Tu já deve ter ouvido falar que a imigração em Londres é chata, que eles são exigentes e isso e aqui. Pois bem, tenho que dizer que muita coisa é verdade sim. Maaaaaaas…

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que ninguém fala é que se tu vieres bem preparado, com os documentos certos e etc, não há o que temer. Uma coisa importante: não é necessário visto para Londres em viagens de turismo de até 6 meses. O visto é na verdade concedido no momento de chegada no aeroporto.

Ao te atender, o oficial de imigração (lembra que ele não te conhece) vai decidir se deixa ou não tu entrar no país (tudo vai dar certo, calma). No caso de brasileiros o “medo” é que a pessoa entre no país e fique morando ilegalmente, então o que tu precisa provar pra ele é que tem vínculo no Brasil e precisa retornar; e que tem condições de se manter no país.

Este é o trabalho dele. As conclusões vão ser em base nas perguntas que ele fizer e no que conseguir provar. Por isso muitas vezes recebo a pergunta “não falo inglês, e aí?”. E aí que tem que dar um jeito de se comunicar com ele, e se não conseguir ele vai chamar um tradutor ou alguém pra ajudar. Não é pré-requisito falar inglês. O pré-requisito é provar que tem condições de se manter e que não quer ficar morando no país. “Ah Rafa! Mas eu não quero ficar morando no país“. Legal. Eu sei disso, tu sabe disso, mas o oficial precisa saber disso. Lembra que tem muita gente que mente pra eles e tenta passar a perna. Então o trabalho dele é ter certeza que tu estás falando a verdade.

Isso que é importante ter em mente ao passar pela imigração. Que não é um teste, não é pra pegar no teu pé ou fazer se sentir inferior. Mas sim pra ter certeza que a pessoa que está sendo admitida no país vai mesmo fazer o que está dizendo que vai fazer.

Dá uma olhada em todas as dicas sobre imigração em Londres:

Os documentos precisam ser originais. Não por burocracia, mas pra ter certeza de que não é um documento falso, fabricado pra aquela situação. Precisam estar em inglês e segundo o site a tradução precisa ser juramentada. Eu sei de muuuuita gente que passou com tradução simples e não teve problema nenhum.

O que precisa mostrar ao oficial de imigração no momento da chegada:

  • Quem tu é?
    – Passaporte válido pro período total da estadia (recomendo no mínimo 6 meses de qualquer forma)
  • O que tu faz?
    – Carta da empresa onde trabalha: especificando o salário, o dia que retorna das férias e o que mais julgar importante pra comprovar o vínculo com o Brasil.
    – Se for dono da empresa pode ser pro-labore ou contrato comprovando.
    – Em caso de autônomo, precisa comprovar que trabalha com o que for. Seja através de declaração do contador, ou de faturas enviadas pra clientes, ou até de extrato bancário comprovando os rendimentos. Traga até o cartão de visitas ou flyers de divulgação que ajude a comprovar isso.
    – Estudante: matrícula da Universidade ou então carta comprovando que está matriculado ou de férias. Currículo escolar mostrando o andamento do curso também pode ser interessante. Se for o caso de os pais pagarem a viagem, precisa dos documentos deles comprovando o que eles fazem
  • O que vai fazer no Reino Unido?
    – Roteiro de viagem: é importante saber o que vai visitar pelo país. Pode ser que o oficial faça perguntas do roteiro de viagem pra testar se realmente está a turismo e sabe o que tá visitando. Por isso comprar ingressos antecipados também já pode ser uma ajuda.
    – Vouchers: é essencial mostrar onde vai ficar hospedado. Pode ser o voucher do hotel ou então carta-convite de amigo declarando que vai ficar na casa dele.
    – Dinheiro: não há no site do governo nada que diga o valor mínimo recomendado por dia. Vai do bom senso e de planejamento mesmo.
    – Passagem de ida e volta: pra comprovar o dia da saída do Reino Unido.
  • Documentos adicionais e informações complementares
    – Passaportes antigos, se houverem
    – Vistos de outros países – como o visto americano, por exemplo
    – Documentos de casa ou carro, se houverem
    – Todos os documentos devem ser originais
    – Todos os documentos devem ter uma tradução em inglês (recomendo uma tradução simples, maaaaas no site pede que seja inserido os dados do tradutor – ou seja, por sua conta e risco, beleza?).

Se tu estiver viajando com a família ou amigos, vocês podem passar juntos, no mesmo guichê da imigração.

Se tu não fala inglês (cabe ao oficial da imigração julgar isso), o oficial vai chamar um tradutor ou até outra pessoa da fila pra intermediar a conversa. Mas tenho várias dicas de como preparar o teu inglês pra imigração neste post. Não chega falando que não sabe inglês sem nem tentar ou muito menos demandando um tradutor.

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

Caso tu esteja desempregado, tem que provar primeiro de tudo de onde saiu o dinheiro da viagem. Se foi de um fundo de garantia, prove isso. Se foi alguém bancando a viagem, prove isso (com carta da pessoa declarando isso). Depois, prove o máximo que conseguir que precisa voltar pro Brasil. O emprego é um grande vínculo, mas não tem nada de mais de tirar uns meses sabáticos e passar um tempo estudando em Londres, por exemplo. Só precisa provar que não tem intenção de ficar ilegalmente no Reino Unido.

Viu só, se preparando bem não há com o que se preocupar. Dê sempre respostas diretas e objetivas. Vem tranquilo e confiante que tudo vai dar certo e lembrando que não tem nada a esconder.

Tem alguma dica adicional ou um relato da imigração de Londres? Usa o espaço dos comentários pra me contar tudo e ajudar outras pessoas, combinado? 🙂

(Imagem site: contando as horas)

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

117 comentários! Deixa mais um?

  1. Oi Rafa!

    Estou querendo viajar para Londres, meu namorado mora lá a 12 anos e tem a cidadania, como eu faço para ir e ficar morando com ele, tenho intenção de trabalhar lá também..

    • Oi Helder!
      Indico ver isso diretamente com ele. Depende de onde é a cidadania pra saber certinho. Mas se for britânico precisa aplicar pra um visto antes de vir ainda (procure por family visa UK citizen); se for cidadania europeia procure por “visa European family uk”.
      Infelizmente não sei muito sobre imigração definitiva, apenas sobre controle a turismo. Indico dar uma olhada no conteúdo do canal/site Londres na Lata.
      Valeu!

  2. Ola, tudo bem? Eu realmente não achei nada que explicasse.

    Tenho intenção de turistar no Reino Unido, sei que podemos ficar até 6 meses no país como turista.

    Uma amiga iria fornecer a carta convite, como bem o suporte pela minha estadia. Diante disso, em relação a compra das passagens, posso comprar a passagem com a volta para o Brasil antes de completar os 6 meses, e a minha real preocupação é de que eles perguntem sobre a saúde financeira (mas a carta convite isenta isso?).

    E sobre a passagem, os agentes da imigração que decide quanto tempo você irá poder permanecer no país?

    Exemplo resumo; quero ficar até os 6 meses, com carta convite, alguma grana razoável (baixa), eles podem dar menos de 6 meses de visto?

    E uma curiosidade extra, posso ficar mais de 6 meses com a carta?

    • Marlon,
      Se tem passagem de ida e volta ficando seis meses não teria por que eles emitirem um visto com menos de 6 meses. Seria óbvio que ficaria um tempo irregular. Neste caso iriam dar o visto de 6 meses (mais provável) ou nada. Se for com pouca grana mas se tua amiga colocar na carta que se compromete com toda despesa, é mais tranquilo. Prepare-se com o máximo de detalhes possível sobre ela.

      Não é possível ficar mais de 6 meses com visto de turista, mesmo com carta-convite.
      Ainda não se sabe sobre a questão de saúde.
      Valeu!

  3. Olá Rafa! Estou amando assistir seus vídeos! Querendo muito fazer esse passeio pelos Pubs com vc!
    Eu e meu esposo compramos passagens para Londres, para Junho/2020. Temos um tio com cidadania italiana que reside em Londres há uns 4 anos.
    Devido à esse situação atual, do Brexit, da saída mesmo do Reino Unido da União Européia, você acha que teremos problemas com a imigração? Iremos com passagens de ida e volta, comprovantes de nossos empregos no Brasil, porém vamos ficar hospedados na caso do nosso tio, que nos enviará carta convite. Isso pode trazer algum problema? Atualmente como tem sido essa situação de imigração para turismo aí? Cogitamos até a possibilidade de reservar e pagar um Hostel, só para ter um comprovante de hospedagem. Pela sua experiência aí, o que me diria? Muito Obrigada!

    • Oi Janine tudo bem?
      O Brexit não vai afetar em nada turistas brasileiros.
      Se ele já mora aqui há 4 anos também não vai afetar nele, como ele deve saber. 🙂
      Valeu!

  4. Boa tarde! Eu e minha esposa somos sócios de uma empresa aqui no Brasil. Eu sou Engenheiro. O que devemos apresentar na imigração? Iremos de Paris para Londres de trem em 28/05/2020.

  5. Oi Rafa, tudo certo?
    Seu site e suas dicas são incriveis!!
    Estou com uma dúvida, talvez meio besta hahaha mas em fevereiro/2020 irei fazer um intercambio de 6 semanas em Londres, todavia, comprei minha passagem a qual eu irei chegar e sair por Londres (pela TAP), chegando 5 dias antes e saindo 5 dias depois do termino do curso de ingles/alojamento, pois pretendo visitar a Escócia e a Alemanha, respectivamente. Quando eles perguntarem na imigração quantos dias eu irei ficar no UK, eu respondo o que? você pode me dar uma luz? kkkk

    Obrigada pela atenção.
    Abs

    • Oi Luiza!
      Responde exatamente isso que tu escreveu. Se são 5 dias antes + 6 semanas de custo + 5 dias, pode falar pra eles que são 6 semanas de curso mais 10 dias.
      É mais simples do que parece =)

  6. Olá Rafa, tudo bem?
    Muito bom seus postes parabéns.

    Rafa seguinte, pretendo ir para Londres ano que vem a passeio, vou ficar na casa de uma amiga que já mora la, Não falo inglês, ela me mandando a carta convite , tenho uma casa em meu nome aqui no Brasil, e vou levar uns 7mil reais, você acha que eu consigo passar pela imigração? Com a carta convite, com o extrato do banco, o contrato da minha casa e a passagem de volta?

  7. Ahhh esqueci de mencionar no comentário anterior, não sei se interfere em alguma.coisa, mas antes de ir para Londres, passarei alguns dias em Amsterdã e Bruxelas e irei para o Reino Unido de ônibus.

  8. Buenas Rafa!Amando teu blog e já estou planejamento participar do Pub Crawl. Hahaha
    Então, estou com dúvida em relação á imigracao pois irei ganhar uma viagem de férias dos meus pais após a formatura. A princípio não estarei empregada.
    Vou pegar todos documentos possíveis, inclusive passagens entre as cidades, comprovantes de tours, etc.
    Porém estou com medo dessa função do meu trabalho.
    Vi que tu colocou ali que meus pais precisariam fazer uma declaração dizendo que pagaram pra mim. Ela pode ser traduzida normalmente (foto e tradutor e etc..), ou precisa ser registrada em cartório?
    Obg pela atenção!

    • Oi Gabriela!
      Sim, faz a declaração simples, não há necessidade de registrar, isso não é reconhecido aqui. Recomendo vir com o máximo de documentos possível que tiver e preparada pra responder questionamentos na chegada. Desejo sorte.

  9. Olá Rafa! Ótimas dicas!

    Estou indo para Londres 30/09 e ficarei 14 dias, ja comprei passagens, hospedagem , seguro, 1500 libras, tenho cartões internacionais, carta de um amigo Britânico dizendo que vou visita-lo neste período, meus três ultimos contra-cheques e carta de imposto de renda do exercício de 2019, porém minha empresa não tem papel timbrado e eles só me fornecem um aviso de férias sem carimbo nem nada, pois a matriz fica em São Paulo.

    Você acha que eu não levando a carta posso ter um problema?

  10. Oii, Rafa! estou pensando em ir para Londres como turista e passar 5 meses porém ate lá estarei formada e desempregada. Ficarei na casa de um amigo britânico (carta convite) ele me ajudará com as minhas despesas e eu levarei 1654,40 libra ( minha mãe que irá pagar para mim).
    Com todos os meus documentos, passagem de volta, carta convite e com 1654,40 libras. será que conseguirei passar pela imigração? o meu amigo de londres poderá comparecer no local caso eu precise dele?

    o meu medo é que eu não consiga passar pela imigração por acharem que eu estarei querendo morar no país com ele haha ( futuramente sim é o que eu e meu “amigo” pensamos)

    *estarei indo como turista para aprimorar o meu idioma além de conhecer a cidade e meu amigo!

    • Oi Nani!
      Sinceramente o que digo é: só tentando pra saber. Tens todos os documentos que eles pedem, tem dinheiro pra se manter, carta-convite dele, agora só resta embarcar.
      Recomendo que tua mãe faça uma carta declarando que ela está pagando pra ti.
      Tenha em mente que há chances de eles perguntarem sobre como vocês se conheceram, etc.
      Ele não pode estar lá contigo. Pode estar no aeroporto, mas não na parte de imigração. Se eles quiserem algo dele, vão contatar ele por telefone.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com