Muito simples: entre nele. Ah sim, mas pra isso tu precisa saber onde ele está e se está indo pro lugar certo né? Então deixa comigo que vou te dar todos os detalhes e te deixar seguro na hora de passear pro interior.

.

Quando vou precisar pegar um trem?

Ficando em Londres, não vai ter muitos casos. Pode ser uma opção de transporte do teu aeroporto pro teu hotel; ou pode ser que vá pros estúdios do Harry Potter (Warner). Mas a maioria dos casos, tu vai usar trem pra visitar alguma cidade no interior do país. Alguns exemplos são Liverpool, Windsor, Oxford, Cambridge ou até Edimburgo. Já fiz um outro post com dicas de bate-volta de Londres.

Quanto custa e como comprar?

Os tickets variam conforme o destino, claro. Te indico comparar preços de trens no Reino Unido nesta página. Mas dependendo do destino, ele pode começar em £ 6.

O que é importante saber, é o perfil da tarifa. Os dois principais são:

ADVANCE

  • Geralmente compradas um mês antes ou mais
  • Perfil mais econômico
  • Não possui flexibilidade, então dificilmente vai conseguir reembolso ou alterar a passagem.

OFF-PEAK

  • Fora do horário de pico. (Geralmente qualquer trem). Horário de pico é dias de semana, das 6h30 às 9h30 e das 16h às 19h.

Compare tarifas de trem aqui

Como pegar um trem em Londres?

Na estação

Primeiro de tudo, observe na passagem:

  1. De onde sai.
  2. Qual o horário.
  3. Pra onde ele vai.

Chegando na estação de partida (claro), confira nos painéis de horários pelo horário de partida do teu trem. Esta é a forma de diferenciar um trem do outro (eles não possuem números de linha, por exemplo). Agora confira duas coisas, dependendo do teu destino.

Observe se teu destino é o destino final do trem. Se sim, show! Olhe de qual plataforma ele vai sair (ou vai passar) e dirija-se a ela. Se não for, leia todas as estações por onde ele passa e veja se o teu destino está lá. Provável que sim, e se for o caso é só ir pra plataforma.

Se não achar (muito difícil isso acontecer): confira se tem outro trem saindo no mesmo horário (verifique o painel dos lados); confira se está na estação correta; se tudo estiver certo, pergunte pra algum funcionário da estação.

Na plataforma

Ao chegar na plataforma observe o painel de horário dos trens. Lembre-se: vários trens pra vários destinos passam nesta plataforma. Eles vão estar organizados pela ordem que devem chegar na plataforma e sempre em destaque está o horário original do trem.

Ou seja, se o trem é pras 16:08, ao chegar na plataforma o painel diz que o 16:08 está atrasado 3 minutos, e às 16:08 chega um trem, há grandes chances de este trem não ser o teu. Mas como saber se é ou não? O trem que chegou na plataforma é o que está na primeira linha do painel da plataforma. Então se ele estiver atrasado meia hora, por exemplo, e outro trem chegar na frente, vai aparecer:

1st – 16:35 – Brighton – On time (no horário)
2nd – 16:08 – Brighton – Delayed 30 minutes (atrasado 30 minutos – deve chegar em 3, neste exemplo)

No trem

Pegando o trem certo (observe ao entrar também, sempre tem um painel dentro do vagão com o nome do destino final).

Observe se o teu ticket tem lugar marcado. Se não tiver, pode sentar em qualquer lugar desde que seja na tua classe (alguns trens tem Primeira Classe). Fique com o ticket sempre à mão porque vai precisar apresentar pro fiscal, e provável que precise pra sair da estação depois também.

Ao chegar

Fique atento nas estações por onde ele vai passando. Além de ser anunciado no sistema de som, também aparece escrito no painel e claro, ao chegar nas estações tem os nomes bem grande nas plataformas.

Fácil né? Eu falei. Agora que tal olhar destinos pra viajar de trem pertos de Londres? E claro, pesquise e compare preços de passagens de trem agora mesmo!

Ah, e se precisar de hospedagem em Londres eu posso pesquisar hotel pra ti. Pede teu orçamento aqui.

.

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com