Turismo em Londres

Golpes em Londres mais comuns ao turista

Londres é uma cidade grande. E como qualquer outra também tem seus golpes e esquemas. O turista é um alvo fácil por não conhecer a cidade, a cultura e as leis. Então quero te trazer alguns dos golpes mais comuns e uma dica de como se prevenir.

Importante: no caso de suspeita de qualquer atividade, pessoa ou carro, contate a polícia no 999.

Moedas antigas

Esta é mais pra se ligar no dia a dia. Muitos comerciantes tem preguiça de ir no Bank of England trocar notas antigas e preferem passar pros turistas (vai entender). Se acontecer contigo, vá ao Bank of England para trocar a nota que saiu de circulação. Simples de resolver.

Vejas as notas em uso atualmente aqui.

Ciclista e celular

Esta é meio nova: o alvo do ciclista-ladrão são pessoas que estão no desatentas no celular, na calçada. Eles passam de bike e tirar o celular da mão. Já era.

Checagem de imigração

O meu alerta principal é pra este golpe.

Um carro para do lado da vítima e diz serem policiais à paisana. Rapidamente até “mostram” uma credencial. Eles pedem por documento pra provar que está legal e prova que tem dinheiro pra se manter. Presa feita.

A vítima se apavora e mostra tudo enquanto o restante do grupo a distrai perguntando sobre outras pessoas que passaram pela rua antes (comparsas do grupo). Devolvem o passaporte e o dinheiro. Bem… Ao menos parte do dinheiro, a maior quantia fica pra eles.

Não há agressão ou ameaça, até porque eles dizem ser da polícia (e a polícia aqui não ameaça ou agride).

Se essa abordagem acontecer, mantenha a calma e lembre-se:

  • Quem faz checagem de imigração não é a polícia mas sim o Immigration Enforcement (parte do Home Office).
  • Você não é obrigado a dar seu nome (claro que não encorajo isso, mas apenas pra te ajudar a manter a calma).
  • Você não é obrigado a portar o passaporte ou qualquer documento.
  • Caso o policial te reviste, precisa ser um policial superior e ele é obrigado a dizer o nome, estação, por que vai te revistar, por que ele tem o direito, e como tu faz pra conseguir uma cópia do relatório.

Como reagir a esta abordagem?

Pergunte se eles são policiais de verdade, da Metropolitan Police. Peça pra ver a credencial que tem os dados, número de registro e estação que fazem parte. É teu direito como cidadão.

Espero que não aconteça nada, mas caso aconteça, você está ao menos um pouco informado. Espero também te tranquilizar com isso, não apavorar.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *