GURI IN LONDON

Guri no Lord Mayor’s Show

Como esse país gosta de tradição. E como a gente gosta que esse país goste de tradição, né? Essa que vou falar hoje tem 799 anos. Isso aí… O Lord Mayor’s Show aconteceu pela 799ª vez na história.

Nesta época, quando escreveu a Carta Magna, o Rei John colocou lá que a City of London poderia eleger o seu próprio Prefeito. Eles se aproveitaram disso e desde então todos os anos o Prefeito muda. Este Prefeito que falo (o Lord Mayor) é diferente do Prefeitããão de Londres (que agora é o Boris Johnson). Ele manda só lá na milha quadrada da City e pronto deu cabô. “Manda” entre muitas aspas né…
Apesar de já ter tido muita autoridade política, o Lord Mayor (vou chamar assim pra não confundir com o Prefeitããão Boris) hoje em dia tem o “poder” de julgamento e de viajar o mundo divulgando e trabalhando em prol da City. Diga-se de passagem que a City é responsável por 3% do PIB do Reino Unido. Neste pedacinho de terra moram só 7 mil pessoas, mas em compensação trabalham 300 mil. É como se toda Santa Maria (RS), saísse e entrasse na cidade pra trabalhar. Todos os dias.

A Lord Mayor que estava no regime 2013-2014 foi a segunda mulher a assumir a posição ao longo destes 799 anos. O Lord Mayor não é pago por suas atividades (além de ter que largar do seu emprego) e a eleição é bem, mas beeem mais complicada.

O desfile do Lord Mayor aconteceu mais ou menos assim, cheio de tradição e respeito: às 8h30 o barco com o novo Lord Mayor saiu de Westminster e chegou na Tower Bridge, que se abriu/ergueu pra receber a frota. O Lord Mayor então chega na City. Às 11h começou a parada em Mansion House (naquele cruzamentão de Bank, a casa do Lord Mayor é lindona e data de 1752). O circuito é grande, vai até Temple via Fleet Street e depois volta pela margem do Tâmisa, novamente até Mansion House.

Este é basicamente o primeiro desafio, uma vez que o Lord Mayor já tem que ficar 3h30 sentado dentro da carruagem acenando de um lado pro outro. =]

Às 17h15 teve início o show de fogos entre as pontos de Blackfriars e Waterloo. Também como tradição, ao passar em frente à Catedral de St. Paul’s o novo Lord Mayor para pra receber a benção. Quer mais? Ele tem um título bonitão: The Right Honorable, The Lord Mayor of the City of London. Por um ano. Show, seu Lord Mayor!

Pra ter ideia do tamanho do alvoroço foram 7000 participantes, 21 bandas, 180 cavalos, 22 carruagens e 140 veículos, além da carruagem do Lord Mayor, que fica exposta sempre lá no Museum of London (meu museu preferido dessa cidade) pertinho da St. Paul’s.

Foi bacana presenciar uma tradição que está mantida por tanto tempo, apesar de estar bem mais modernizada (às vezes parecia um desfile de Carnaval). O respeito com o qual as pessoas tratam toda a parada é admirável e a cerimônia toda é lindona. Bom mandato-de-um-ano Senhor Lord Mayor. =]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *