra uma banda de estudantes.
  8. O Corpus Clock foi inaugurado por Stephen Hawking em 2008.
  9. O Corpus Clock é feito de ouro 24 quilates e tem um gafanhoto que come o tempo em cima dele – que na verdade esconde o mecanismo do pêndulo. O relógio fica 100% preciso apenas a cada 5 minutos – no restante do tempo ele fica uma fração de segundo atrasado ou adiantado.
  10. A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209, possui 31 Colégios e 150 departamentos
  11. A Peterhouse College é a mais antiga ainda em funcionamento, fundada em 1284.
  12. A Universidade de Cambridge já ganhou 89 prêmios Nobel das seis áreas possíveis – sendo 29 só de física.
  13. Existia uma tradição de dar uma colher de madeira para o aluno que tirasse a nota mais baixa na matemática. A colher era dada pelos próprios colegas, e não pela Universidade.
  14. Charles Darwin, Sigmund Freud, Stephen Hawking e Sir Ian McKellen estudaram em Cambridge.
  15. Sir Isaac Newton também estudou em Cambridge, acabou lecionando na Universidade e até representando ela na Câmara dos Lordes, no Parlamento Britânico.
  16. Do lado de fora do Trinity College há uma muda da árvore de onde Newton viu a maçã caindo e que a partir dela criou a Lei da Gravidade.
  17. Príncipe Charles estudou Artes no Trinity College
  18. Apesar de a Mathematical Bridge ser a mais famosa, a Clare College Bridge é a mais antiga, de 1640.

ruazinha de cambridge, proximo ao rio cam

De modo geral a cidade é muito agradável pra se passear. A gente foi de trem e a viagem dura cerca de duas horas. É uma viagem muito fácil de se fazer indo e voltando no mesmo dia, seja em dia de semana ou dias normais. Não chegamos a entrar em nenhum college (em Cambridge, apenas em Oxford, mas isso é assunto pra outro post).

rua de comércio em cambridge, interior da inglaterra neals yard bicicleta

homem na bibibleta com jaqueta vermelha fazendo pose pra foto feliz em cambridge

Eu não recomendo muito os passeios guiados nas canoinhas (punt). Nada contra, na realidade, mas nem muito a favor. A vista a partir do rio é muito bonita, os guias (geralmente estudantes da própria Universidade) contam algumas histórias, mas acho que um passeio a pé pela própria cidade seja mais interessante. Não recomendo muito alugar o seu próprio barquinho pra passear, porque exige um pouco de técnica “pilotar” e se equilibrar – e aparentemente a água do Rio Cam é um pouco gelada.

artista de rua tocando dentro de lata de lixo em cambridge com uma placa em vários idiomas pedindo uma gorejta

 

muitas bicicletas escoradas em grade em cambridge corpus clock relogio de ouro com gafanhoto comedor do tempo matematico pendulo inteligente cambridge




A viagem de trem é muito agradável e em menos de 2 horas está em Cambridge. Pra comprar seu ticket recomendo dar uma olhada nesta página. Recomendo passar de 6 a 8 horas na cidade pra passear tranquilamente por ela.

Tem alguma história interessante de Cambridge? Gostou de lá? Me conta nos comentários!

Leia mais:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *