símbolo do metrô de londres com o big ben ao fundo iluminado, à noite
Turismo em Londres

Como usar o Oyster Card, o cartão do transporte de Londres

Se tu está planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: o Oyster card vai ser teu melhor amigo. Afinal ele é que vai fazer tu pagar pouco e se deslocar à vontade pelo transporte de Londres. E eu também, neste post! 🙂



Não tem como não gostar do Oyster. Gostar do transporte de Londres é praticamente sinônimo de gostar do Oyster. Ele é um cartão inteligente que sabe direitinho o quanto cobrar de ti, e comprando ele do jeito certo tu vai economizar dinheiro em Londres com certeza!

Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.
£ 25 de crédito no primeiro uso do Airbnb.

COMO COMPRAR

Nas máquinas de qualquer estação de metrô – seja no centro ou no Heathrow. Pode comprar um ticket de papel que vale pra um trecho específico ou pra um dia todo, mas a não ser que fique só um dia a vantagem é mesmo o Oyster (e olhe lá, depende do caso até quando é só um dia o Oyster é vantagem). Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.

Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.

ONDE O OYSTER É ACEITO?

No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres.

entrada do metrô de Piccadilly Circus com prédios da regent street ao fundo

QUANTO VOU PAGAR COM O OYSTER?

Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).

Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 5 de caução. Estas £ 5 são devolvidas no momento de ir embora, basta cancelar o cartão. Não é pelo cartão em si, que é gratuito, mas de caução – já vou explicar mais.

Pra começar, descubra qual zona do metrô está o seu hotel:

Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres (ingressos aqui), você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.

Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Agora busque por ela nesta lista e veja qual a zona que ela está (a quarta coluna é o número da zona). Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui. Se preferir ver as estações e zonas no mapa, clique aqui, mas o que mais gosto é desta lista.

Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:

7 day Travelcard

Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira – inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.

O preço pra uma semana pra 2019 é:
Zonas 1 e 2: £ 35.10
Zonas 1-3: £ 41.20
Zonas 1-4: £ 50.50
Zonas 1-5: £ 60
Zonas 1-6: £ 64.20

ônibus de dois andares de Londres decorado com poppies, as papoulas em ruas da city of londonPay As You Go

Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.

Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar. Os limites do Oyster Pay As You Go pra 2019 são:

Zonas 1 e 2: £ 7 por dia
Zonas 1-3: £ 8.20 por dia
Zonas 1-4: £ 10.10 por dia
Zonas 1-5: £ 12 por dia
Zonas 1-6: £ 12.80 por dia
Zonas 1-9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £ 24.60 por dia

Ou seja, pode usar sem parar que dentro do mesmo dia ele vai cobrar apenas £ 7 (zonas 1 e 2). Os dias começam a contar às 4h da manhã.

Depois de uma viagem vai ter pago £ 2.40. No mesmo dia fez outro trecho e agora já descontou £ 4.80 no total. Quando fizer a terceira viagem ele vai cobrar apenas £ 2.20, pra assim chegar nos £ 7. A quarta viagem vai ser de graça e as demais dentro do mesmo dia também. No dia seguinte a contagem começa novamente.

Estes cálculos são feitos de forma automática pelo cartão. Não precisa se preocupar em informar antes quantos dias vai usar. Basta carregar com o valor desejado. Pode até carregar com £ 10 e depois carregar mais, não precisa colocar tudo de uma vez só. Se carregar a mais e sobrar dinheiro já explico o que fazer.



Mas eu vou ficar 10 dias!

Sem problemas meu caro, o oyster te permite combinar as duas opções. Ou seja, ao comprar faça o seguinte:
– 7 day travelcard: £ 35.10
– Top-up (recarga) de £ 25 (3 dias x £ 7 por dia = £ 21) – pode ir recarregando aos poucos, conforme for utilizando

E se eu pegar o transporte pra ir do Heathrow pro meu hotel?

Sem problema algum também! Só vai ter que considerar que ele vai te cobrar por estar andando fora das zonas contratadas (afinal o Heathrow é zona 6).

Se estiver usando o Travelcard também faça uma recarga (top-up, em inglês) de £ 5. Como saiu do pacote contratado (zonas 1 e 2) ele vai cobrar uma tarifa complementar que vai ficar em volta de £ 3.

Se estiver usando no modo Pay As You Go, neste dia o limite diário vai ser das zonas 1-6, que é de £ 12.80. No dia seguinte ele vai cobrar o diário apenas das zonas por onde trafegar, ou seja, se ficar só na região central, ele vai cobrar no máximo £ 7 naquele mesmo dia.

O que é vantagem carregar no meu Oyster card?

