Alemanha,  Guri no Mundo

Relações do Reino Unido com a Alemanha

O Reino Unido e a Alemanha tem relações muito mais próximas do que guerras e história. Sabia que até a família real britânica tem sangue alemão? Será que eles falam alguma coisa de alemão também? #duvido

1. Rei George I era Alemão

Lá em 1714 a Rainha Anne morre (aquela do filme A Favorita). O parlamento se apressou em passar uma lei um pouco antes proibindo católicos de assumirem o trono britânico. Aí foi simples, foram riscando as pessoas da lista até chegarem no 56º na linha de sucessão, um protestante, primo de segundo grau da rainha Anne. Ele se tornou o Rei George I, e não falava nada de inglês.

Ao chegar da Alemanha, quando desembarcou em Greenwich ele queria falar “vim para o bem de vocês”. Mas o que ele acabou falando foi “vim para os bens de vocês”. Nada animador hein…

2. A família real atual tem sangue alemão

A rainha Elizabeth II e o Príncipe Phillip são tataranetos da rainha Victoria e do Príncipe Albert. O Albert era Alemão, nascido em Coburg. A mãe da Victoria era alemã. Inclusive já contei aqui uma outra vez que quando a Victoria e o Albert brigavam a discussão era em alemão – decerto pra ficar mais feio.

O nome da dinastia na época de Victoria e Albert era Saxe-Coburg and Gotha

Porém mais tarde, isso mudou quando o neto deles (o rei George V) teve que tomar esta decisão durante a Primeira Guerra Mundial. O avô de Elizabeth achou que não estava pegando bem a família real ter um sobrenome alemão, enquanto estavam na guerra justamente contra os alemães. Aí que ele muda então o nome da dinastia para Windsor, usado hoje.

Os saxões chegam no Reino Unido por volta do ano 410 e ficam até a invasão dos Normandos em 1066

Eles eram do Norte da Alemanha e do sul da Escandinávia. isso explica o fato de muitas palavras serem parecidas em alemão e inglês, porque a língua tem origem saxã. Como Bier/Beer e House/Haus, por exemplo.

O rei Edward VIII era simpatizante de Hitler

Mais tarde ele abdicou ao trono e o rei George VI assumiu – pai da Elizabeth.

Quando Edward VIII e sua esposa foram visitar Hitler em Outubro de 1937 em Berchtesgaden eles saudaram Hitler com uma saudação nazista e tudo. Muitos documentos foram revelados nos últimos anos que mostram como Wallis e Edwards VIII eram simpatizantes do cara do bigode.

Os nazistas gostavam disso e viam ele muito mais como um aliado do que o irmão, George VI. Quando a guerra começou Churchill mandou Edward VIII pras Bahamas pra que nenhuma influência acontecesse, talvez até alguma informação vazada, já pensou?

A relação dos dois países sempre foi muito próxima

Se for a Londres dá pra ver a sepultura do cachorrinho do diplomata alemão Leopold von Hoesch. Ele morreu em 1936 e era muito querido pelos governantes britânicos. A ele é creditada a aproximação do Reino Unido e da Alemanha no começo da década de 30.

Two World Wars and a World Cup

Este é o nome de uma música de jogo de futebol que surgiu depois de terem ganhado a copa de 66 da Alemanha Ocidental.

Primeira guerra mundial e o jogo de futebol no natal

É noticiado por aí que num Natal durante a Primeira Guerra Mundial os dois países fizeram um dia de paz onde trocaram presentes, mantimentos e até jogaram futebol. Não se tem muitos detalhes sobre este dia além de relatos através de cartas de soldados. Se sabe que algum tipo de confraternização de fato aconteceu.

Este comercial do Sainsbury’s ilustra um pouco desta história (já pegue o lenço):

Banheiros da Princesa Victoria

Este título ficou estranho né? Mas é quase isso.

A filha de Victoria e Albert, a Princesa Victoria, era casada com o Kaiser alemão. Ela estava muito incomodada com o fedor de Berlim e o cheiro que tinha nas ruas da cidade de… Mijo. Ela pediu pra que alguma coisa fosse feita e pra agradar e esposa o Kaiser encomenda vários banheiros públicos pela cidade, no estilo vitoriano, para que sua amada Victoria se lembre de Londres.

Este é um detalhe que ainda é possível ver pelas ruas de Berlim, porque muitos deles ainda existem.

Foto: RGBStock

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *