Se tu está planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: prepare-se pra usar o transporte público. Pode ser que o Oyster seja vantagem pra ti, ou pode ser que um cartão por aproximação seja mais conveniente. Neste post te explico tudo.
NUNCA, JAMAIS compre um ticket avulso de papel no metrô.
O Oyster é um cartão inteligente que sabe direitinho o quanto cobrar de ti, e comprando ele do jeito certo tu vai economizar dinheiro em Londres com certeza! Se tu tiver um cartão por aproximação, pode usar ele como se fosse o Oyster Pay As You Go (detalhes do Pay As You Go abaixo). Eu indico fazer um cartão da Wise pra pagar só 1.1% de IOF e um câmbio mais barato. IMPORTANTE: Não precisa cadastrar o cartão por aproximação em lugar nenhum. É só chegar na catraca e aproximar ele. Simples assim.
O Oyster não devolve mais as £ 5 de caução. Agora ele custa £ 5. Então se for usar até 6 dias completos eu indico usar um cartão por aproximação (cada pessoa precisa de um, igual ao Oyster).
Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.
£ 15 de crédito no primeiro uso do Airbnb.
COMO COMPRAR
Nas máquinas de qualquer estação de metrô - seja no centro ou no Heathrow. Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.
Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.
Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação...
ONDE O OYSTER É ACEITO?
No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel. Depois clica aqui pra ver o mapa e pesquisar pelo nome dela.
QUANTO VOU PAGAR COM O OYSTER?
Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).
Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 5. Este valor não é mais devolvido e é perdido - é o custo do cartão.
Pra começar, descubra qual zona do metrô está o seu hotel:
Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres (ingressos aqui), você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.
Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Agora busque por ela nesta lista e veja qual a zona que ela está (a quarta coluna é o número da zona). Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui. Se preferir ver as estações e zonas no mapa, clique aqui.
Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:
7 day Travelcard
Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira - inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.
O preço pra uma semana pra 2022 é:
Zonas 1 e 2: £ 38.40
Zonas 1 a 3: £ 45.20
Zonas 1 a 4: £ 55.20
Zonas 1 a 5: £ 65.70
Zonas 1 a 6: £ 70.30
Pay As You Go
Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.
Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) pode usar ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!
Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar. Os limites do Oyster Pay As You Go pra 2022 são:
Zonas 1 e 2: £ 7.70 por dia
Zonas 1 a 3: £ 9.00 por dia
Zonas 1 a 4: £ 11.00 por dia
Zonas 1 a 5: £ 13.10 por dia
Zonas 1 a 6: £ 14.10 por dia
Zonas 1 a 9 incluindo Watford Junction (pra ir até o Harry Potter): £ 20.00 por dia
Ou seja, pode usar sem parar que dentro do mesmo dia ele vai cobrar apenas £ 7.70 (zonas 1 e 2). Os dias começam a contar às 4h da manhã.
Depois de uma viagem vai ter pago £ 2.50. No mesmo dia fez outro trecho e agora já descontou £ 5 no total. Depois do terceiro trecho vai ser £ 7.50 no total. Mas quando fizer um quarto trecho (nas zonas 1 e 2) o quarto trecho vai cobrar £ 0.20 e bater no teto de £ 7.70. E quando faz um quinto trecho já não cobra nada e começa a viajar de graça dentro do mesmo dia. No dia seguinte a contagem começa novamente.
Estes cálculos são feitos de forma automática pelo cartão. Não precisa se preocupar em informar antes quantos dias vai usar. Basta carregar com o valor desejado. Pode até carregar com £ 10 e depois carregar mais, não precisa colocar tudo de uma vez só. Se carregar a mais e sobrar dinheiro já explico o que fazer.
Confira os preços no site oficial aqui.
Mas eu vou ficar 10 dias!
Sem problemas meu caro, o oyster te permite combinar as duas opções. Ou seja, ao comprar faça o seguinte:
- 7 day travelcard: £ 38.40
- Top-up (recarga) de £ 25 (3 dias x £ 7.70 por dia = £ 23.10) - pode ir recarregando aos poucos, conforme for utilizando
E se eu pegar o transporte pra ir do Heathrow pro meu hotel?
Sem problema algum também! Só vai ter que considerar que ele vai te cobrar por estar andando fora das zonas contratadas (afinal o Heathrow é zona 6).
Se estiver usando o Travelcard também faça uma recarga (top-up, em inglês) de £ 5. Como saiu do pacote contratado (zonas 1 e 2) ele vai cobrar uma tarifa complementar que vai ficar em volta de £ 3.
Se estiver usando no modo Pay As You Go, neste dia o limite diário vai ser das zonas 1-6, que é de £ 14.10. No dia seguinte ele vai cobrar o diário apenas das zonas por onde trafegar, ou seja, se ficar só na região central, ele vai cobrar no máximo £ 7.70 naquele mesmo dia.
O que é vantagem carregar no meu Oyster card?
Simples:
Usando transporte de 1 a 5 dias: pay as you go (calcule £ 7.70 por dia de uso), preferencialmente um cartão por aproximação.
Usando transporte de 6 a 7 dias: 7 day travelcard
Usando transporte de 7 a 12 dias: 7 day travelcard + crédito pros demais dias (calcule £ 7.70 por dia de uso a partir do 8º dia)
Pra ajudar no cálculo:
- Trecho entre as zonas 1 e 2: £ 2.50 (consulte trechos específicos aqui)
- Trecho nas zonas 1 até a 6 (vindo ou indo pro Heathrow, por exemplo): £ 5.50 (ou £ 3.50 se for fora da hora do rush)
Isso é útil caso planeje fazer apenas a viagem do hotel ao aeroporto ou vice-versa dentro do mesmo dia.
CRIANÇAS
De 0 a 10 anos é grátis.
De 11 a 15 anos: compre um Oyster normal e carregue como se fosse usar o Pay As You Go. Chame um funcionário e avise ele que a criança tem 14 anos ou menos. Ele vai configurar o Oyster e ele vai passar a cobrar apenas 50% da tarifa do transporte público.
COMO USAR
- Sempre aproxime o Oyster da bolinha amarela que estará do seu lado direito.
- Sempre aproxime o Oyster na entrada e na saída - só assim ele vai saber o trecho que fez e se está dentro da zona contratada ou se tem que te cobrar a mais. Se esquecer de aproximar no momento da saída ele vai te cobrar como se tivesse ido até a zona mais distante da cidade naquele trecho.
- No ônibus aproxime o Oyster do dispositivo apenas na entrada (a tarifa é a mesma independente da zona).
E se sobrar dinheiro?
Evite deixar um saldo com mais de £ 10 no teu Oyster. Se sobrar mais, o procedimento pra resgatar o valor é diferente e mais burocrático. Sobrando até £ 10 basta ir nas máquina do metrô que diz "refund" e "notes given" em cima delas. Ali aproxime o Oyster e selecione à direita da tela a opção "Pay As You Go Refund". Ele vai mostrar o saldo e devolver o dinheiro. O Oyster é teu de presente. 😉
Pra terminar, mais uma simulação:
Chegando por King's Cross de Paris e não usando mais metrô no mesmo dia (apenas o King's Cross/Hotel) + 10 dias em Londres + o dia de ir embora via Heathrow (apenas o Hotel/Heathrow neste dia):
- 7 dias: 7 day travelcard £ 38.40
- 3 dias: Pay As You Go £ 23.10
- Chegada (King's Cross/Hotel): £ 2.50
- Saída (Hotel/Heathrow): £ 5.50
Neste exemplo seria £ 38.40 do travelcard + £ 31.10 de extras dos outros três itens. Então a compra seria:
- Oystercard com 7 day travelcard zones 1-2: £ 38.40
- Top-up (recarga) de £ 30 (pra dar conta dos £ 31.10 extras, mas talvez depois tenha que carregar com mais £ 5)
- £ 5 do custo do cartão
- TOTAL: £ 73.40
É isso aí, espero que tudo tenha ficado claro e tenha aprendido a usar o teu Oyster da melhor maneira, e assim o transporte de Londres não seja tão caro! 🙂 Faz o seguinte, dá uma olhada nos links abaixo pra mais dicas:
Mais sobre o assunto:
- "Regras" do metrô
- Night tube - o metrô noturno de Londres
- Como planejar tua viagem pra Londres
Rafa, caso vá ficar 8 dias é melhor fazer o travelcard que usar o cartão da wise por aproximação então? Muito obrigada!