Simples:

Usando transporte de 1 a 5 dias: pay as you go (calcule £ 7 por dia de uso)
Usando transporte de 6 a 7 dias: 7 day travelcard
Usando transporte de 7 a 12 dias: 7 day travelcard + crédito pros demais dias (calcule £ 7 por dia de uso)

Pra ajudar no cálculo:
– Trecho entre as zonas 1 e 2: £ 2.40 (consulte trechos específicos aqui)
– Trecho nas zonas 1 até a 6 (vindo ou indo pro Heathrow, por exemplo): £ 5.10 (ou £ 3.10 se for fora da hora do rush)
Isso é útil caso planeje fazer apenas a viagem do hotel ao aeroporto ou vice-versa dentro do mesmo dia.

CRIANÇAS

De 0 a 10 anos é grátis.
De 11 a 15 anos: compre um Oyster normal e carregue como se fosse usar o Pay As You Go. Chame um funcionário e avise ele que a criança tem 14 anos ou menos. Ele vai configurar o Oyster e ele vai passar a cobrar apenas 50% da tarifa do transporte público.



COMO USAR

– Sempre aproxime o Oyster da bolinha amarela que estará do seu lado direito.
– Sempre aproxime o Oyster na entrada e na saída – só assim ele vai saber o trecho que fez e se está dentro da zona contratada ou se tem que te cobrar a mais. Se esquecer de aproximar no momento da saída ele vai te cobrar como se tivesse ido até a zona mais distante da cidade naquele trecho.
– No ônibus aproxime o Oyster do dispositivo apenas na entrada (a tarifa é a mesma independente da zona).

símbolo do metrô de londres com o big ben ao fundo iluminado, à noite

REEMBOLSO

Lembra daquele caução que te falei lá em cima? Pois tu pode receber ele de volta 48 horas depois de efetuada a compra do cartão. Se ficar só um dia na cidade não vai conseguir receber, mas se ficar dois ou mais já consegue fazer isso em qualquer estação mesmo.

Pra isso, vá até uma máquina que diga “refund” em cima dela e aproxime o Oyster da bolinha amarela de novo. Na tela deve aparecer o saldo e do lado direito “Pay as you go refund”. Clicando ali vai aparecer o cálculo de saldo disponível + caução.

Se o saldo for maior que £ 10 não vai ser possível fazer na máquina e apenas por correio. Envie o cartão e uma carta com informações de por que está devolvendo o Oyster (!) para:
TfL Customer Services
14 Pier Walk 4th Floor London SE10 0ES England
Eles vão enviar um cheque em Libras (£ – GBP)


Pra terminar, mais uma simulação:

Chegando por King’s Cross de Paris e não usando mais metrô no mesmo dia (apenas o King’s Cross/Hotel) + 10 dias + o dia de ir embora via Heathrow (apenas o Hotel/Heathrow neste dia).
– 7 dias: 7 day travelcard £ 35.10
– 3 dias: Pay As You Go £ 21
– Chegada (King’s Cross/Hotel): £ 2.40
– Saída (Hotel/Heathrow): £ 5.10

Neste exemplo seria £ 35.10 do travelcard + top-up (recarga) de £ 30 (pra dar conta dos £ 28.50 outros três itens) + £ 5 de caução = £ 70.10.

Neste caso, no final da viagem sobraria £ 1.50 do Pay As You Go (só usou £ 28.50) + £ 5 do caução = £ 6.50.  Ou seja, o custo final seria de £ 64.50.

É isso aí, espero que tudo tenha ficado claro e tenha aprendido a usar o teu Oyster da melhor maneira, e assim o transporte de Londres não seja tão caro! 🙂 Faz o seguinte, dá uma olhada nos links abaixo pra mais dicas:

Mais sobre o assunto:
“Regras” do metrô
 Night tube – o metrô noturno de Londres
Como planejar tua viagem pra Londres




79 Comments

  • Christiani

    Olá Rafa!!! Estou sempre acompanhando suas postagens no Face, Instagram, muito legal! Parabéns pelo seu trabalho!!! Vou para Londres em setembro, na verdade Paris e depois Londres. Gostaria de saber como funciona a internet. E fácil comprar um chip? Consigo comprar aqui do Brasil? Qual a opção mais barata? Você já fez algum vídeo sobre esse assunto?? Muito obrigada Rafa!!!

    • Rafa

      Opa!
      Valeu Christiani, fico feliz demais com teu feedback.
      É fácil sim, recomendo a EE por £ 15 com 5GB de internet. Tem lojas dela ou a Carphone Warehouse.
      Ainda vou fazer um vídeo sobre isso. 😉
      Valeu!

  • Marcelle

    Rafa vou em junho a Londres e quero saber se há necessidade de algum cartão para minha filha…ela tem
    10 anos, vi que a tarifa é grátis.Obrigada!

    • Rafa

      Oi Marcelle!
      Não, ela passa contigo na entrada. Tem umas entradas com uma porta maior (pra carrinho de bebê, cadeirantes e malas). Pode usar aquela.
      Fica a dica pra algum passeio comigo: guriinlondon.com/tours
      Valeu

  • Tatiane

    Oiiii!!! Gostei muito das dicas do Oyster!
    Vou para Londres em Maio em um bate volta de Paris. Como vou ficar apenas 1 dia em Londres, vc recomenda o uso do Oyster ou tem outra opção? Vou usar o metro pelo menos 4 vezes.
    Obrigada!!

  • Geraldo

    Fala Rafa, beleza?

    Na modalidade Pay as You Go, se eu não utilizar o Oyster em um dia, ou pegar apenas 1 transporte, no final do dia não serão cobrados os 6,80, certo?

    Tenho essa dúvida pois ficarei 14 dias, mas contando a ida e a volta e uma viagem à Paris, ficarei 10 dias inteiros em Londres, e, como gosto de andar, creio que em alguns dias farei bastante coisa a pé, provavelmente pegando o metrô apenas no começo ou no fim do dia e olhe lá.

    Valeu!!!
    Abraço.

      • Geraldo

        Opa, beleza e aí?

        Valeu pelo toque. Assim eu organizo melhor minha viagem, economizo nos tubes e gasto nos pints, hehe.

        Em junho estarei aí e já reservei a tour Let’s Rock.

        Abraço!!!

  • Damito

    Oi Rafa,

    Tenho duas dúvidas:

    1) Se eu comprar a modalidade Travel Card 7 dias do Oyster e em três dias não precisar utilizá-lo porque vou fazer atividades a pé, por exemplo, é como se o valor valesse pra 10 dias?? Ou seja, só cobra por dia que usar, e é como se eu “ganhasse” um dia a mais, ou com 7 dias corridos, o valor é bloqueado?

    2) Se eu comprar a modalidade Travel Card 7 dias do Oyster ainda no aeroporto e colocar mais 5 libras de crédito e colocar que eu vá iniciar o Travel card apenas no dia seguinte, nesse caso, qual tarifa será cobrada no meu trajeto do aeroporto ao hotel, considerando que eu vá me hospedar nas zonas 1-2?

    • Rafa

      Oi Damito!

      1) O travelcard é pra 7 dias corridos. Se nao usar, perde eles – neste caso seria vantagem colocar crédito mesmo.
      2) Ele vai cobrar a tarifa total do trecho. Uma “single fare” que é uns £ 5 (se tivesse o travelcard sairia cerca de £ 3). Este seria o preco pra qualquer pessoa que nao possui travelcard no Oyster.

      Valeu!

  • Mateus

    Oi, Rafa!
    Vou comprar no aeroporto o travelcard de 7 dias e pretendo utilizá-lo para ida ao hotel na zona 2. Posso utilizar as 5 libras da caução para essa viagem ou preciso, de fato, colocar mais crédito?

    • Rafa

      Opa!
      Precisa sim colocar mais crédito. Até pode usar o caução, mas como o saldo vai ficar negativo, na próxima vez que for usar o cartão vai ser obrigado a recarregar de qualquer forma (sempre precisa ter no mínimo £ 5 de reserva).
      Valeu!

  • mariana

    Oi, Rafa! Excelente post, queria uma ajuda, que não consegui achar no texto:

    quanto custa o pacote mensal?

    Vou ficar 2 meses fazendo um curso em Londres, e acredito que recarregar mensalmente vai ser a melhor forma.

    • Rafa

      Oi Mariana, tudo bem!?
      Te recomendo dar uma olhada no preço atualizado no site do TfL.
      O que eu recomendo é mesmo fazer a recarga semanal. Se fizer mensal vai ter que registrar o cartão e vai ter dias que não vai usar mas vai estar pagando mesmo assim.
      Valeu, abraço!

  • Rainey Drummond

    Opa eae Rafa, vou me mudar para Londres e vou ficar definitivo pois tirei minha cidadania espanhola e quero ficar legal antes do Brexit. Gostaria de saber com vc o que me recomenda, vou morar na zona 4 e vou estudar na zona 1 e vou utilizar o transporte todos os dias, qual seria o valor entre essas zonas e o valor mensal ao invés do valor semanal qual seria a melhor opção ? Estou meio perdido quanto a isso e preciso de um help rss. Abraços, adoro seu canal!!!!

  • Paulo

    E ai Rafa, tudo bem? Li bastante e ainda me resta uma dúvida.
    Irei ficar 8 dias corridos em Londres, porém no primeiro dia só irei utilizar o transporte de Heathrow
    para estação zona 2 (Kings Cross).
    1) Qual opção compro ao chegar no aeroporto, visto que farei apenas 1 deslocamento no primeiro dia?
    2) Seria inteligente no aeroporto comprar o Oyster e carregar na modalidade pay-as-you-go para esse unico deslocamento, e no dia 2 carregar com o 7-day travel?
    Obrigado, pesquisei pesquisei e nao achei nenhuma dúvida parecida com a minha…

    • Rafa

      Oi Paulo!
      Quando chegar vai comprar o cartão com um travelcard pras zonas necessárias, mas selecionar pra começar no dia 2 (ou seja, do dia 2 ao dia 8).
      Depois vai entrar no cartão (na mesma máquina mesmo) e fazer uma recarga (top-up) de £ 5 pra cobrir este primeiro trecho.

