Vida no Reino Unido

Carnaval é dia de panqueca!

Terça-feira de Carnaval tá chegando, mas não por aqui. Tá chegando a terça-feira, mas a gente deixa o carnaval de lado pra comer panquecas! É o dia da panqueca, acredita? E pior que tem relação com o carnaval.

Parece mentira que se tem um dia específico pra comer panqueca – mas claro que não se limita a ele. A panqueca que eu falo aqui é aquela bem fofinha e que se coloca maple syrup, manteiga ou frutas por cima – e não a recheada com algo salgado como temos no Brasil.

Não é a toa que o dia da panqueca seja sempre na terça-feira de carnaval. Isso porque ambos são sempre na véspera da quarta-feira de cinzas, que por sua vez marca o início da quaresma. Pelo que a quaresma é conhecida? Deve ser várias coisas, mas o que eu sei é de comer menos (alguém me explica por quê?).

E o papel do dia da panqueca (ou terça-feira da panqueca) é justamente marcar o final do período de “fartura” ou de poder comer de tudo, pra entrar neste período de pegar leve. Alguns lugares, como a França, por exemplo, chamam este dia de “terça-feira gorda”. No Reino Unido, na Irlanda e outros países que eram parte do império britânico, é que é dia da panqueca. E no Brasil é dia de encher a cara e farrear.

No passado era comum as pessoas jogarem uma espécie de um “futebol medieval” no meio da rua, mas foi proibido em 1835. Tem algumas cidades do interior da Inglaterra que ainda fazem isso, porém é raro.

Hoje, a celebração inclui uma ou mais das opções abaixo:

Corrida de panquecas

Greenwich Market: Sábado (da véspera) e terça-feira, ao meio-dia.
Leadenhall Market: Terça-feira ao meio-dia. É mais central. Pra participar é grátis mas precisa se inscrever.
Smith & Wollensky: O desafio deles é um pouco diferente. Você senta e tenta comer panquecas equivalente à tua altura. Se não conseguir paga £ 1 por panqueca. Se conseguir, pode ir embora sem pagar.

Comer panquecas

Breakfast Club: Minha sugestão principal. Tem vários pela cidade, mas minha dica é o do Soho, que fica bem no centrão. Porém note que por ser no Soho e neste dia tão especial, há chances de ter uma fila meio grande, então reserve com antecedência. 33 D’Arblay St, W1F 8EU

My Old Dutch: Extravagância total. Pra quem gosta de doce doce mesmo, de verdade, este é o lugar pra ir. Tem coisas salgadas também, muitas opções, mas os doces são exagerados. A especialidade do lugar é panquecas, então já viu… É ótimo, e extremamente recomendado reservar antes de ir. Tem algumas localizações pela cidade, incluindo em Chelsea e Kensington, mas recomendo o de Holborn. 131-132 High Holborn, WC1V 6PS

Christopher’s: O massa aqui é que tu mesmo pode montar as panquecas, colocar a cobertura e tudo mais. Vai só escolhendo o que quer colocar por cima, como Nutella com chocolate e mirtilo, por exemplo. Delícia! 18 Wellington Street, WC2E 7DD

Balthazar: Aquele estilo de panquecas que se espera, ainda mais no pancake day! Fofinhas e bem servidas. Tem algumas coisas salgadas que pode combinar também. 4-6 Russell Street,  WC2B 5HZ

Faça panquecas

135g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
Meia colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
130ml de leite
1 ovo, batido um pouquinho
2 colheres de sopa de manteiga derretida ou de azeite de oliva

Misture os molhados (leite, ovo e manteiga) e reserve. Em outro recipiente misture os secos (farinha, fermento, sal e açúcar). Coloque os molhados no recipiente dos secos e bata devagar até de desmanchar qualquer bolota que tenha ficado. Deixe a massa descansar por 30 minutos.

Coloque uma frigideira no fogo com um pouquinho de manteiga. Depois de quente, coloque um pouquinho da massa e quando ela querer começar a formar bolhas vá mexendo a frigideira (naquele estilo que os chefs famosos fazem, sabe?) pra ela soltar no fundo, e vire ela. Faça isso até deixar os dois lados levemente dourado.

Coloque por cima O QUE QUISER. A vida é simples.

O que tu gosta de colocar em cima da panqueca? Me dá ideia nos comentários! =D

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *