Imigração a turismo em Londres

por Rafa Maciel, um Guri em Londres

Imigração a turismo em Londres

09/04/2017 Uncategorized 23

Tu já deve ter ouvido falar que a imigração em Londres é chata, que eles são exigentes e isso e aqui. Pois bem, tenho que dizer que muita coisa é verdade sim. Maaaaaaas…

O que ninguém fala é que se tu vieres bem preparado, com os documentos certos e etc, não há o que temer. Uma coisa importante: não é necessário visto para Londres em viagens de turismo de até 6 meses. O visto é na verdade concedido no momento de chegada no aeroporto.

Ao te atender, o oficial de imigração (lembra, ele não te conhece) vai decidir se deixa ou não tu entrar no país (tudo vai dar certo, calma). No caso de brasileiros o “medo” é que a pessoa entre no país e fique morando ilegalmente, então o que tu precisa provar pra ele é que tem vínculo no Brasil e precisa retornar; e que tem condições de se manter no país. Dá uma olhada em todas as dicas:

O que precisa mostrar ao oficial de imigração no momento da chegada:

  • Quem é você
    – Passaporte válido pro período total da estadia
  • O que você faz?
    – Carta da empresa onde trabalha: especificando o salário, o dia que retorna das férias e o que mais julgar importante pra comprovar o vínculo com o Brasil.
    – Se for dono da empresa pode ser pro-labore ou contrato comprovando.
    – Estudante: matrícula da Universidade ou então carta comprovando que está matriculado ou de férias. Currículo escolar mostrando o andamento do curso também pode ser interessante. Se for o caso de os pais pagarem a viagem, precisa dos documentos deles comprovando o que eles fazem
  • O que vai fazer no Reino Unido?
    – Roteiro de viagem: é importante saber o que vai visitar pelo país.
    – Vouchers: é essencial mostrar onde vai ficar hospedado. Pode ser o voucher do hotel ou então carta-convite de amigo declarando que vai ficar na casa dele.
    – Dinheiro: não há no site do governo nada que diga o valor mínimo recomendado por dia. Vai do bom senso e de planejamento mesmo.
    – Passagem de ida e volta: pra comprovar o dia da saída do Reino Unido.
  • Documentos adicionais e informações complementares
    – Passaportes antigos, se houverem
    – Documentos de casa ou carro, se houverem
    – Todos os documentos devem ser originais
    – Todos os documentos devem ter uma tradução em inglês (recomendo uma tradução simples, maaaaas no site pede que seja inserido os dados do tradutor – ou seja, por sua conta e risco, beleza?).

Viu só, se preparando bem não há com o que se preocupar. Dê sempre respostas diretas e objetivas. Vem tranquilo e confiante que tudo vai dar certo e lembrando que não tem nada a esconder.

Tem alguma dica adicional ou um relato da imigração de Londres? Usa o espaço dos comentários pra me contar tudo e ajudar outras pessoas, combinado? 🙂

23 comentários

  1. Milena Braga disse:

    Rafa, o que significa passaporte válido durante toda a estadia?
    Ele não precisa ter prazo de validade de 6 meses?
    Ouvi dizer também que precisa ter validade de 3 meses após a data de regresso ao Brasil.
    Estou perguntando pois viajo em outubro e meu passaporte vence em janeiro/2018, e aqui no Brasil foi suspensa a emissão de passaporte.
    Me ajuda por favor!!!

    • Rafa disse:

      Oi Milena!
      Te respondi no comentário do YouTube também: precisa estar válido até o fim da estadia por aqui. Esta é a lei do UK, na europa eles podem te pedir 6 meses de validade do fim da estadia.
      Valeu!

  2. Paulo César disse:

    Rafa Parabéns seu blog e de mais estarei chegando aí em maio e estou me preparando para passar pela imigração estou com muito medo deles n deixar mais vou levar todos os documentos afinal viu para ficar ….vou com 1500 libras no intervalo da passagem de 7 dias e um bom dinheiro para eles verem que eu tenho condições de me manter…me chama no zap se vc puder preciso falar com vc sou aqui do rio de janeiro me chama no zap por favor 21 968056198

  3. Rodrigo disse:

    No meu caso pedi demissão da empresa que trabalho, até o período da viagem não sei se estarei empregado. Como proceder nesse caso? Vou com minha esposa que trabalha atualmente.

    • Rafa disse:

      Oi Rodrigo. Se ela estará contigo e está empregada, deve dar tudo certinho.
      Mas traz junto documentos de propriedades no teu nome no Brasil também.

  4. Ana disse:

    Olá Rafa!
    Viajo para Londres com meu marido porém estou desempregada.
    Como proceder? Posso falar que sou dona de casa? Ele entra comigo na entrevista da imigração?

    • Rafa disse:

      Opa!
      Sim, vocês passam juntos. Ele vai ter que comprovar que comprou a viagem de vocês dois, e que tem fundos pra manter a estadia de vocês na cidade, só isso. 🙂
      Fica a dica pra um tour comigo aqui pela cidade: guriinlondon.com/tours
      Abração e boa viagem!

