Guri no Mundo,  Noruega

15 curiosidades sobre a Noruega

Fomos pra Noruega e olha… Foi demais! Ainda vai rolar mais posts contando da viagem por aqui (inclusive já navegou pela lista de destinos ali do lado direito?). Antes de viajar gosto de pesquisar sobre alguns detalhes de onde estou indo. Se tu for como eu e estiver buscando alguma coisa de lá ou for simplesmente curioso e quiser saber mais sobre o país, tenho alguns fatos e curiosidades sobre a Noruega aqui:

  1. Noruega é o nome em português e Norway é o nome em inglês. Mas sabia que Noruega em norueguês é Norge? O nome completo do país é Reino da Noruega.
  2. O prêmio Nobel da Paz acontece em Oslo desde 1901. Tiveram algumas exceções, claro, mas o local oficial é este.
  3. Bouvet Island é a ilha mais isolada do mundo e pertence à Noruega. Ela fica há 1700km da Antártica e 2600km da África do Sul. O território mais perto fica há 2000km. População atual: zero. Ah não pera… Não, é isso mesmo: zero.
  4. Beeem no norte a Noruega faz fronteira com a Rússia. Sério, olha aqui.
  5. Tem uma cidade chamada Hell (inferno) e vou te dizer: parece ser uma cidade bonitinha. Tipo, se alguém me disser “vai pro inferno” eu vou responder “vou sim!”.
  6. O primeiro Secretário Geral da ONU era norueguês. O nome dele era Trygve Lie.
  7. A Noruega é fodalhona (também) nas Olimpíadas de Inverno. Pudera né, até o ski por exemplo, foi inventado no país. Em 2018 o quadro de medalhas total era de 368 medalhas pra Noruega sendo 132 de ouro. Atrás deles está os EUA com 305 (63 medalhas a menos), sendo 105 de ouro (27 a menos).
  8. Curiosidade bem tri sobre a Noruega: o Rei Olav V ganhou medalha de ouro de vela nas Olimpíadas de 1928. Tô dizendo que já tá na hora de a rainha Elizabeth II também participar das Olimpíadas mais diretamente – não só se atirando de um helicóptero.
  9. A cidade de Rjukan instalou espelhos gigantes em 2013. Um artista se mudou pra cidade em 2002 e achou a falta de luz muito depressiva. Por causa das montanhas que ficam ao redor da cidade, e da posição dela no globo, de fim de setembro a metade de março a cidade fica na penumbra. Os espelhos então refletem o sol na praça principal onde alguns moradores vão lá pegar um pouco de luz solar, enquanto outros não tão nem aí.
  10. Trolltunga significa a “língua do troll”. É um local famoso em fotos de Instagram. A trilha até lá é de 28km ida e volta (podendo ser reduzia a 20km se usar o ônibus deles). A gente fez a trilha com um dos trechos de ônibus então foram 24km. Recomendo pela trilha em si e pelas paisagens, não pra ir lá simplesmente fazer a foto. Claro que indico a quem estiver com o preparo físico em dia, descansado, e não tiver que dirigir e fazer mais nada depois. A caminhada ida e volta dura de 8 a 10 horas. Pode ser feita de 15 de junho a 15 de setembro, fora disso apenas com guia – e tem algumas épocas que não pode fazer.
  11. A maior estrada de túnel do mundo fica na Noruega. São 24.5km de extensão e custou US$ 113 milhões. Ela conecta as cidades de Lærdal and Aurland. A luz varia no decorrer do túnel pra oferecer uma vista “variada”, além de ajustar os olhos do motorista pra não sair do túnel e ficar cego com a luz do sol.
  12. O museu de mini garrafas de Oslo possui uma coleção de mais de 53 mil garrafas. É o único museu deste tipo do mundo. É bom pra se sentir um gigante.
  13. Em 2011 a Noruega passou por uma forte crise de… manteiga. Tinha gente traficando ou vendendo online, chegando a custar $ 77 por uma manteiga. O verão foi muito chuvoso o que prejudicou a qualidade da pastagem e resultou num leite menos gorduroso que o normal.
  14. Morrer é ilegal em Longyearbyen porque, graças à neve permanente, os corpos não entram em decomposição.
  15. A loja IKEA (paraíso de quem recém mudou de país hein!) usa nomes de cidades de países nórdicos para seus móveis. Ela é da Suécia e usa nomes de locais suecos para seus sofás, mesas de centro, coisas de sala de estar; coisas de cozinha como mesas e cadeiras de lugares da Finlândia; carpetes para locais na Dinamarca e camas e guarda-roupas são nomes de lugares na Noruega.

Logo logo vai ter mais posts sobre a Noruega, vão estar todas no menu de viagem ali do lado do site. Além de vídeos, ainda quero contar como foi a trilha do Trolltunga, o passeio dos fiordes, e outras experiências. Alguma coisa que queira saber? Já aproveita e deixa nos comentários.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *