Foram vários fatores que contribuíram pro casamento de Charles e Diana não funcionar. Algumas pessoas apostam todas as fichas na Camilla Parker Bowles e creditam 100% a ela o relacionamento deles não ter funcionado. Outras entendem The Crown como se fosse um documentário e acreditam que Charles não se importou com ela em nenhum momento.

Sempre me questiono (sobre tudo) e descobri com vários biógrafos diferentes que há um outro lado pra essa história – como há pra todas. Eu estudo sobre este assunto há anos pra poder guiar meu passeio sobre a realeza britânica aqui em Londres.

Se preferir, tu pode ver meu vídeo sobre isso:

https://youtu.be/tlqMU7fndiw

Já falei aqui uma vez que Charles e Camilla já eram apaixonados desde antes de ele conhecer a Diana. O problema é que não era aceito (pela Coroa) que ele se casasse com ela naquela época.

Por que Charles não podia casar com a Camilla?

Por dois motivos principais: ela não ser de família nobre ou possuir algum título; e por ela não ser mais virgem, ter um “histórico de relacionamento” como eles dizem.

Por que Charles não fez como o tio dele e abdicou ao trono pra casar com quem ele queria?

Primeiro que o tio não era dele, e sim da rainha. Segundo que é mais complicado do que parece. O Edward VIII (ou David) casou com a Wallis Simpson e abdicou ao trono mas apesar de a história parecer um lindo romance tem mais nisso do que é sabido pela cultura popular. Outro dia conto mais – me cobre se eu demorar.

E o mais importante é: ele não simplesmente levantou do trono e foi correndo pros braços dela. Não. Na realidade foi a maior crise envolvendo a família real moderna. Se chegou a pensar que a monarquia chegaria ao fim devido ao impacto desta crise. O Charles era muito mais popular que o Edward VIII (inclusive pelo fato que a informação chegava mais rapidamente e de novas formas às pessoas na década de 70 comparado a 1936) então a crise seria ainda maior.

Príncipe Charles amava a Diana?

Não no começo. Ele sofria pressão pra casar logo e ter filhos (produzir herdeiros) e como a Lady Diana Spencer ela era de família nobre e não tinha tido nenhum namorado antes, ela se tornou fácil uma ótima candidata a ocupar o título de Princesa de Gales. Tanto era a pressão, que segundo a Diana eles se viram apenas 13 vezes antes de ele pedir ela em casamento. Pressa hein!?

Charles amava mesmo era Camilla, mas estava disposto a fazer o casamento funcionar com quem quer que tivesse que ser. O ideal da Diana é que como ela era de uma família nobre e tradicional (era ela filha do 8º Conde Spencer) ela já estava preparada para o ambiente que faria parte da rotina dela – ou isso era o que todo mundo achava, pelo menos.

Príncipe Charles traiu a Diana?

Antes do casamento não. Charles e Camilla foram amantes primeiro quando a Camilla estava casada com Andrew Parker Bowles, ainda por 78/79 e um pouco antes de Charles começar o relacionamento com a Diana. Quando ele a pediu em casamento os dois já não se relacionavam e o pedido até foi encorajado pela própria Camilla, que entendia que Charles precisava casar e ficar estável com alguém.

Charles e Camilla voltaram a ser amantes em 86, cinco anos depois do casamento dele com a Diana.

Por que o casamento do Príncipe Charles e da Diana não deu certo?

Porque os dois eram muito diferentes, mais do que a gente imagina. Na cabeça da Diana eles tinham coisas em comum, mas a realidade é que isso não existia. Em 1981 ele já tinha seus 32 anos, era muito envolvido com seu trabalho junto à família real, gostava de pescar, ler e estar próximo à natureza. Até hoje Charles é apaixonado pela natureza.

Já a Diana tinha 20 anos, era mimada pelos pais (convenhamos, ela ganhou um apartamento numa área nobre de Londres), não tinha ideia de ter nenhum ensino superior, gostava de música pop e era apaixonada pela vida urbana. Nada de errado nisso, porém eles não eram feitos um pro outro – como muita gente pensava.

Diana tinha duas irmãs mais velhas e um irmão mais novo. Este irmão recebeu mais atenção que ela por ser herdeiro do título do pai (hoje ele é o 9º Conde Spencer). Diana acabou sendo mais mimada por isso, por ser a última filha mulher e por os pais estarem divorciados (ambos querem ganhar mais o afeto dos filhos). Este afeto era demonstrado principalmente por bens materiais, deixando ela carente de abraços e demonstrações físicas.

Ela criou esta expectativa no Charles e cobrava muito dele, pra que ele estivesse próximo a ela o tempo todo. Ela sentiu falta de um “guia” junto à família real, pra que ela pudesse se sentir mais à vontade – apesar de ter tido aulas de história. Também esperava-se que ela se sentisse naturalmente à vontade justamente por ser filha de um conde e já conhecer a família real desde criança.

Por que o tempo que Charles estava traindo a Camilla ele não estava com a Diana?

Como comentei antes, nos cinco primeiro anos ele Charles traiu a Diana.

Diana pensou em cancelar o casamento com o Príncipe Charles?

Ela confessou que sim. Chegou a discutir a ideia com as irmãs às vésperas, que desencorajaram ela de fazer isso. Ela também estava acompanhando a repercussão do noivado e casamento junto ao povo e sofreu esta pressão também.

Alguns livros que indico pra saber mais sobre Príncipe Charles, Diana e Camilla:

  • Andrew Morton – Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras
  • Penny Junor – Prince Charles: victim or villain? (não há versão em português)
  • Gyles Brandreth – Charles & Camilla: Portrait of a Love Affair (não há versão em português

Veja também:

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com