  5. pedro groppa disse:

    Oi Rafael, possuo dupla nacionalidade (italiana) preciso passar por esse processo também ?

  6. Danilo Tiago Vasconcelos disse:

    Oi Rafa, então vou PR Londres agora dia 30/10 com uma amiga brasileira que tem documentos UK… Ela vai me passar na imigração com ela porque vou a passeio… estou de férias no trabalho e estou levando a carta do trabalho e 700 libras PR 13 dias… hospedagem ficarei na casa dela.
    To c medo da imigração… c acha que passo?

    • Rafa disse:

      Oi Danilo!
      Tenho certeza que está no país e curtindo muito. De boas.
      Fica a dica pra participar de algum tour comigo: guriinlondon.com/tours
      Valeu!

  7. Angelina disse:

    Oi Rafa. Vou pra Londres em Janeiro por 5 meses, larguei emprego e a faculdade estará trancada neste tempo, meu namorado é britanico e vai fazer a carta convite pra mim.
    Minha dúvida é see estou com tudo certo:
    Passages
    Carta convite
    Dinheiro
    Tô com muito pouca grana na verdade, queria saber vai ter problema entrar com pouco dinheiro mesmo tendo a carta ?

    • Rafa disse:

      Oi Angelina, beleza?
      A princípio tudo certo sim. Na carta-convite a pessoa meio que se responsabiliza pela tua entrada, então deve ser OK quanto à grana.
      Espero que dê tudo mais que certo.
      Valeu!

  8. Diogo Antunes disse:

    Bom dia, Rafa, tudo bem? Valeu pelas ótimas dicas! Fiquei com duas dúvidas (estou indo pra Londres em Janeiro):

    1) A Carta da empresa onde trabalho, precisa ter firma reconhecida em cartório? Ou se ela for feita em papel timbrado e carimbada, já é o suficiente?

    2) É necessário traduzir os documentos para a língua inglesa? Se for obrigatório, quais desses documentos precisam ser traduzidos?

    Obrigado!

    • Rafa disse:

      Oi Diogo, beleza?
      Mais importante que reconhecimento de firma (que não tem validade aqui a não ser que feita pelo consulado) seria a tradução do documento. Mesmo uma tradução simples deve ser suficiente.
      Te recomendaria traduzir as cartas e documentos mais importantes, e coisas menores (como folhas de pagamento) explicar na hora se necessário.
      Por parte da imigração a recomendação oficial é de ter todos os documentos traduzidos por alguém que faz tradução juramentada. Mas desconheço casos que eles complicaram com alguém que não tivesse.
      Fica a teu critério, claro.
      Valeu, boa viagem! E fica a dica pra participar de algum tour aqui comigo: guriinlondon.com/tours

  9. Anelise disse:

    Oi Rafa, valeu pelas dicas!
    Estou indo para Londres em Maio e vou ficar na casa de um amigo. Ele pode escanear a carta convite e eu a levo impressa? Quais informações obrigatoriamente essa carta deve ter?
    Obrigada!!

    • Rafa disse:

      Oi Anelise!
      Feliz que tenha gostado das informações.
      Ele pode enviar ela pra ti digitalizada pelo que sei sim.
      Ele deve declarar que vai ser responsável por tua estadia aqui e com eventuais despesas. Também deve ter o endereço completo dele.
      Valeu!

  10. Claudia Pinheiro disse:

    Rafael, Boa tarde!

    Referente a documentos adicionais

    Tenho carro no meu nome e casa está no meu nome e nome dos meus irmãos, será que posso scaniar e deixar no tablet e mostrar caso eles pedirem, (porque tenho medo de perder os originais na viagem) ou nem resolve isso para eles, saberia me dizer?

    vou em Maio desse ano.

    • Rafa disse:

      Oi Claudia, tudo bem?
      Sim, te recomendaria isso, trazer uma cópia impressa destes documentos tá OK na real, ou até autenticada, se achar mais interessante. Só algo que mostre teu nome e descrição da propriedade.
      Boa viagem!

  11. Claudia Pinheiro disse:

    Rafa

    Valeu pela ajuda

    Abraços

    Claudia

  12. Luiza Borella disse:

    Oi Rafa, tudo bem? Vou para Londres com meu irmão em julho, eu faço faculdade mas ele não faz nada. Iremos pra casa dos meus tios que moram lá e eles mandarão a carta convite, tu acha que entraremos tranquilo? E tu acha que seria bom entrar com qual quantia de libras? Obrigada!!

    • Rafa disse:

      Oi Luiza, beleza?
      Massa, tendo a carta em mãos é muito importante. Traz o comprovante da faculdade. Quanto ao teu irmão, se tiver alguma outra coisa no nome dele pra comprovar o vínculo com o Brasil, ótimo. E também é importante trazer um “comprovante” de onde vem a grana. Por exemplo, se os pais estão pagando pede pra eles fazerem uma declaração e traz junto o contra-cheque ou IR.
      Não sei te dizer quanto à quantia de Libras (eles não divulgam isso), mas eu recomendaria uns £ 50 por dia pra mais.
      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *