mulher de touca olhando baleias no norte da noruega

1 – O lugar mais feliz da Terra

A Noruega está sempre nos top 3 dos países mais felizes do mundo e em 2017 a Noruega ficou em primeiríssimo lugar. Isso levando em consideração o equilíbrio saudável na prosperidade e um alto capital social, o que leva a uma confiança na sociedade, baixos níveis de desigualdade e confiança no governo. 

2 – Um dos países mais seguros do planeta

A taxa de crimes na Noruega é super baixa, o que torna um dos países mais seguros de se morar e visitar. Até mesmo a capital Oslo é tri segura. Lembrando que os famosos pickpockets existem em todo lugar, então atenção nunca é demais.

3 – Respeito pela Natureza

A vida ao ar livre na Noruega é muito grande. Atividades como trilhas, acampamento ou esqui é o que mais tem. Natureza é o que não falta e o respeito a ela é nítido. Fizemos uma trilha de 12h até o “topo do mundo” até um lugar chamado Trolltunga. Dá uma conferida aqui onde eu conto nossa experiência e como se preparar.

4 – A vida salvagem

Falando em natureza, a vida selvagem varia de ursos polares (apenas em Svalbard) a alces, baleias, lobos, ursos, renas e pássaros. Inclusive, a Noruega tem lugares incríveis para observação de pássaros, com uma variedade nativa da de mais de 300 espécies de pássaros. Um grande sonho nosso e ver o Atlantic Puffin. Vai dizer que não é lindinho? =)

Ao norte da Noruega, em Tromso, foi onde fizemos um passeio para ver as famosas baleias assassinas, ao ar livre no seu habitat natural, com um barco elétrico para não interferir na vida delas. Falei mais neste post aqui sobre essa nossa experiência.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Que dia especial. A área de Skjervøy é onde as baleias orca amamentam então é fácil ver várias aparecendo na superfície, e até algumas com seus bebês. O barco híbrido da @brimexplorer muda pra elétrico quando chega pertinho delas pra não influenciar no habitat e cada movimento é mágico. Elas desfilam e parecem posar pras fotos, querendo arrancar suspiros e “uau” de quem assiste elas em silêncio. O dia gelado tinha um ar de expedição. Pertinho do ártico, a latitude 70.04 deixava tudo frio como quem estava dentro de um documentário. Mas não. O sol iluminando sutilmente sem dar as caras e o vento forte no rosto criaram uma atmosfera sem igual, onde nada mais importava a não ser o som das baleias de um lado pro outro. E na última noite a aurora deu as caras de novo. Com mais força e mais vontade, nos convidando a voltar pra Noruega de novo. Quem quer mais Noruega aqui!? 🇳🇴 #noruega #norway #natureza #baleia #orca #mar #oceano #artico #viagemestadao #europa #lonelyplanetbr #viagem #turismo #revistaviajar #tourpelomundo #dicasdeviagem #viagemtop #instatravel #missãovt #brasileirosporai #sourbbv

A post shared by Rafa Maciel | Guri in London (@guriinlondon) on

5 – Estradas boas

Ahhhh a qualidade das estradas. É coisa de outro mundo. Cuidado pra não pisar muito porque a multa de excesso de velocidade é salgada – e pela tua segurança, claro. Mas tem vezes que sem perceber a gente passa do limite de velocidade, de tão gostoso que é. A Estrada Atlântica é outro sonho que a gente precisa realizar. Ainda queremos passar pelas suas pontes curvadas sobre o mar da Noruega. A Noruega também tem o maior túnel de estrada do mundo, o tunel Lærdal com 24,5 quilômetros. Passamos por lá e falamos mais nesse post aqui e mostrei no Instagram (ainda dá pra ver nos meus destaques aqui).

Estrada Atlântica (Atlantic Road) na Noruega

6 – Aurora boreal

Se você estiver no inverno no norte na Noruega por pelo menos uma semana (e tiver sorte) há chances de ver essas luzes verdes dançando no céu. Em novembro de 2019 conseguimos avistar duas vezes. Considerando que ficamos uma semana e que pegamos muuuita neve e chuva, até que rolou bem. Conseguimos ver de levinho a bonita no céu.

7 – O sol da meia-noite ou a escuridão do meio-dia

Ao norte da Noruega em Tromsø, os dias ficam mais longos no verão. Ma muito mais longos. Há um período conhecido como sol da meia-noite onde o sol nunca se põe e isso acontece de maio a julho. Já no inverno o sol nem sequer aparece e isso acontece entre fim de novembro a meio de janeiro. Fomos nessa época, quando o sol não nascia, mas tínhamos uma leve claridade por pouquíssimas horas no dia. Essa foto aqui embaixo foi feita às 14h27 na volta do nosso passeio para ver as baleias que falei ali em cima. E essa bola laranja era a Lua dando oi e iluminado.

14h27 da noite no inverno no norte da Noruega.

8 – Fiordes

A primeira razão que faz da Noruega um destino de sonho de todo o mundo é, sem dúvida, fiordes. E não é por nada, são obras primas de uma beleza intocada, e não precisa de um cruzeiro longo pra se encantar. Tem vários passeios de barcos de alguma horas que já da um gostinho e se apaixonar pela paisagem. Fizemos um aqui.

9 – Cachoeiras

Graças em parte ao grande numero de geleiras na Noruega, há uma abundância de cachoeiras. Algumas são meros filetes em determinadas estações, mas outros são atrações poderosas e impressionantes ao longo do ano.

10 – Não conheci lugar mais bonito que a Noruega

A quantidade de paisagem para fotos é abundante. Em qualquer estação do ano, de norte a sul, inverno ou verão. Cada cantinho parece uma pintura.

 

E pra ti, qual a razão de ir pra Noruega?

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excelência TripAdvisor
Pesquise seu hotel
Booking.com
Novidades por e-mail
* indicates required
MEUS PARCEIROS