      Valeu!

      • Paulo

        Ah, que legal! Não sabia que tem essa possibilidade de escolher quando começar a valer o “7 day”. Obrigado!

  • Frederico Braga

    Buenas Guri, como vai? Não sei se este é o local apropriado para minha dúvida, se não for, desculpe.
    Você referiu aqui e em outros lugares que se a pessoa carregar o Oyster e utilizar só ou também no ônibus, será mais em conta.
    Mas não encontrei em lugar algum quanto tempo uma viagem de ônibus irá demorar a mais do que o tube, por exemplo. Irei me hospedar no Keystone Hostel, que fica próximo da St. Pancreas. Assim, se eu optar pelo ônibus ao invés do metrô (que demora 20-25 segundo o Google), quanto tempo vou levar para chegar no miolo?
    Obrigado Guri, abraço de um conterrâneo teu (sou de Vacaria/RS)!

    • Rafa

      Oi Frederico, beleza?

      Isso é muuuuito relativo de lugar pra lugar (até por Londres ser gigante). Pode demorar de 5 a 50 minutos, dependendo do trecho.
      Te recomendo baixar um aplicativo chamado CityMapper e calcular a rota usando ele. Lá vai comparar o tempo do trecho de metrô e de ônibus (e a pé, inclusive).
      Abração!

  • Renata

    Oi Rafa,
    Suas postagens tem nos ajudado a organizar nossa viagem, parabéns pelo seu trabalho!
    Minha dúvida é : vamos ficar do dia 13 ao dia 20 de julho, e estamos pensando em comprar um travelcard de 7 dias, ainda no aeroporto e começar a usar dia 14. A minha filha tem 14 anos e vi que tem ela um desconto. Como faço no caso dela? Será que no metro do aeroporto Heathrow teria algum funcionário para nos ajudar?
    Outra dúvida: vi um vídeo de outra pessoa falando que nas máquinas onde vendem o oyster não são aceitas notas de 50 libras, é verdade?

    • Rafa

      Oi Renata, beleza?
      Que demais, fico feliz em estar ajudando na organização da viagem! 😀
      Sobre a tua dúvida: no Heathrow (como em todas as estações) tem funcionários próximos às máquinas que vão aplicar o desconto no cartão dela. Antes de comprar chame um deles e explique que ela tem 14 anos, ele vai dizer como comprar. Porém se não me engano, o desconto aplica apenas ao Pay As You Go (ela não vai poder ter um travelcard). Então vão comprar o cartão e depois ele vai mudar a configuração pra 14 anos. O que vai acontecer vai ser cobrar um valor reduzido a cada viagem.
      Exato, nas máquinas são aceitas notas de 5, 10 e 20 apenas.
      Obrigado!

  • Ricardo

    Boa tarde! Chego no Heathrow com esposa e duas filhas de 12 e 15 anos .Ficaremos 5 dias. Entao sao 4 cartoes , mas os cartoes delas serao carregados com a metade do valor em libras, certo ? ( adultos calculo 6,80 por dia + 5 de caucao e adolescentes calculo 3,40+ 5 de caução?).Muito obrigado

    • Rafa

      Oi Ricardo, beleza?
      Isso mesmo. Depois de carregar o valor delas tem que avisar um funcionário que elas são crianças/teenagers e eles vão mudar uma configuração no cartão. Isso vai fazer com que o valor cobrado por viagem seja metade do preço normal.
      Valeu!

  • Bruna

    Rafa, tudo bom?

    Estou indo a Londres em Novembro e vou ficar 22 dias. Nesse caso, qual a modalidade do Oyster que devo usar? Chego pelo Heathrow.

    • Rafa

      Opa!
      Coloca um travelcard de 7 dias pra cada semana (3 travelcard). Tem que ir renovando a cada semana, dois dias antes de expirar o vigente.
      E coloca também £ 10 adicionais pra cobrir o dia que não está no travelcard.
      Vai sobrar dinheiro com certeza, mas aí recebe de volta no dia que for embora.
      Valeu!

  • Isabella

    Oi Rafa, tudo bem?

    Embarco sábado para um mês de intercâmbio em Londres, vou ficar em uma hostfamily em Walthamstow, a escola fica na zona 1, mas pretendo visitar alguns lugares como Bromley, Brent, Feltham e Hackney.. e as zonas diferem muito. O que você recomenda?

    Obrigada!!

  • Adriano Antunes

    Boa tarde Rafa. Eu e a esposa iremos para Londres em Outubro , 5 a 11. Ficaremos perto da Estação Vitória é iremos um dia no Harry Potter. Quanto devemos colocar em cada cartão? Chegaremos por Gatwich e usarei o Gatwich Express para chegar até a Estação Vitória . Voltaremos para o Brasil dia 11 saindo de St Pancras.

    Abraços

    • Rafa

      Opa, boa tarde!
      O Gatwick não está incluso no Oyster Card e além do travelcard de 7 dias (mesmo ficando 6) recomendo colocar £ 20 extras pra cobrir os trechos pro Harry Potter.

  • Marcelo Santana

    Ola Guri…belo site…
    vou para Londres com minha esposa e um casal de amigos de 18 a 23 de outubro…vou chegar de Roma pelo London City Airport…
    vou ficar hospedado em Paddington
    qual melhor opção de oyster card?
    pode me ajudar?

    obrigado!

    • Rafa

      Opa! Valeu Marcelo!
      Seguindo o cálculo do post:
      – Travelcard de uma semana pras zonas 1-2
      – Carregar com £ 5 extras pra cobrir o custo da zona 3 do aeroporto LCY
      Fica a dica pra participar de um passeio comigo aqui em Londres – guriinlondon.com/tours
      Valeu!

  • Gustavo

    Olá, eu entendi que tenho que o usar o pey as you go pois vou ficar 4 dias. Porém, os aeroportos de chegada (Gatwick) e saída (Southend) serão outros. Será que não compensa outra modalidade? Obrigado desde já pela atenção.

    • Rafa

      Opa!
      Isso aí, carrega no pay as you go. Porém de;para o aeroporto precisa comprar um ticket separado (seja de trem ou de ônibus). Não consegue usar o Oyster nestes trechos.
      Fica a fica de fazer um passeio comigo aqui em Londres.
      Valeu!

  • REGINALDO

    Bom dia Rafael, pretendo ir a Londres num bate e volta de um dia a partir de Paris, gostaria de ir no Teleférico da Emirates, acho que a estação Greenwich fica na zona 2/3, posso carregar meu oyster como se fosse transitar somente nas zonas 1 e 2, obrigado

    • Rafa

      Opa!
      Pode carregar pras zonas 1-2 sim. Como a zona 2 é a tarifa mais baixa, esta que ele vai considerar. Note que a estação que tem que ir é North Greenwich, e que precisa carregar um valor adicional pra poder usar o bondinho. =)

  • Junior

    Rafa,
    Parabéns pelas informações, são muito úteis.
    Por favor o aeroporto de Gatwick é em que zona de Londres para informar na hora de comprar o passe do cartão ?

    • Rafa

      Opa!
      Valeu Junior!
      O Gatwick não está na zona de transporte de Londres, então precisa comprar um ticket separado. Não pode usar o Oyster pra ele.

  • Raquel

    Oi Rafa, vou pra Londres daqui uns dias, mas gostaria de saber como calculo a tarifa pra o período de tres meses…Vou ficar hospedada e estudar na zonas 1 e 2…

  • Rafael

    Fala xará!

    Espero que possa me ajudar, ainda estou em dúvida sobre como devo carregar o oyster card, espero que possa me ajudar!

    Vou com minha esposa e filha de 7 anos, chegares de Paris pela estação St. Pancras e ficaremos 6 dias e um hotel próximo a Earl’s Court, pretendemos ir ao Heathrow de metrô e não faremos nada além das zonas 1-2, como devemos proceder?

    Obrigado!

    • Rafa

      Opa, beleza Rafa?
      Recomendo dar uma lida de novo em todo o post pras informações ficarem mais claras.
      Basicamente vai ter que colocar um travelcard de 7 dias pras zonas 1 e 2; e no caso da criança tem que botar um crédito e pedir pra um funcionário mudar o Oyster pra Young Visitor, pra ela ganhar desconto.
      Valeu!

      • Rafael Santos

        Rafa!

        Eu entendi que tenho que colocar um travelcard de 7 dias, mais uma recarga de 5£ para ir até Heatrow no dia de ir embora. Porém fiquei em dúvida com relação a minha filha, ela tem 7 anos, tinha entendido que ela não paga, ou seja, seria gratuito, mesmo assim devo fazer um oyster card pra ela? Devo carregar com crédito e solicitar a mudança para Young Visitor?

        Valeu… Abraços!

        • Rafa

          Oi Rafael, beleza?

          Isso aí, £ 5 a mais deve chegar sim.
          Pra tua filha de 7 anos, ela deve passar junto contigo. Tem umas porteirinhas maiores pra quem tem carrinho de bebê ou malas, e vocês podem usar sempre esta.
          Valeu!

  • Renato Garcia

    Ola boa noite.
    Muito bacana os comentários, mas ainda tenho dúvidas e gostaria de orientação.
    Chego em Londres (Heathrow) dia 14/9 e de lá devo ir direto para Dover. Devo ficar por lá por 3 ou 4 dias para nadar no canal e deoois retorno para mais 3 dias em Londres (ainda não sei o Hotel), retornando para Heathrow dia 20.
    Qual a melhor opção?
    Muito obrigado

    • Rafa

      Oi Renato, bom dia!
      Pros 3 dias em Londres recomendo o Pay As You Go, como explicado no post. Dá uma lida novamente nesta parte que vai entender melhor.
      Pra Dover precisa ser trem, o Oyster não é válido – recomendo olhar no thetrainline.com
      Valeu!

  • Daniel Miranda Pereira

    Bom dia,

    Ele funciona pra ir até Manchester e voltar? Se não, é tranquilo comprar o bilhete para isso sem ser pelo oyster?

  • paula loureiro

    Ola Rafa,
    Vou para Londres, em Setembro, chego a Gatwick ás 11h da manha de Sabado, compro o bilhete ida volta para London Victoria, pela Gatwick Express.
    Em Victoria penso comprar o Oyster Card e carregar £10.
    Regresso ao Aeroporto de Gatwick Domingo pelas 20h da noite.
    Tenho uma dúvida, sábado gasto em transporte os 6,80, fico com os 3,20 de credito para domingo, como ainda tenho os 5 de caução e não os vou recuperar pois não estou 48 horas em Londres, posso fazer duas viagens de 2,40=4,80, a diferença vai ser retirada da cauçao, certo?

    • Rafa

      Opa!

      Quando ficar com 3.20 de crédito vai conseguir usar só uma vez mais. Vai ficar com £ 0.80 de saldo, o que já não é suficiente pra fazer uma viagem, então ele não vai deixar nem entrar no metrô (porque sabe que vai ficar negativo).
      Valeu!

  • Lais

    Oi, Rafa, tudo bem? Uma dúvida:
    – vou chegar em Gatwick e quero ir de trem Southern até Victoria (vi que é 8,30 se for pelo Oyster e 12 do jeito tradicional);
    – de Victoria até meu hotel, preciso pegar um metrô, mas ele também é zona um (igual à Victoria).

    Vou sábado e volto segunda e só vou usar transporte público para ir e vir do aero.
    O que você recomenda? Se eu comprar um Oyster, vai ser 5 + 8,30 ou 5 + 8,30 + 4,50? Como não vou usar no domingo, eu recarrego na segunda novamente quando tiver indo para o aeroporto?

    Nao sei se você consegue me responder a tempo, mas muito obrigada!

    • Rafa

      Uepa!
      Tem que calcular trecho a trecho. Então 5 + 8,30 + 4,50 + o retorno pro aeroporto. Pode sim colocar £ 10 por exemplo e depois ir carrecando mais conforme for necessário. Valeu!

  • Isabel

    Olá Rafa, tudo bem?
    Chego em Londres dia 10/11 pelo aeroporto de Heathrow, deixarei as malas no hotel pela linha District (Earls Court), e voltarei para visitar o centro. Ficarei até o dia 19/11, que também visitarei algumas atrações, voltando para o hotel, e depois aeroporto. Por favor verifica se fiz as contas corretamente:
    34,10(7 day travelcard) + 25,00 (dos 2 dias do aeroporto) + 6,80(1 dia) + 5,00 (cartão)= 70,90
    só que tenho que arredondar a recarga 35,00 = 74,10 (UAU!!!!)
    O “7 day travelcard” peço para dar início no dia 11/11, pode isso?
    Amei as suas dicas!!!! Obrigada

    • Rafa

      Olá Isabel, tudo bem e contigo?
      Isso aí mesmo! Pede pra eles colocarem o travelcard pra começar no dia 11 que rola sim.
      Sobre a recarga, coloca 30 libras de crédito que deve ser suficiente. Caso falte, pode colocar mais com o restinho de moedas que tiveres.
      Lembra que pode pegar o que sobrar de saldo e os 5 do cartão quando for embora.

      Aproveito pra te convidar a participar dos meus passeios por aqui!
      Valeu!

  • Fabiana França

    Oi Rafa, tdo bem?
    Vou em janeiro e estou pensando em ir pro curso a pé e apenas voltar de ônibus. Neste caso, o travelcard funcionaria pra mim? Ou em 7 dias expira o prazo? Obrigada.

    • Rafa

      Opa!
      Se for usar só um trecho por dia é vantagem colocar crédito e ir usando. No caso o ônibus custa só £ 1.50 por viagem, e tem o teto diário também – pros dias que usar mais, ou pegar metrô.
      Valeu!

  • Eduardo Mecys

    Boa noite Rafa.
    Cheguei em Londres dia 04/11 e vou para Atenas(correr a maratona) dia 07/11.
    Quero agradecer as dicas que vc deixou nos seus vídeos.
    Usei muitas delas que me facilitaram curtir a viagem: oyster card/sim card/ alimentação(o pret-a-manger é muito bom)/como usar metro/filosofia dos pubs/etc.
    Grande abraço!

    • Rafa

      Oi Edu, beleza?
      Que demais, obrigado pelo comentário! Manda ver na maratona, boa corrida pra ti!
      Fico feliz que as dicas tenham ajudado.
      Até uma próxima, num passeio por aqui.
      Abraço!

  • Tiago

    Amigo! Por favor me tira uma duvida. Suponha que meu oyster é de zona 1-4. 1) Quando estiver na zona 1 posso usar meu oyster dentro da zona 1 sem sair da zona ou na zona 4 sem sair tbm em transporte , o valor vai ser como? 2) chegando o limite diário pode andar a vontade em todas a zonas ou só nas zonas designadas na compra? 3) Vou passar duas semanas inteiras em Londres, escola na zona 1 e homestay na zona 4, o que me aconselha fazer? tendo oyster card normal seria vantajoso pegar um de visitante oyster tbm?

    Ficaria muito agradecido com as respostas, desculpas por perguntar tanto.

    Abraço

    • Rafa

      Oi Tiago, beleza?
      1) Zonas 1-4 quer dizer 1 a 4, ou seja, pode circular entre as 4 zonas.
      2) Só nas zonas adquiridas.
      3) Oyster com Travelcard zonas 1-4
      Valeu!

  • Sonia

    Ola! Td bem? Preciso obter uma informação sobre o OYSTER.
    Estive em Londres e cheguei dia 10/12/2017 e praticamente adquiri um Oyster neste mes e usei muito. Fiz inclusive uso do meu cartão de credito para inserir creditos. So que voltei para o Brasil em 15/02/2018 e estou de posse do mesmo.
    Quero saber se posso utilizar o mesmo, pq estou indo de volta para Londres agora em dezembro. Como isso é possível e se não terei problemas. Vou ficar uns meses e pretendo, se der, o mesmo. Obrigada!

  • Ana Maria

    Oi Rafa, tudo bem?
    Parabéns pelo post, bastante esclarecedor!

    Fiquei com uma dúvida!
    Vou ficar em Londres por 9 dias, hospedada na zona 2, e chegando por Heathrow!
    Pensei em carregar como você sugeriu: 7 dias de travelcard e 2 dias de pay as you go.
    Só não ficou muito claro pra mim como vai ser a cobrança durante o período que eu estiver usando o pay as you go. Se eu sair das zonas 1 e 2, como vai ficar? e no retorno para Heathrow (quando eu já estiver usando o pay as you go) quanto vai ser cobrado?

    Obrigada!

    • Rafa

      Opa, beleza Ana Maria?
      Obrigado pelo feedback.
      Se sair das zonas contratadas (1 e 2 no caso) vai pagar um valor extra, mas não o valor total do trecho – por ter saído do plano contratado. Este valor vai sair do crédito PaysAs You Go que colocou. Isso se aplica, por exemplo, quando envolver Heathrow (zona 6).
      Se no dia que sair do aeroporto já tiver um Travelcard de 7 dias ativo, o valor vai ser um (cerca de £ 3), porém se estiver usando apenas o Pay As You Go, vai ser cobrado cerca de £ 5.
      Recomendo carregar com o valor pra dois dias e depois ir carregando conforme for usando e precisando.
      Aproveito pra te convidar pra algum dos passeios em Londres comigo – guriinlondon.com/tours

  • Paola

    Olá Rafa. Seu site está sendo muito útil para programar meus 5 dias em Londres. Só gostaria de confirmar se entendi direito. Chegarei em Heathrow 2 adultos e 1 criança de 10 anos. Tenho que ir até Kings Cross, onde fica nosso hotel. Compro apenas 2 Oyster para 5 dias (existe?) e recarrego com mais $5 para cobrir a viagem do aeroporto. Minha filha passa junto comigo no metro e no ônibus entra sem pagar. Eu posso usar esse Oyster para ir até o Harry Potter mas terei que carregar mais dinheiro para cobrir essa viagem. É isso? Obrigada e parabéns.

    • Rafa

      Que demais Paola! Fico muito feliz em saber.
      Não existe Oyster pra 5 dias não. Vai colocar £ 7 por dia cheio na cidade + £ 5 pra cobrir o trecho do aeroporto.
      A tua filha de 10 anos passa contigo sim.
      Pode usar pra it até Watford Junction (Harry Potter) mas vai cobrar cerca de £ 9 pra ida mais £ 9 pra volta.
      Pode ir carregando na estação conforme for necessário, não precisa ser tudo no primeiro dia.

      Sugiro este serviço pra vocês: guriinlondon.com/guru
      Valeu!

