Guri na Bonfire Night

por Rafa
4 novembro 2014
Novembro é cheio de atividades em Londres. O dia 5 de novembro é especial pros britânicos porque foi o dia em que o plano de um cara chamado Guy Fawkes de explodir o Parlamento (graças a Deus) não deu certo. Quem foi Guy Fawkes? Ah... Meu amigo, senta que lá vem história...
Duas relações com o Guy Fawkes que pode ser que tu já tenha visto: primeiro o filme V de Vingança que possui relação com a tal Conspiração da Pólvora (que já vou falar mais sobre); e segundo, as máscaras utilizadas pelo grupo Anonymous, inclusive durante os protestos que rolaram no Brasil ano passado e não deram em nada.  Não lembra? Tá, tudo bem... Pra refrescar a memória:
Pra entender tudo isso a gente volta lá pra 1605. É, rebeldia já existia naquela época! A Rainha Elizabeth I criou algumas leis contra os Católicos e Fawkes achava que quando o Rei James I assumisse ele mudaria essas leis, o que acabou não acontecendo. Aí que ele virou os fio se revoltou e disse "peraí, como que é? Quer dizer que tu não vais fazer nada? Deixa pra mim então!". O que ele fez? Reuniu a turminha dele que tinha os mesmos ideais e resolveu explodir o Parlamento. Isso aí: as Casas do Parlamento, a qual a torre do Big Ben faz parte. 🙁
Pois bem... Lá foram eles: o plano era explodir 36 (!!) barris de pólvora debaixo do Parlamento quando o Rei estivesse abrindo a sessão anual no dia 5 de novembro de 1605. Guy Fawkes ficou encarregado de cuidar dos barris e tacar fogo quando fosse dado o aviso. Os outros avisaram algumas pessoas pra que mantivessem distância do Parlamento naquela noite devido ao plano. Como todo bom segredo, a conversa chegou aos ouvidos do Rei que mandou ser feita uma revista no prédio todo.
Assim ele foi descoberto, preso e mantido lá na Tower of London. Depois disso ele e outros oito amigos revolucionários foram condenados a decapitação. No dia da execução ele conseguiu se desvencilhar dos guardas e se atirou de uma escada quebrando o pescoço. Ele então foi esquartejado e exposto em público. Lovely.
Dizem que a pólvora que estava debaixo do parlamento foi queimada naquela noite sendo usada então pra comemoração de o Rei ter escapado de tudo isso. Desde aquele dia, a cada 5 de novembro existem shows de fogos de artifício e fogueiras por toda a cidade pra manter a tradição da celebração.
Como a Marla Rodrigues mesmo comentou, será que dá pra se dizer que é como se fosse o Thanksgiving britânico? Dia de agradecer e só. No sábado passado a Bonfire Night, como é chamada, já aconteceu em muitos lugares da cidade. Fomos (inclusive com a Marloca, que leu a dica lá no Pra Ver em Londres) ver os fogos de Blackheath, pertinho aqui de casa. As atividades começaram ao meio-dia com um parque de diversão massa, além de barraquinhas de comidas e bebidas por todo o parque da vila.
O "frio" não espantou ninguém e todo mundo vibrou, aplaudiu e assoviou aos estouros dos fogos. O espetáculo todo com direito a pausa durou entre 10 e 15 minutos e a sensação é muito bacana. É impossível descrever em palavras o momento. A vibe é bem positiva e vale a pena assistir. Vamos às imagens Comandante Amilton:

 

 

Ah... E até hoje antes de iniciar as sessões a cada ano os depósitos do subsolo são investigados pra ver se não há nada suspeito.
E tu? Foi em algum Bonfire Night? Quer ir este ano? Sabe de algum lugar massa? Diz aê nos comentários! 🙂
Com informações ótimas do Londonist.
0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
4 dezembro 2022
Turismo em Londres

Erros comuns que o turista comete em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x