Como usar o Oyster Card, o cartão do transporte de Londres

por Rafa
21 janeiro 2018

Se tu está planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: prepare-se pra usar o transporte público. Pode ser que o Oyster seja vantagem pra ti, ou pode ser que um cartão por aproximação seja mais conveniente. Neste post te explico tudo.

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

NUNCA, JAMAIS compre um ticket avulso de papel no metrô.

O Oyster é um cartão inteligente que sabe direitinho o quanto cobrar de ti, e comprando ele do jeito certo tu vai economizar dinheiro em Londres com certeza! Se tu tiver um cartão por aproximação, pode usar ele como se fosse o Oyster Pay As You Go (detalhes do Pay As You Go abaixo). Eu indico fazer um cartão da Wise pra pagar só 1.1% de IOF e um câmbio mais barato. IMPORTANTE: Não precisa cadastrar o cartão por aproximação em lugar nenhum. É só chegar na catraca e aproximar ele. Simples assim.

O Oyster não devolve mais as £ 5 de caução. Agora ele custa £ 5. Então se for usar até 6 dias completos eu indico usar um cartão por aproximação (cada pessoa precisa de um, igual ao Oyster).

Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.
£ 15 de crédito no primeiro uso do Airbnb.

COMO COMPRAR

Nas máquinas de qualquer estação de metrô - seja no centro ou no Heathrow. Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.

Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.

Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação...

ONDE O OYSTER É ACEITO?

No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel. Depois clica aqui pra ver o mapa e pesquisar pelo nome dela.

entrada do metrô de Piccadilly Circus com prédios da regent street ao fundo

QUANTO VOU PAGAR COM O OYSTER?

Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).

Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 5. Este valor não é mais devolvido e é perdido - é o custo do cartão.

Pra começar, descubra qual zona do metrô está o seu hotel:

Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres (ingressos aqui), você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.

Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Agora busque por ela nesta lista e veja qual a zona que ela está (a quarta coluna é o número da zona). Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui. Se preferir ver as estações e zonas no mapa, clique aqui.

Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:

7 day Travelcard

Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira - inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.

O preço pra uma semana pra 2022 é:
Zonas 1 e 2: £ 38.40
Zonas 1 a 3: £ 45.20
Zonas 1 a 4: £ 55.20
Zonas 1 a 5: £ 65.70
Zonas 1 a 6: £ 70.30

ônibus de dois andares de Londres decorado com poppies, as papoulas em ruas da city of london

Pay As You Go

Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.

Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) pode usar ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!

Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar. Os limites do Oyster Pay As You Go pra 2022 são:

Zonas 1 e 2: £ 7.70 por dia
Zonas 1 a 3: £ 9.00 por dia
Zonas 1 a 4: £ 11.00 por dia
Zonas 1 a 5: £ 13.10 por dia
Zonas 1 a 6: £ 14.10 por dia
Zonas 1 a 9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £ 20.00 por dia

Ou seja, pode usar sem parar que dentro do mesmo dia ele vai cobrar apenas £ 7.70 (zonas 1 e 2). Os dias começam a contar às 4h da manhã.

Depois de uma viagem vai ter pago £ 2.50. No mesmo dia fez outro trecho e agora já descontou £ 5 no total. Depois do terceiro trecho vai ser £ 7.50 no total. Mas quando fizer um quarto trecho (nas zonas 1 e 2) o quarto trecho vai cobrar £ 0.20 e bater no teto de £ 7.70. E quando faz um quinto trecho já não cobra nada e começa a viajar de graça dentro do mesmo dia. No dia seguinte a contagem começa novamente.

Estes cálculos são feitos de forma automática pelo cartão. Não precisa se preocupar em informar antes quantos dias vai usar. Basta carregar com o valor desejado. Pode até carregar com £ 10 e depois carregar mais, não precisa colocar tudo de uma vez só. Se carregar a mais e sobrar dinheiro já explico o que fazer.