  • Camila

    Oii Rafa, adoro seu blog e sua pagina no Insta! Me ajuda muito com as dicas!
    Eu fiquei com uma dúvida. Chego dia 18/03 pela manhã (pretendo passear durante este dia) em Londres por Heathrow e meu hotel fica na zona 2. Compro o Oyster Travelcard 7 dias por 35,10 zonas 1 e 2 (valido de dia 18/03 a 24/03) + 5,00 de top up para ir de Heathrow ao hotel + 5,00 de caução = 45,10.
    Depois, dias 25/03 e 26/03 faço a recarga top up Pass as You Go por 14,00. E dia 27/03 somente irei utilizar o trajeto hotel (zona 2) ate a Estação St Pancras/King Cross (zona 2 também). Neste dia 27/03, faço apenas a recarga de 5,00 libras?
    Total = 64,10 libras
    É isso mesmo?
    Obrigada
    =)

    • Rafa

      Oi Camila!
      Fico feliz que esteja ajudando.
      Isso mesmo, o teu cálculo está perfeito.
      Só quando comprar ele no aeroporto já pode colocar o travelcard + £ 5 + 14 + 5 (mais 5 do caução). Arredondando pra cima, carrega com £ 25 (mais £ 5 de caução). Se sobrar algum crédito, pega ele de volta quando for embora, junto com os £ 5 de caução.
      Valeu!

  • Michelle Almeida de Andrade

    Oi Rafa!! Estou indo com meu esposo e vamos ficar perto da London eye e ficaremos por 7dias. Temos que comprar 2 cartões Oyester ou um serve para 2 pessoas? Qual o mais indicado o Oyester mesmo ou o Travelcard?
    Obrigada

    • Rafa

      Oi Michelle, beleza?
      Sim, precisa um Oyster por pessoa, então terão que comprar dois Oyster.
      Sete dias o indicado é o travelcard mesmo.
      Valeu!

  • Kelly Fernandes

    Hello,,, Fiquei um pouco confusa por que ficarei menos de 24 horas na cidade…
    Farei conexão em Londres através do Heathrow, (chego no sábado à noite, durmo na zona 2 e retorno já no domingo no final da manhã). Qual o mínimo devo colocar no Oyster Card sem considerar o caução?
    Obrigada… 🙂

    • Rafa

      Opa!
      Se for dormir na área central de Londres vai gastar umas £ 5 de Oyster por trecho, então recomendo colocar £ 10 (mais caução).
      Ou pode colocar £ 5 (o mínimo) e depois carregar com mais £ 5.
      Valeu!

  • Gabriela

    Olá Rafa! Estou com uma dúvida, qual transporte você indica para quem vai fazer o passeio no Harry Potter?
    Estou adorando as dicas, parabéns pelo trabalho!

    • Rafa

      Opa, beleza?
      Recomendo ir de trem. Pegar em Euston o trem para Watford Junction e de lá pegar o ônibus da Warner (pago ao motorista).
      Valeu!

  • cecilia

    Olá! estou amando seu blog. Estou com uma dúvida. Estarei levando apenas nota de 50 libras, pois o banco não tinha menor. Como faço pra comprar o oyster com essa note? existe algum lugar que troquem por moedas menores?. Muito Obrigada,

    • Rafa

      Oi Cecilia!
      Que demais que está gostando do conteúdo. =)
      Se chegar no aeroporto ou estação de trem, tem balcões com atendentes que te vendem aceitando a nota de £ 50.
      Se não, recomendo comprar alguma coisa antes pra usar a nota e trocar por uma menor, ou até pedir em alguma loja se eles não trocam porque precisa usar na máquina do metrô. 😉
      Boa viagem!

  • Fernanda

    Olá Rafa vou para Londres em maio e estou adorando as suas dicas.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o Oyster card.
    Chegarei em Londres no dia 12/05 pelo aeroporto London City e ficarei até o dia 17/05 qdo irei para Zurique pegando um vôo pelo aeroporto Heathrow. Ficarei hospedada na zona 1 e 2 (Quer ‘s Gate, Kensingto and Chelsea) e utilizararei o Oyster card de 7 dias. Quanto aos valores seria 35,10 por 7 dias + 5 libras de caução, essa é a melhor opção?
    E qto ao deslocamentos aeroporto hotel na chegada e hotel aeroporto na saída?
    Por favor me diga qual a melhor opção.
    Muito obrigada

    • Rafa

      Oi Fernanda!
      Neste caso não precisa colocar o passe da semana, mas sim valor diário usando o teto que ele cobra.
      Teria 3 dias cheios (4 x £ 7 = £ 28) e aí teria mais o custo do City (zona 3) pro hotel e depois pro Heathrow (zona 6) com os valores sendo um pouco acima que este teto. Coloca £ 5 por trecho pra garantir. Isso daria £ 38. Na máquina deve ter o valor de £ 40 pra carregar. Em cima disso tem mais os £ 5 de caução.
      Lembre-se de cancelar o Oyster no Heathrow e pegar o que sobrou de saldo, mais o valor do caução.
      Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *