Os scones são os famosos bolinhos ingleses, que são ótimos acompanhados de clotted cream (nata) e geleia. Morango, frutas vermelhas e blackcurrant são minhas favoritas. Os scones fazem parte da tradição britânica e por isso que eles tão pintando aqui pelo blog.

Se estiver por Londres e quiser provar o afternoon tea, tem vários e muitos espalhados pela cidade. Vale a pena ficar de olho no Groupon UK pra comprar algum cupom (que esteja válido na época da tua viagem, claro). Além disso, tem algumas patisserie que oferecem um afternoon tea mais objetivo, “só” com scones e chá mesmo. Fui provar a da Patisserie Valerie e é demais!

//instagram.com/p/kzbe5BycfE/embed/

O afternoon tea com duas bebidas quentes (ambos pegamos chá), três scones, geleias, clotted cream e manteiga, mais um pedaço de bolo sairam por £ 11.40 pras duas pessoas. Ótimo!
Fui atrás de uma receita de scones fácil e rápida na internet e acabei encontrando várias. Porque é fácil e rápido. A que eu fiz aqui em casa é de ninguém mais ninguém menos que Mary Berry. Isso, aquela mesmo da BBC. Testei, provei e fiquei orgulhoso do meu trabalho. Espero te inspirar pra ir pra cozinha! =]

A receita completinha pra tu fazer em casa:

INGREDIENTES
  • 450g de farinha de trigo (3 3/4 xícaras)
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 75g de manteiga (5 colheres de sopa)
  • 50g de açúcar (se for de confeiteiro, melhor) (4 colheres de sopa cheias)
  • 2 ovos
  • 225ml de leite (3/4 xícara)
MODO DE PREPARO
  1. Unte uma forma grande ou duas formas (note que a receita rende uns 20 scones!). Pré-aqueça o forno a 220°C.
  2. Bata os ovos e misture com o leite. Tem que render cerca de 300ml. Reserve duas colheres de sopa dessa mistura em outro recipiente.
  3. Num terceiro recipiente, esmigalhe a manteiga esfregando ela na farinha de trigo até que fique parecido com uma farinha de rosca. Misture o fermento e o açúcar e continue mexendo (com a mão mesmo).
  4. Adicione a mistura de ovos e leite gradualmente e vá mexendo com a mão. Quando a massa tiver bem macia e começar a se desprender dos seus dedos é o ponto certo.
  5. Coloque a massa sob uma superfície com farinha de trigo e achate ela com a mão, ou usando um rolo. Ela deve ficar com uma espessura entre 1 e 2 cm. Use um cortador redondo de 5cm. Calma, calma. Eu usei um copo. Coloque ele sob a massa e de uma batida seca pra baixo. MAS CUIDADO! Não faça esse corte “rosqueando” o copo/forma na massa. Ele deve ser diretamente pra baixo pra crescer da forma correta.
  6. Faça os bolinhos de 1cm x 5cm até terminar com toda a massa e vá acomodando eles na forma com cerca de dois dedos de distância um do outro.
  7. Lembra daquelas 2 colheres de ovos/leite que tu separou lá no passo 2? Pegue um pincel (CALMA! Eu usei um guardanapo mesmo) e passe essa mistura no topo dos scones, como se fosse um verniz. Isso vai fazer eles crescerem retos.
  8. Asse por cerca de 10 a 15 minutos (até eles crescerem e ficarem com o topo dourado).
Prontinho! Sirva o mais rápido possível (quanto mais quente melhor) com geleias e clotted cream (nata) junto e misturado. Como já comentei, minha preferida é a de morango. Escolha um bom chá e deleite-se.

 

 

É bom de café da manhã, de sobremesa e pro café/chá da tarde.
Se fizer ela, fotografar e colocar na rede social, não deixa de me mandar o link ali pelos comentários, tá?Ah… E se tiver alguma outra receita (de scones ou não), não deixa de compartilhar por ali também.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excelência TripAdvisor
Pesquise seu hotel
Booking.com
Novidades por e-mail
* indicates required
MEUS PARCEIROS