Confira os preços no site oficial aqui.

Mas eu vou ficar 10 dias!

Sem problemas meu caro, o oyster te permite combinar as duas opções. Ou seja, ao comprar faça o seguinte:
- 7 day travelcard: £ 38.40
- Top-up (recarga) de £ 25 (3 dias x £ 7.70 por dia = £ 23.10) - pode ir recarregando aos poucos, conforme for utilizando

E se eu pegar o transporte pra ir do Heathrow pro meu hotel?

Sem problema algum também! Só vai ter que considerar que ele vai te cobrar por estar andando fora das zonas contratadas (afinal o Heathrow é zona 6).

Se estiver usando o Travelcard também faça uma recarga (top-up, em inglês) de £ 5. Como saiu do pacote contratado (zonas 1 e 2) ele vai cobrar uma tarifa complementar que vai ficar em volta de £ 3.

Se estiver usando no modo Pay As You Go, neste dia o limite diário vai ser das zonas 1-6, que é de £ 14.10. No dia seguinte ele vai cobrar o diário apenas das zonas por onde trafegar, ou seja, se ficar só na região central, ele vai cobrar no máximo £ 7.70 naquele mesmo dia.

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que é vantagem carregar no meu Oyster card?

Simples:

Usando transporte de 1 a 5 dias: pay as you go (calcule £ 7.70 por dia de uso), preferencialmente um cartão por aproximação.
Usando transporte de 6 a 7 dias: 7 day travelcard
Usando transporte de 7 a 12 dias: 7 day travelcard + crédito pros demais dias (calcule £ 7.70 por dia de uso a partir do 8º dia)

Pra ajudar no cálculo:
- Trecho entre as zonas 1 e 2: £ 2.50 (consulte trechos específicos aqui)
- Trecho nas zonas 1 até a 6 (vindo ou indo pro Heathrow, por exemplo): £ 5.50 (ou £ 3.50 se for fora da hora do rush)
Isso é útil caso planeje fazer apenas a viagem do hotel ao aeroporto ou vice-versa dentro do mesmo dia.

CRIANÇAS

De 0 a 10 anos é grátis.
De 11 a 15 anos: compre um Oyster normal e carregue como se fosse usar o Pay As You Go. Chame um funcionário e avise ele que a criança tem 14 anos ou menos. Ele vai configurar o Oyster e ele vai passar a cobrar apenas 50% da tarifa do transporte público.

COMO USAR

- Sempre aproxime o Oyster da bolinha amarela que estará do seu lado direito.
- Sempre aproxime o Oyster na entrada e na saída - só assim ele vai saber o trecho que fez e se está dentro da zona contratada ou se tem que te cobrar a mais. Se esquecer de aproximar no momento da saída ele vai te cobrar como se tivesse ido até a zona mais distante da cidade naquele trecho.
- No ônibus aproxime o Oyster do dispositivo apenas na entrada (a tarifa é a mesma independente da zona).

símbolo do metrô de londres com o big ben ao fundo iluminado, à noite

E se sobrar dinheiro?

Evite deixar um saldo com mais de £ 10 no teu Oyster. Se sobrar mais, o procedimento pra resgatar o valor é diferente e mais burocrático. Sobrando até £ 10 basta ir nas máquina do metrô que diz "refund" e "notes given" em cima delas. Ali aproxime o Oyster e selecione à direita da tela a opção "Pay As You Go Refund". Ele vai mostrar o saldo e devolver o dinheiro. O Oyster é teu de presente. 😉

Pra terminar, mais uma simulação:

Chegando por King's Cross de Paris e não usando mais metrô no mesmo dia (apenas o King's Cross/Hotel) + 10 dias em Londres + o dia de ir embora via Heathrow (apenas o Hotel/Heathrow neste dia):
- 7 dias: 7 day travelcard £ 38.40
- 3 dias: Pay As You Go £ 23.10
- Chegada (King's Cross/Hotel): £ 2.50
- Saída (Hotel/Heathrow): £ 5.50

Neste exemplo seria £ 38.40 do travelcard + £ 31.10 de extras dos outros três itens. Então a compra seria:

  • Oystercard com 7 day travelcard zones 1-2: £ 38.40
  • Top-up (recarga) de £ 30 (pra dar conta dos £ 31.10 extras, mas talvez depois tenha que carregar com mais £ 5)
  • £ 5 do custo do cartão
  • TOTAL: £ 73.40

É isso aí, espero que tudo tenha ficado claro e tenha aprendido a usar o teu Oyster da melhor maneira, e assim o transporte de Londres não seja tão caro! 🙂 Faz o seguinte, dá uma olhada nos links abaixo pra mais dicas:

Mais sobre o assunto:
- "Regras" do metrô
-
 Night tube - o metrô noturno de Londres
- Como planejar tua viagem pra Londres

0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
195 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lucas Gabriel
Lucas Gabriel
1 year ago

Rafa, só pra fixar: por £7,70 eu ando à vontade de metrô nas zonas 1-2 e em qualquer área de ônibus ?

Outra coisa, vi que algumas estações estão em zona 2/3, qual devo considerar aqui ?

Orlando Valente
Orlando Valente
1 year ago

Rafa, muito legal o teu canal e site. Gostaria de saber qual a melhor escolha pois estou viajando com minha esposa e meu filho de 13 anos para efetuar curso durante 30 dias. Estamos com apartamento na zona 3 mas estação mais próxima já esta na zona 4. A localização do curso e na zona 1. Existe um cartão Oyster para família? teria que comprar Oyster para cada um? Carrego os Oysters com o total do período ou carrego semanalmente? Grato antecipadamente

Patricia Pippi
Patricia Pippi
1 year ago

oi Rafa! Teu site é apenas NECESSÁRIO para ir pra Londres. Vou ficar o mes todos de fevereiro e pretendo inclusive fazer passeios contigo. Compro o Oyster a cada 7 dias? Ou uso o Wise?

Geraldo Tavares
Geraldo Tavares
1 year ago

Boa dia. excelentes dicas . Só confirmando : vou passar 16 dias na Grã Bretanha , sendo 12 dias em Londres e arredores e 4 dias na Escócia. Neste caso seria mais vantajoso compra o Travel card de 7 dias e depois renovar comprando outro cartão travel card para mais 7 dias ? Tenho o cartão Wise .

Fernanda
Fernanda
1 year ago

Olá Rafa, tudo bem?
Suas dicas salvam! Obrigada por compartilhar tanta informação conosco!
Olha só, chego em Londres agora dia 21/10 às 7h. Fico 7 dias cheios e no 8º dia meu voo será às 21h. Então terei 7 dias cheios e 2 incompletos para transporte, sendo que esses dois incompletos usaremos o metrô até o aeroporto.
O wise também funciona como o Oyster na modalidade de 7 dias ou nesse caso será cobrado o topo diário de cada zona que for usar?
Outra coisa, se puder me responder, irei viajar com meu esposo e a nossa bebê. O transporte tem acessibilidade para carrinhos? Bebês são bem-vindos em museus e demais atrações?
Muito obrigada!!!

Patricia Camargo
Patricia Camargo
1 year ago

Obrigada pelas explicações. Uma dúvida : o pagamento de transporte por contactless ainda conta de segunda a domingo ? Vou ficar de sexta a quarta em Londres, a informação que me deram é que o Oyster pass começa a contar no dia de uso e não toda segunda feira como seria o contactless. É isto mesmo ?

Claudiane
Claudiane
1 year ago

Olá, uma dúvida, irei usar as zonas de 2 a 4, mas que passa pela zona 1, posso contratar o travel card da zona 2 a 4, ou preciso contratar o travel card de 1 a 4 mesmo que eu não vá descer na zona 1?

Ana Paula
Ana Paula
1 year ago

Oi Guri, suas dicas são top demais e gostaria de saber se ainda existe a modalidade de travelcard por mês? E se posso utilizar o contactless para uso de travelcard ou se é apenas para pay as you go?

Adriana Mendes
Adriana Mendes
1 year ago

Oi, Rafa! Suas dicas e seu canal são ótimos! Parabéns! Só pra ver se eu entendi certo: mesmo o Wise por aproximação tem esse limite de valor diário máximo de transporte de 7,70 nas zonas 1 e 2, correto? Ou seja, ele sai mais barato q o Oyster no sistema Pay as you go já q não pagaremos as 5 libras dele, né?!

José Luís
José Luís
1 year ago

Olá! Vou passar 5 dias em Londres, faremos uma visita básica, ao pontos mais conhecidos, tenho cartão Wize. Fica mais barato eu usar o wise e esquecer as outras formas de pagamento? Grato.

Rose NB
Rose NB
1 year ago

Mlehor expliaçao nao encontre, parabens e muito obrigada pelo teu video

Diva
Diva
1 year ago

Nossa, deixa ver se eu entendi! RS
Dia 1: Vou chegar pelo Heathrow e meu Hotel fica na King Cross - (ZONA 1 e 6). 14,10
Dia 2 e 3: Atrações de Londres - (Zona 1 e 2). 7,70
Dia 4: Harry Potter - 20,00

Isso? 41,80 de crédito no Oystercard Pay As You Go

Diva
Diva
1 year ago
Responder para  Rafa

verdade!!! rsrs...
Se puder me responder mais uma pergunta, ....
Posso usar cartão de crédito de aproximação ou APENAS de débito?
Caso o de crédito seja aceito tb, pagaria APENAS o IOF a mais, correto?

Diva
Diva
1 year ago
Responder para  Rafa

Obrigadíssimo!! Super esclarecido!!! Arrasou

Raíssa Accarini
Raíssa Accarini
1 year ago

Oi Rafa! Obrigada pelas infos.
Irei pra Londres em dezembro e chego em uma quinta feira para ficar 7 dias. Só usarei zonas 1 e 2, exceto na chegada que precisarei ir de Heathrow para o centro (na volta irei de Uber). É mais vantagem eu pegar o Oyster Travelcard de 7 dias + recarga de £5 para a viagem do aeroporto ao centro? E isso mesmo?
Fazendo tudo com wise sairia mais caro?

cristiano fontana
cristiano fontana
1 year ago

Eu e minha esposa podemos usar apenas UM cartão wise para nós dois pagarmos duas passagens de ida e duas de volta no metro, onibus.. etc ?

neste caso 2 passagens de ida 2x2,50 = 5 + volta 2x2,50 = £ 10,00.

Ou o cartão wise neste caso precisa ser igual o Oyster Card, unitário ?

Carlos Postiga
Carlos Postiga
1 year ago

Olá Rafa, muito legal seu trabalho. Parabéns.

Estou com uma dúvida sobre usar meu cartão de aproximação como você diz aqui. "Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) pode usar ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!"

Tenho um cartão do Banco do Brasil e outro do Standard Bank (uk) Como faço para usa-los, não consegui ver o procedimento? É no site do Oyster na hora que estiver contratando o serviço?

Cordialmente,

Carla Luz
Carla Luz
1 year ago
Responder para  Rafa

Então poderei usar um cartão por aproximação na catacra mesmo que seja numa estação mais longe? (pensando no percurso para chegar até o estúdio do Harry Potter)... é só usar o cartão? Mesmo mesmo? Porque eu tenho cartão na Nomad e tem aproximação... acho que seria bem interessante isso.

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 maio 2024
Turismo em Londres

30 anos do Eurotunel

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
24 abril 2024
Turismo em Londres

Como trocar notas antigas de Libra

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    195
    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x