The Crown chegou chegando! E esta quarta temporada está demais né? Os episódios são com temas interessantes e polêmicos, a atuação da Margaret Thatcher tá demais (apesar de muito série, primeira ficção aí!) e da Diana e Charles então nem se fala.

Ao assistir The Crown e qualquer outro filme/série é preciso lembrar que aquilo é ficção. No caso de The Crown é baseado em fatos reais. Tem muita coisa que é dramatizada pra dar mais efeito (assumido inclusive pelo diretor de The Crown), e não tem nada de errado com isso. Mas a gente precisa lembrar disso ao assistir: The Crown não é documentário. Então neste post eu quero esclarecer pra ti o que é verdade e ficção na quarta temporada de The Crown.

Aviso importante: tem spoilers, claro!

Se preferir ver o vídeo que eu fiz respondendo perguntas de The Crown e falando mais sobre a série, tá aqui:

https://youtu.be/0L-t66ZvhQg

Já fiz um post sobre a primeira e segunda temporada de The Crown também.

Dúvidas sobre The Crown

Estas perguntas eu recebi em uma caixinha de dúvidas que coloquei no meu Instagram há uns dias atrás. Me segue no Instagram pra não perder o próximo. Bora!

A forma como Charles e Diana se conhecem é como em The Crown?

Não. O Charles já conhecia a família da Diana desde que eram crianças. A Diana ia até Sandringham (residência da família real no interior) pra assistir um filme no Natal todos os anos.

No entanto sim, quando ela tinha 16 anos de idade é que os dois se conheceram (ele tinha 28 anos) enquanto ele foi visitar a irmã da Diana, com quem ele estava saindo. Mas não foi daquela forma, com ela fantasiada e etc. Mais tarde Sarah declarou que não amava ele e não tinha intenção de casar com ele.

Tem ratos no Palácio de Buckingham?

Jesus amado essa pergunta… Sim, tem. Não, nunca vi e não li nada a respeito. Mas moro em Londres há sete anos e posso te dizer que é quase impossível não ter ratos no Palácio de Buckingham. É normal ver eles nas estações de metrô em horários mais calmos (depois das 23h por exemplo), ou na rua também, de madrugada. Dentro de casa eu nunca vi, mas dentro de estabelecimentos comerciais sim (inclusive restaurante).

Li algumas pessoas levantando hipóteses do real motivo de o rato ter aparecido; ou que talvez ele teria sido até “sem querer”. Não. É só pra mostrar que o palácio é um prédio gigante e que não tinha ninguém nem perto daquela sala naquele momento.

A história das primas da rainha, é real?

Sim, no final daquele episódio mostra fotos das gurias. Porém, pelo que se sabe a Princesa Margaret não teria demostrado interesse nelas como mostra na série. Além disso, pelo que se sabe a Rainha Mãe só soube sobre elas na década de 80 e teria até mandado um cheque pro local onde elas estavam. Foi aí que isso virou notícia, em 87 – quando mostra na série que a Margaret teria descoberto.

Isso também deixa claro que não tem relação com a crise da abdicação, em 36. Até porque elas ainda não tinham sido internadas em 1936. Tá vendo? Dramatização. É verdade, mas com uma distorção dos fatos, pra dar um efeito maior.

Charles tinha ciúmes da popularidade da Diana?

Sim. Biógrafos confirmam que ele realmente sentia isso, que os tours que eram dele ele acabava ficando em segundo plano porque a Diana roubava a cena. Quando as pessoas ficavam de um dos lados da rua que era o lado que ele iria passar, era até possível ouvir as pessoas falando “ficamos do lado errado” ou pedindo pra ele entregar as flores que eles seguravam pra ela.

Charles e Diana levaram o Príncipe William pra Austrália?

Sim, mas não da forma como foi. Ela não teve que insistir como mostra. Ela teve que pedir sim, porque o protocolo não é de bebês reais fazerem parte dessas viagens a trabalho.

Na série também mostra ela discutindo com os assessores pra ver o William, e o itinerário ter sido mudado pra eles se encontrarem. Isso não aconteceu e eles ficaram o tempo todo juntos.

Margaret Thatcher foi mal tratada em Balmoral?

As duas tinham um atrito e isso é sabido por todo mundo. Thatcher era uma grande monarquista, no entanto, e respeitava muito a rainha. Ela realmente sempre fazia a reverência descendo bastante, como mostra na série. A família toda dela era monarquista.

A situação que mostra em The Crown não se sabe de ter acontecido. Quem falou sobre o “teste de Balmoral” foi a Princesa Diana pra um jornalista, mas ela não entrou em detalhes de como o “teste” realmente acontece. Ela fala que eles tem uma série de tradições – como muitas famílias. Isso foi retratado como os jogos que eles estão fazendo e obrigam Thatcher a participar. A série também mostra Thatcher sentando numa cadeira que era da Victoria. O que também não faz sentido, uma vez que Victoria tinha 1.52m e certamente Thatcher não escolheria justamente aquela cadeira pra sentar dentre centenas de outras opções.

No episódio também mostra que Thatcher e o marido estavam tão desconfortáveis com a situação que foram embora antes, o que não é verdade.

Um cara entrou mesmo no quarto da rainha?

Sim, e duas vezes, como mostra na série. Quem já fez este passeio em Londres comigo vai lembrar disso, e quem ouviu o meu GuriPlay também. Eu conto sobre as duas vezes que o Michael Fagan entra no palácio, como ele toma o vinho da primeira vez e tudo.

Porém a segunda vez tem uma história questionável porque na época se falava que ele e a rainha conversaram por dez minutos enquanto ela tentava chamar ajuda mas não conseguia porque ninguém a ouvia. No entanto hoje em dia o próprio Michael Fagan fala que ela saiu correndo porta afora. Mas que ele entrou entrou.

Também nunca foi relatado ser daquela maneira o encontro. O que ele falou com ela, que ele reclamou do sistema e etc. Pelo que se é falado, ele era grande fã dela, isso sim.

Camilla era amante do Charles?

Não até 1986. Ou melhor, o Charles era amante porque a Camilla já estava casada. Depois que Charles e Diana se casam demora cinco anos pra Charles e Camilla voltarem a serem amantes.

Diana era bulímica e traiu o Charles?

Sim, ela era bulímica. Ela falou que uma vez o Charles apertou o “pneuzinho” dela e disse que ela estava um pouco gordinha. Isso foi uma das coisas que encorajou ela, e também por ser uma forma de lidar com a pressão interna e externa.

Diana traiu Charles algumas vezes sim, mas também pelo que se sabe, depois de Charles já ter voltado pro relacionamento dele com a Camilla. Falei mais sobre as vezes que a Diana traiu o Charles aqui.

Margaret Thatcher recebeu a medalha de Ordem do Mérito?

Sim. O silêncio provocador que mostra na série não faz sentido. Sendo grande fã da rainha e da monarquia, com certeza foi uma grande honra pra ela.

A rainha chamou Diana e Charles pra conversar?

Sim. A rainha e o Phillip chamaram Diana e Charles pra conversar como mostra na série. Dificilmente a rainha se meteria no relacionamento do filho se o casamento não fosse algo tão público e que estivesse influenciando na imagem da família real.

O que ainda vai mostrar na quinta temporada de The Crown é quando eles intervém novamente pra formalizar o divórcio.

Mas isso é assunto pra outra hora, quando eu fizer o vídeo e o post sobre o que vai ter na quinta temporada de The Crown.

Veja também:

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Este comentário está solitário. Deixa mais um pra fazer companhia pra ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com