Junto com o verão em Londres chega aquele calorão que faz todo mundo reclamar (eu principalmente, odeio calor). As temperaturas sobem, os dias ficam longos e a cidade muda de energia.
🎥 Fiz este conteúdo em forma de vídeo, se preferir assistir:
Quer saber qual é a melhor época para vir a Londres? Clica nesse link.
Temperatura em Londres no verão
Infelizmente não tenho como saber como vai estar o tempo em Londres na época da tua viagem. Mas pra te dar uma ideia, a média de temperatura nestes meses é:
- Junho: 13ºC a 22ºC - 8 dias com chuva
- Julho: 15ºC a 24ºC - 7 dias com chuva
- Agosto: 14ºC a 23ºC - 8 dias com chuva
Considere a temperatura mais baixa durante a noite e a mais alta no decorrer da tarde. Mas claro, isso é apenas pra tua referência e tudo pode mudar de uma hora pra outra. Quando falo "chuva", quero dizer que em algum momento choveu, e não que passou o dia inteiro chovendo. O clima de Londres muda muito repentinamente e cada semana ou dia pode ter várias temperaturas e mudanças. Fique de olho no app de previsão do tempo no teu celular antes de fazer a mala.
Em 2026 por exemplo, tivemos cinco ondas de calor (sim, 5!) com temperaturas em junho e julho passando de 30ºC, chegando a 36ºC (bem acima dos 24ºC ali da média)! "Ah, mas Guri, aqui de onde eu sou faz isso todo dia!". Beleza, mas não é a mesma coisa. Primeiro que o calor é mais seco, então a exposição direta ao sol é de arder. E segundo e mais importante, os ambientes não têm ar-condicionado.
O que colocar na mala e como se vestir?
Traga roupas de verão, roupas leves e calçados confortáveis. Procure ter uma roupa mais social (calça comprida e sapato) apenas se tiver reserva em algum lugar que exija roupas assim, porque no dia a dia, provavelmente não vai precisar usar. A não ser que você (assim como eu) prefira usar calça, claro, a vida é tua. Se você é meio friorento, indico trazer um casaco leve, mais pra usar à noite, ao voltar do jantar ou teatro, por exemplo. Tem mais chance de precisar usar se você vir no fim de agosto.
O que fazer em Londres no verão
Se você tiver o desprazer de pegar uma onda de calor (odeio calor) precisa programar algumas pausas ou atividades em locais com ar condicionado. São raros mas existem, como a National Gallery, por exemplo. Parques também são uma ótima pedida, especialmente na sombra. Se não for onda de calor, fica agradável, com temperatura máxima perto dos 28ºC, mais ou menos. Sempre veja a previsão do tempo antes de programar o seu dia.
Os dias são longos, com o solstício de verão (o dia mais longo do ano) em 21 de junho, tendo o pôr do sol por volta de 21h20! Ou seja, deixe pra fazer atividades ao ar livre depois das 17j, quando muitas atrações turísticas já estiverem fechadas.
Os pubs ficam ainda mais agradáveis e convidativos, e vários deles têm áreas externas pra poder curtir. Eu tenho um passeio que passa por pubs históricos de Londres onde te conto histórias e claro, indico cervejas. Saiba mais.
Considere que em todos estes meses as atrações vão estar um pouco mais lotadas por ser férias escolares. Em junho tem visitantes de vários países e de escolas do interior do Reino Unido (curtindo depois dos exames finais), enquanto julho e agosto é férias em toda a Europa, incluindo o próprio Reino Unido. As atrações estão acostumadas e tem estratégias pra lidar com o número de visitantes, mas de qualquer forma tenha paciência.
Sempre que possível reserve ingresso com antecedência pra garantir acesso e ficar menos tempo em fila. Veja a lista de atrações de Londres e como reservar.
Em todos os meses de verão o Shakespeare Globe tem peças em cartaz. Ele é um teatro a céu aberto, uma réplica às margens do Tâmisa, mostrando como eram os teatros na época de Shakespeare, sempre com peça dele em cartaz (com alguma releitura ou novo ângulo). Os ingressos são a partir de £ 5 (de pé) aqui.
Esta sem dúvidas é a época mais agitada pra eventos no geral na cidade.
Junho
O aniversário oficial do Rei é celebrado em junho. É o Trooping the Colour. Como o aniversário dele é na verdade em novembro, o evento é tradicionalmente em junho por ter um clima melhor. Eu costumo comparar com um dia da independência sabe, imagine um 7 de setembro no Brasil, com desfile militar, esquadrilha da fumaça e toda pompa possível. Dá pra ver membros da família real passando de carruagem pela The Mall por volta das 10h (mas claro, tem que chegar bem mais cedo do que isso) e depois de volta depois das 11h; e depois ver os aviões da esquadrilha da fumaça passando por cima da The Mall, com a família real na sacada do Palácio de Buckingham.
Se você, como eu, curte musical, não pode perder o West End Live. É um evento de graça em Trafalgar Square, que reúne vários musicais do distrito de teatros de Londres e cada um apresenta uma ou duas músicas do seu espetáculo. É muito legal! Em 2026 acontece nos dias 20 e 21 de junho. E claro, se você quiser ir em algum musical ou peça de teatro, veja meu guia completo de teatros em Londres aqui.
O torneio de tênis mais famoso e mais antigo do mundo, Wimbledon, começa dia 28 de junho de 2027. Os ingressos esgotam com bastante antecedência, mas se você fizer questão de ir pra sentir um pouco da atmosfera, pode chegar na fila às 5h da madrugada pra comprar ingressos do dia. Eles reservam uma boa quantidade pra venda no dia, mas tem que chegar cedo. As primeiras 1,500 pessoas conseguem garantir ingressos pras quadras principais - mas pra isso, eles acampam lá. As primeiras semanas, quando tem mais jogos rolando, são as mais concorridas da fila. Eu fui em 2026 e te mostrei num vídeo no YouTube.

A The Mall fica assim no mês de junho.
Julho
No primeiro fim de semana de Julho acontece o Pride London. A parada é um grande desfila que passa por Piccadilly, Piccadilly Circus, Haymarket e Trafalgar Square. É muito divertida, animada e claro, seguro. Depois da parada (termina por volta de 18h) as ruas do Soho ficam tomadas por pessoas conversando e bebendo na rua, muita música dentro e fora dos ambientes, e todo mundo sendo quem quer ser. É sempre muito legal.
O Palácio de Buckingham abre as portas pra visita de verão, enquanto a família real fica na Escócia até setembro. A visita inclui áudio-guia (tem em português) e passa por várias Salas de Estado. Visita cerca de 15 salas (dos 775 cômodos do Palácio) mas é incrível. Ingressos aqui.
Se tu curte música e quer ir em show, em Julho acontece o BST Hyde Park. São vários dias de shows com grandes nomes mundiais. O line-up de 2026 incluiu Mumford & Sons, Lewis Capaldi, Duran Duran, Maroon 5. Saiba mais no site deles.
A final de Wimbledon, mencionado acima, será em 11 de julho de 2027.
Começa na seguna quinzena de Setembro o BBC Proms, o festival de música clássica da BBC com ingressos bem acessíveis e que acontece principalmente no Royal Albert Hall. Em 2026 é de 17 de julho a 12 de setembro. Saiba mais no site do festival.
Em várias datas de julho acontece o Beating Retreat, que é um evento militar mas cerimonial, de certa forma com um pouco de informalidade. Todo ano um braço das forças armadas assume o evento e a banda deles dá um show de organização e de música. Lembro de um ano ter tido bastante fogos de artifício e um soldado fazendo solo de guitarra no telhado do prédio do exército. Diferente né? Geralmente tem convidados especiais do Exército, mas em dois anos que eu assisti teve convidados da família real (um ano foi a Sophie e em outro ano a Princesa Real - a Anne). Custa cerca de £ 40 e o valor é destinado à organização de caridade das forças armadas. Eu te mostrei neste vídeo no YouTube como é o evento. Saiba mais e reserve aqui.

Agosto
O Carnaval de Notting Hill celebra a cultura caribenha e é um dos maiores carnavais do mundo fora do Brasil. Ele acontece sempre no último fim de semana de agosto, de graça no domingo e segunda. Em 2026 vai ser então nos dias 30 e 31 de agosto. Veja mais abaixo a rota do carnaval.
Esta segunda-feira do carnaval de Notting Hill é a última segunda-feira do mês, que é feriado bancário no Reino Unido. As atrações, restaurantes e atividades funcionam normalmente.

Notting Hill Carnival
📖 Leia também:
- O que fazer em Londres em Setembro, Outubro e Novembro
- O que fazer em Londres em Dezembro, Janeiro e Fevereiro
- O que fazer em Londres em Março, Abril e Maio
Esta página contém links de parceiros. Este site recebe comissão por compras através destes links, mas não se responsabiliza pelas reserveas.
Originalmente publicado em Junho de 2017.











Estarei em Londres em setembro e gostaria de fazer o seu tour pelos pubs. Pessoas idosas aguentam o programa? É que estarei em parte da viagem com a minha mãe.
Oi Ana Lucia, tudo bem?
Sim, é tranquilo. O ritmo é de boa e já tive de crianças a idosos fazendo o passeio. Dá uma olhada nas avaliações de quem já fez o tour pra te dar ainda mais segurança (www.j.mp/guritrip) e nas datas de setembro em guriinlondon.com/pub
Valeu!