Explico direitinho ali no post =)
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo trabalho, muito legal e útil!
Dúvidas : Eu tenho o cartão físico da wise e + 2 cartões digitais da wise. Consigo usar 1 para cada pessoa? Apple pay funciona bem? Além disso, usando os cartões da wise, não preciso recarregar, certo?
Muito Obrigado.
Sim, consegue usar uma dessas modalidades por pessoa, então teria 3 cartões. Appleby funciona bem e não, não precisa recarregar.
Olá Rafa! Parabéns por todo o seu conteúdo! Estou ouvindo até a sua playlist no Spotify 🙂
Uma pergunta: Tenho os cartões físico e virtuais da Wise, mas estou indo com minha esposa e nossas duas filhas (ambas com menos de 10 anos). Preciso adquirir o Oyster card para as crianças, e eu e minha esposa usaríamos cartões Wise distintos?
Pode sim 🙂
Oi Rafa! Fiquei com duvida em relação ao Wise (contactless). Ao usar ele, seria cobrado iof? Além disso, eles também tem o esquema do teto diário, que quando alcança o valor não cobra mais naquele dia?
O IOF é cobrado ao fazer o câmbio. Assim que converter de Reais pra Libras o valor já fica na moeda daqui, e ao usar não é cobrado mais nada.
Isso, quando chega no teto ele para de cobrar sozinho, mas pode continuar usando.
Olá, Rafa. Adorei saber sobre o wise, estou indo na próxima semana para Londres e vou levar o meu. Com ele então eu não preciso comprar um cartão Oyster, certo? Só passar o cartão na maquina do metro na entrada e saída? Obrigada!
Isso
Olá! Estive em Londres em 2019 e usei o Oyster Card e o trouxe pra casa. Pretendo ir ano que vem novamente. Sabe dizer se consigo usar o mesmo cartão e só recarregar? Ou precisarei comprar novamente?
Consegue sim (se tu não cancelou ele).
Olá! Pretendo comprar o oyter card de 7 dias zona 1 e 2. Porém irei a Greenwich e Hampton Palace também. Nesse caso, preciso recarregar quanto a mais?
Obrigada!
Coloca £ 10 a mais, depois se sobrar pega de volta o valor.
Oi Rafa, bom dia. Chego em Londres no Sábado agora e ainda tô em dúvida: pra ir de metrô até o hotel na zona 1, preciso recarregar o Oyster além do Travelcard? Quanto? Abraço
Acho que tô atrasado na resposta, mas caso alguém tenha interesse: o travelcard está dentro do Oyster. O que indico é sempre usar o Wise, assim não precisa comprar um Oyster e ficar recarregando.
Se for comprar mesmo assim, ele vai cobrar o preço de um trecho que muda conforme o horário, mas se for Heathrow vai ser no máximo £ 6.
Olá, uma dúvida, ficarei em Londres 1 mes para estudar ingles, meu airbnb fica na zona 4 e a escola na zona 2, além do metro terei que utilizar tbm onibus, nesse caso qual a melhor opção de oyster card para mim?
Olá Rafa! Parabéns pelo seu conteúdo. Muito útil, claro e objetivo. Mas fiquei com uma dúvida. No caso do OysterCard, é necessário passá-lo na catraca ao entrar e ao sair. Com o cartão da Wise (contactless) é assim também? Ou passa somente na entrada?
Isso, metrô sempre entrada e saída (independente de qual cartão)