Tu já deve ter ouvido falar que a imigração em Londres é chata, que eles são exigentes e isso e aqui. Pois bem, tenho que dizer que muita coisa é verdade sim. Maaaaaaas…

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que ninguém fala é que se tu vieres bem preparado, com os documentos certos e etc, não há o que temer. Uma coisa importante: não é necessário visto para Londres em viagens de turismo de até 6 meses. O visto é na verdade concedido no momento de chegada no aeroporto.

Ao te atender, o oficial de imigração (lembra que ele não te conhece) vai decidir se deixa ou não tu entrar no país (tudo vai dar certo, calma). No caso de brasileiros o “medo” é que a pessoa entre no país e fique morando ilegalmente, então o que tu precisa provar pra ele é que tem vínculo no Brasil e precisa retornar; e que tem condições de se manter no país.

Este é o trabalho dele. As conclusões vão ser em base nas perguntas que ele fizer e no que conseguir provar. Por isso muitas vezes recebo a pergunta “não falo inglês, e aí?”. E aí que tem que dar um jeito de se comunicar com ele, e se não conseguir ele vai chamar um tradutor ou alguém pra ajudar. Não é pré-requisito falar inglês. O pré-requisito é provar que tem condições de se manter e que não quer ficar morando no país. “Ah Rafa! Mas eu não quero ficar morando no país“. Legal. Eu sei disso, tu sabe disso, mas o oficial precisa saber disso. Lembra que tem muita gente que mente pra eles e tenta passar a perna. Então o trabalho dele é ter certeza que tu estás falando a verdade.

Isso que é importante ter em mente ao passar pela imigração. Que não é um teste, não é pra pegar no teu pé ou fazer se sentir inferior. Mas sim pra ter certeza que a pessoa que está sendo admitida no país vai mesmo fazer o que está dizendo que vai fazer.

Dá uma olhada em todas as dicas sobre imigração em Londres:

Os documentos precisam ser originais. Não por burocracia, mas pra ter certeza de que não é um documento falso, fabricado pra aquela situação. Precisam estar em inglês e segundo o site a tradução precisa ser juramentada. Eu sei de muuuuita gente que passou com tradução simples e não teve problema nenhum.

O que precisa mostrar ao oficial de imigração no momento da chegada:

  • Quem tu é?
    – Passaporte válido pro período total da estadia (recomendo no mínimo 6 meses de qualquer forma)
  • O que tu faz?
    – Carta da empresa onde trabalha: especificando o salário, o dia que retorna das férias e o que mais julgar importante pra comprovar o vínculo com o Brasil.
    – Se for dono da empresa pode ser pro-labore ou contrato comprovando.
    – Em caso de autônomo, precisa comprovar que trabalha com o que for. Seja através de declaração do contador, ou de faturas enviadas pra clientes, ou até de extrato bancário comprovando os rendimentos. Traga até o cartão de visitas ou flyers de divulgação que ajude a comprovar isso.
    – Estudante: matrícula da Universidade ou então carta comprovando que está matriculado ou de férias. Currículo escolar mostrando o andamento do curso também pode ser interessante. Se for o caso de os pais pagarem a viagem, precisa dos documentos deles comprovando o que eles fazem
  • O que vai fazer no Reino Unido?
    – Roteiro de viagem: é importante saber o que vai visitar pelo país. Pode ser que o oficial faça perguntas do roteiro de viagem pra testar se realmente está a turismo e sabe o que tá visitando. Por isso comprar ingressos antecipados também já pode ser uma ajuda.
    – Vouchers: é essencial mostrar onde vai ficar hospedado. Pode ser o voucher do hotel ou então carta-convite de amigo declarando que vai ficar na casa dele.
    – Dinheiro: não há no site do governo nada que diga o valor mínimo recomendado por dia. Vai do bom senso e de planejamento mesmo.
    – Passagem de ida e volta: pra comprovar o dia da saída do Reino Unido.
  • Documentos adicionais e informações complementares
    – Passaportes antigos, se houverem
    – Vistos de outros países – como o visto americano, por exemplo
    – Documentos de casa ou carro, se houverem
    – Todos os documentos devem ser originais
    – Todos os documentos devem ter uma tradução em inglês (recomendo uma tradução simples, maaaaas no site pede que seja inserido os dados do tradutor – ou seja, por sua conta e risco, beleza?).

Se tu estiver viajando com a família ou amigos, vocês podem passar juntos, no mesmo guichê da imigração.

Se tu não fala inglês (cabe ao oficial da imigração julgar isso), o oficial vai chamar um tradutor ou até outra pessoa da fila pra intermediar a conversa. Mas tenho várias dicas de como preparar o teu inglês pra imigração neste post. Não chega falando que não sabe inglês sem nem tentar ou muito menos demandando um tradutor.

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

Caso tu esteja desempregado, tem que provar primeiro de tudo de onde saiu o dinheiro da viagem. Se foi de um fundo de garantia, prove isso. Se foi alguém bancando a viagem, prove isso (com carta da pessoa declarando isso). Depois, prove o máximo que conseguir que precisa voltar pro Brasil. O emprego é um grande vínculo, mas não tem nada de mais de tirar uns meses sabáticos e passar um tempo estudando em Londres, por exemplo. Só precisa provar que não tem intenção de ficar ilegalmente no Reino Unido.

Viu só, se preparando bem não há com o que se preocupar. Dê sempre respostas diretas e objetivas. Vem tranquilo e confiante que tudo vai dar certo e lembrando que não tem nada a esconder.

Tem alguma dica adicional ou um relato da imigração de Londres? Usa o espaço dos comentários pra me contar tudo e ajudar outras pessoas, combinado? 🙂

(Imagem site: contando as horas)

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

141 comentários! Deixa mais um?

  1. Oi, Rafa. Primeiro obrigado pelas dicas.

    Minha dúvida é que estou viajando com uma amigo. Ele é meio desligadão, só quer ir viajar, mas não se importou muito com os processos de agendamento de hoteis, passagens. Ou seja, ele me ajudou a pagar, mas não tá nem ái. Tanto que o hotel está em meu nome apenas. Posso ser entrevistado junto com ele? Porque ele não fala inglês, e mesmo que falem português com ele aposto que ele não vai saber nem o dia da volta dele para o Brasil (rsrs).

  2. Olá Rafa! Nossa que bom ter uma pessoa como você para tirar as nossas dúvidas!
    Bem, a minha dúvida é a seguinte, estaremos indo para o reino unido eu, meu esposo e nossos dois filhos, ainda pequenos. Meu esposo e comerciante, tem uma pequena empresa, e eu sou auxiliar administrativo. Quanto a isso ok! Temos um amigo que mora aí em Bristol, ele quer nos enviar uma carta convite, mas eu vi alguns vídeos e li algumas coisas sobre pessoas que não conseguiram passar pela imigração com a carta convite, por eles acharem que a pessoa tem a intenção de permanecer no país, o que não é o nosso caso! O que você me recomendaria, a carta convite ou reservas de hotel, qual seria melhor? Desde de já agradeço!

    • Olá!
      Eu recomendo irem pelo mais simples: se vão ficar na casa dele, use a carta-convite.
      Se vão ficar em hotel, usem as reservas de hotel.
      Quanto menos rodeios melhor. =)
      Espero ver vocês em um dos meus passeios aqui.

      • Fala Rafa blz
        Estou fazendo curso de inglês em Londres e queria visitar países da Europa no fim de semana, tenho o carimbo de 6 meses do início da semana
        Quando voltar a Londres segunda, vou fazer todo o processo de imigração de novo? Carimbo novo? Ou quando olharem o carimbo já passo? Tem algum risco de reclamarem, problemas de ficar entrando e saindo?

        Vlw

        • Oi Fernando!
          Sim, vai fazer imigração de novo e receber um novo carimbo, provavelmente com tempo menor. Pode ficar 6 meses dentro do período de um ano. Então vão ver a tua entrada, a saída e dar um tempo menor desta vez.
          Problema nenhum em ficar entrando e saindo, todo mundo é livre. hehehe
          Valeu!

  3. Olá, Rafa. Estou em Londres a estudos mas estou com o visto turismo. Gostaria de saber sobre esse visto standard visa. Ele dura 6 meses. Eu tenho todos os documentos e passagem de volta. Gostaria de saber se posso transitar pela Europa com esse visto e re torna para Londres sem perder. Pois tenho uma passagem comprar para Portugal no fim de semana para ver família e retornar. E gostaria de saber se eu perco esse visto

    • Olá beleza?
      Pode sair e entrar do país a vontade. O que não pode é exceder 6 meses dentro de um ano. Ou seja, pode ficar 5 meses no UK, um tempo fora e depois ficar mais 1 mês no UK. 😉
      Valeu!

  4. Oi Rafa!! Muita bacana tua página. Estou pegando altas dicas.
    Então, vou pra Londres no próximo dia 24. Meu irmão tem cidadania e vive com o namorado que é inglês e tem um pub.
    Eu irei sozinha, por 20 dias, vou ficar hospedada na casa deles e meu irmão quem me deu as passagens e vai me “bancar”. Eu mesma só tenho 1000 libras que juntei de quando estava trabalhando e vou levar a declaração da faculdade de ‍♂️ estou de férias. Minha casa é própria, mas é familiar. Está no nome da minha sogra. O qu mais vc acha que pode ajudar pra que não encrenquem comigo? Desde já, agradeço!

    • Oi Renata!
      Me parece que tá tudo certo com os documentos, pede pro teu irmão e o namorado fazerem uma carta-convite dizendo que vai ficar com ele e que vão custear tuas despesas.
      De resto, dá uma lida de novo nos documentos recomendados e veja se tem algo a mais que pode ajudar a mostrar vínculo com o Brasil. Isto é o principal no teu caso, que tem alguém conhecido aqui.
      Valeu!

  5. Fala Rafa, beleza, me diz uma coisa, eu estou indo visitar uma amigo em Londres, mas eu e minha namorada nao falamos nada de Ingles, na hora da imigração tenho a opção de falar em português?

    • Oi Alex!
      não tem não. Se não conseguir se comunicar (recomendo tentar antes), o oficial que vai julgar isso e chamar alguém pra ajudar.
      Valeu!

  6. Olá Rafa, tudo bem?
    Parabéns pelos seus vídeos são muito bons e explicativos.
    Sobre a imigração, eu e minha esposa no casamos recentemente e o passaporte dela está com nome de solteira ainda, não vai dar tempo de solicitar um novo. Você vê algum problema nessa questão?
    Nós vamos falar que somos casados, caso eles peçam a certidão de casamento, você acha que pode dar algum problema por causa do nome? Ou é só explicar que fica tudo certo? Valeu

    • Oi João!
      Essa questão é bem delicada e não sei te informar. O que eu recomendaria seria fazer um passaporte, mesmo que de emergência. Porque legalmente ela já mudou de nome.
      Mas recomendo contatar a LondonHelp4U que eles vão saber te instruir melhor do que eu (são profissionais da área): [email protected]
      Valeu!

  7. Olá Rafa!
    Farei uma viagem para a Europa em Dezembro com familiares. Chegaremos em Portugal, de lá iremos para Londres e depois seguiremos para França e Itália. Com certeza faremos passeio com vc. Já li e ouvi de algumas pessoas que só fazemos a imigração no país que chegamos, nos outros não é necessário. Isso procede para a Inglaterra? É necessário fazer imigração mesmo já tendo feito em outro país da Europa? Essa é minha dúvida. Agradeço a atenção e parabenizo pelo excelente conteúdo!

    • Olá Débora!
      Aeee que demais, vão curtir muito os passeios. =)
      No caso do Reino Unido é um pouco diferente. Mesmo que já tenha feito no continente (espaço Schengen) ao entrar aqui tem que fazer de novo, e ao entrar no continente de novo (caso seja o caso) faz imigração novamente.
      Obrigado pela mensagem, abraço!

  8. A namorada pode responder por mim na imigração? Caso o inglês não saia na hora ou tenha perguntas mais complexas.

  9. Olá Rafa,
    Estou indo para o Reino Unido em maio, meu namorado vai comprar a minha passagem para passar 3 meses e mandar por e-mail a carta convite. Não estou levando dinheiro porque ele disse que se responsabiliza com as despesas. Meu passaporte está em dias, mas é possível entrar no País sem dinheiro? Estou preocupada e com muito medo de não conseguir. Me ajuda por favor!

    • Oi Rosy!
      Eu acredito ser possível sim, mas recomendo que ele faça uma carta bem completa com detalhes de onde trabalha, etc. Pra provar que pode te sustentar aqui mesmo.
      Pode haver desconfiança por parte do oficial se não vai estender tua estadia e ficar aqui irregularmente, é importante vir com documentos que comprovem vínculos com o Brasil. Trabalho, cursos, patrimônio, etc.
      Boa sorte!

  10. Rafa, tudo bem? Amoooo seus vídeos e o conteúdo do seu site e estou me organizando pra fazer o pub tour com você. Bom, chego em Londres no final de março e estou com uma dúvida quanto ao meu documento de comprovação de férias. Trabalho em uma multinacional e a empresa fornece a declaração já em inglês, porém, me casei e meu nome ainda está de solteira em alguns documentos, como por ex. na empresa. Meu passaporte, tickets e reservas estão com sobrenome de casada e a declaração com nome de solteira. Vc acha que dá algum problema?

    • Oi Lais, beleza?
      Obrigado pelo comentário. Espero te ver no passeio dos pubs.
      Não deve ter problema não. Tudo é explicável. Traz a certidão de casamento sim, se possível faz uma tradução dela, que qualquer coisa mostra a certidão e comprova teu nome de solteira e que a empresa não atualizou e tal.
      A empresa não consegue te fornecer outra?
      Valeu!

  11. Bom dia Rafa, curti muito seu video irmao… vou p Inglaterra em marco/2019, assumo que estou um pouco assutado com algumas postagens, ainda mais pelo motivo a qual nao falo ingles… sou casado, tenho 3 filhos, trabalho, estudo, vou viajar sozinho por conta de que minha mulher n conseguiu ferias nesse mesmo mes que eu,minha dúvida é.: por eu n falar ingles, de cara, assim que eu for intrevistado ja dizer que n falo inglês? Vou viajar durante 12 dias, 3 em portugal, 3 na belgica e 3 na Inglaterra, em seguida volto novamente p portugal onde de la volto p brasil. Meu unico medo e somente por n falar mesmo o ingles

  12. Bom dia!! Adorei seu blog e já tirei algumas dúvidas…

    Porém a minha dúvida é, eu não falo inglês e irei para Londres nas minhas férias em Maio 2019 visitar meus tios, posso pedir um tradutor na entrevista?
    Ou poderia levar uma carta em inglês dizendo que estarei passando férias de tal dia até tal dia, quanto estou levando de dinheiro, essas coisas?

    • Oi Amanda.
      Não pede tradutor não. Eles vão pedir se julgarem necessário.
      Também não é uma boa ideia levar esta carta com estas informações. É melhor se preparar antes do que levar tudo decorado – vai pegar um pouco mal.
      Se eles veem que não fala inglês, vão chamar algum outro brasileiro que fale da fila pra poder te ajudar.
      Recomendo dar uma olhada neste post: https://guriinlondon.com/2018/11/ingles-imigracao-londres.html

  13. Oi rafa! Amei seus posts, estão ajudando muito pra planejar minha viagem, acabei encontrando esse aqui, e estou com uma dúvida, vou passar ano novo com meu namorado (que é britanico mas mora na polonia), de alguma forma isso pode me ajudar a passar mais tranquila na imigração? Devo levar algum documento dele ou algo do tipo?
    Também aceito dicas de tours rs
    Obrigada <3

    • Aeee demais!
      Pode passar tranquila na imigração. Se ele estiver contigo, vocês dois passam pela fila de “resto do mundo” (não-europeu e não-britânico). Se ele não estiver contigo, a informação acaba sendo irrelevante pra imigração (a não ser que vá visitar familiares dele, daí pode fazer uma carta-convite). Se ele já estiver te esperando em Londres, pede pra ele fazer uma carta-convite (modelos no Google).
      Sobre dicas de tours: vários! Tudo em guriinlondon.com/tours
      Valeu!

  14. Oi Rafa tudo bem ??? quando passamos pela imigração e estamos em família passam todos juntos ou cada pessoa vai passar individualmente?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com