faixa de segurança de abbey road vazia
Turismo em Londres

Guri na Abbey Road e na casa de Paul McCartney

É muito amor pra um lugar só! A Abbey Road, me arrisco a dizer sem medo, possui a faixa de segurança mais fotografada do mundo. São seis riscos simples no chão que se tornaram um marco turístico e histórico em Londres.



Teus filhos, os filhos dos teus filhos e toda tua árvore genealógica vão ter ouvido falar ou pelo menos ter visto a capa do Abbey Road, o disco mais famoso dos Beatles (ó eu me arriscando a dar estatísticas de novo).

Desci na estação St. John’s Wood (e não na Abbey Road) e atravessei a rua uma vez só, em direção à esquina que tem um prédio todo vermelho, de tijolo. Cinco minutos depois lá estava eu na travessia mais famosa do planeta. Não tem como não descobrir que é ela porque sempre vai ter alguém fotografando. Não deixe de apreciar a paisagem e as casas no caminho até lá.

É um point pra fãs de Beatles?

O estúdio e a faixa de segurança criaram um lugar sagrado e reverenciado pelos fãs ou não de Beatles do mundo todo. E vai continuar sendo por muito tempo, até porque o estúdio ainda está em funcionamento e a faixa permanece no mesmo lugar, sendo pisada por centenas (ou milhares) de pessoas por dia como forma de idolatração.

A missão de todos é a mesma: recriar a foto (e ficar vivo).

De modo geral os motoristas são pacenciosos, parando pros pedestres atravessarem, fazerem pose, deitarem, plantarem bananeira, enfim… Mas não conte com isso porque é tanta gente que não tem como esperar todo mundo. Se tu notar, as linhas guia da rua são em zigue-zague próximas à faixa. No começo eu pensava que quem pintou tava bêbado e ficou assim. Depois descobri que é pra alertar o motorista que logo em seguida haverá uma faixa de pedestres a qual ele é OBRIGADO a parar. Também é proibido estacionar nesta faixa em zigue-zague pra facilitar a visão do motorista. Essas regras, claro, valem pra todo o Reino Unido.



Como o David escreveu no texto publicado aqui no blog, ao visitar Londres temos que lembrar. E aqui não é diferente, claro. Por isso, inclusive, que o lugar atrai visitantes do mundo todo (perdão pelo clichê da frase). Tu tem que lembrar que os quatro Beatles pisaram nesta mesma faixa de segurança na manhã quente do verão de 8 de agosto de 1969. Algumas fotos históricas te ajudam a pensar como foi aquele dia:

beatles atravessando a faixa de abbey road

Analisei a faixa com base na tampa do boeiro que tem num dos lados dela (sim, pior que fiz isso) e a lenda que diz que a faixa de Abbey Road foi trocada de lugar não faz sentido. Então sim, tu vai estar pisando no mesmo lugar que os Beatles fizeram a capa.

Mas Guri, afinal por que os Beatles fizeram a foto na faixa de segurança?

A história é que o nome do álbum Abbey Road era pra ser na verdade Everest, por ser a marca de cigarro de um engenheiro de som. Seria uma homenagem a ele. Mas aí descartaram a ideia e optaram por algo bem mais prático: simplesmente atravessar a faixa que leva eles ao local onde passaram tanto tempo juntos nos últimos anos.

Não só eles, claro. Além dos Beatles (responsáveis por celebrizarem o lugar) outros ícones do rock também gravaram no estúdio. Ali o Pink Floyd gravou o Dark Side of the Moon, John Lennon gravou Imagine, e Amy Winehouse gravou uma das últimas músicas dela com o Tony Bennett:

O Abbey Road Studios recebeu o título de sítio histórico do governo Britânico. Assina o muro e deixa uma dedicatória pra que o pessoal do estúdio tenha que pintar o murinho de tempos em tempos. Ele enche demais e a cada mais ou menos três meses eles repintam. O massa é que eles pedem pra deixar a escrita apenas na parte branca do muro mesmo. E pedem isso usando trechos de músicas dos Beatles. Por exemplo: “nos ajude a manter o muro do vizinho limpo” que em inglês fica “help us to keep our neighbour’s wall clean” e assim vai.



É incrível ver também que cada centímetro do muro contém alguma mensagem. Se tu não consegue ler é porque tá escrito a caneta, mas pode saber, tá lá. Eu não deixei nada escrito mas foi um deleite ler o que a galera tem a dizer.

Não deixe de fazer isso, inclusive. Reserve de 5 a 10 minutos pra ler as mensagens que todo o mundo deixa no muro e sinta a energia positiva disso. São reflexões propostas e aceitas com base na música que te levam a crer que sim, o mundo tem conserto. E por favor, deixa tua marca também. Tu com certeza vai ficar eternizado em alguma câmera fotográfica mundo afora.

Quer ir acompanhado na Abbey Road?

Que tal ir de carona comigo e atravessar a Abbey Road? Eu te levo até a a faixa de segurança e conto várias outras histórias lá nela no meu passeio do rock britânico. Tem um outro passeio que fiz e curti muito, e visita casas e outros lugares relacionados ao rock em Londres de van. O passeio é em inglês. Pra saber mais sobre ele clique aqui.

Quer ir agora online?

Tu pode também ir agora AO VIVO até a Abbey Road pra ver quem tá lá e quais poses a galera tá usando pra pagar mico. Dentro da propriedade do estúdio tem instalada uma câmera virada pra faixa de segurança. Dá até pra ver um pedacinho do muro também. Pra ver agora, clique aqui.

Quer mais coisas de Beatles em Londres?

Se tu é fã dos guris de Liverpool, sei que ainda quer mais alguma coisa pra se entreter. Pois então te arrumei: não muito longe dali, tá a casa do Paul McCartney. Eu fui nela também pra dar uma olhada e sugiro que seja incluída no teu Beatles Day por Londres. O próprio Paul contou que costuma andar de metrô e comer em padarias próximas à sua casa, então vai que dê a sorte de topar com ele por lá, né? Uma vez eu vi ele chegando em casa – a pé e sozinho.

O Paul mora nesta casa desde 1965, quando os Beatles estouraram e não tinham mais condições de continuar morando em Londres.

entrada da casa de paul mccartney
A recepção do casamento dele com Nancy foi em casa só pruzamigu. FOTO: BBC

O endereço da casa do Paul McCartney é 7 Cavendish Avenue – NW8 9JG. Coloca isso no Google Maps que não tem erro, PORÉM a casa não tem número, mas tu vai notar exatamente isso e que ela está entre os números 5 e 9.

Também falei um pouco sobre a Abbey Road neste post e neste aqui.



Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *