GURI IN LONDON

Cerveja: copo ideal, como servir e como degustar

Londres é uma terrinha que sabe ter cerveja boa, bah! Mas convidei meu amigo Augusto (que já apareceu aqui e aqui) pra explicar um pouco sobre os copos e como degustar elas.

TIPOS DE COPOS
Copos altos
: usados pra cervejas mais simples, como lagers ou de trigo. Tem um espaço adicional na parte de cima pra espuma, pois ela ajuda a não oxidar e também manter a temperatura (ponto importante pra estes tipos de cervejas).

Copos de taça/tulipa: usado para cervejas mais aromáticas. O formato faz com que o cheiro de álcool não fique tão forte e assim valorize o aroma do malte e lúpulo. É mais usado no caso de cervejas belgas. Os copos mais baixos (parecidos com aqueles de conhaque) permitem que tu coloque o nariz dentro do copo e fique mais próximo do líquido – novamente, valorizando o aroma.

Copos de pint: pint é uma medida de 568ml, mas tem um formato específico, que serve meio de coringa. A IPA que a gente serviu no vídeo por exemplo, deveria ser servida num copo específico pro estilo. Mas o copo de pint faz o trabalho.

Claro que existem outros tantos formatos de copos e estilos de cerveja, mas estes são alguns dos mais tradicionais.

COMO SERVIR UMA CERVEJA
1. Posicione o copo num ângulo de 45º.
2. Derrame a cerveja lentamente dentro do copo pra que ela escorra pelas paredes (sem fazer aquele glup-glup-glup).
3. Quando estiver terminando de servir comece a colocar o copo na posição correta e levante a garrafa pra produzir a quantidade de espuma desejada (igual tu faz quando vai colocar café na xícara, sabe?).

COMO DEGUSTAR A CERVEJA
1. Deguste primeiro com os olhos: avalie a cor, a textura, a espuma, quão turva ela é… Qualquer detalhe.
2. Cheire a cerveja antes de beber e pense no que isso lembra.
3. Coloque um pequeno gole na boca e segure, enquanto continua respirando normalmente. Este primeiro gole é o mais importante, quando o paladar está mais neutro.
4. Ainda com a cerveja na boca avalie os sabores em todas as partes da língua, o que cada um apresenta, qual o aroma, qual a textura, a carbonatação e o corpo.
5. Engula a cerveja e espere alguns segundos pra ver como o paladar reage. Este sabor que fica na boca é o retrogosto (after taste em inglês). Ele pode mudar muito em comparação com o que estava na boca. Pode ser que tenha uma textura diferente também e um gosto/aroma de quero mais, o que vai fazer beber o próximo gole.

Agora que tu já aprendeu bem sobre isso é hora de ver sobre quais as regras de etiqueta dos pubs, os tipos de cervejas encontrados nos pubs e fazer o meu tour de pubs históricos em Londres. O tour rola duas vezes por semana e é todo em português. Leia as avaliações de quem já participou do tour clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *