Quem disse que não sou o Duke do Rio Grande do Sul? OK, várias pessoas, mas não vem ao caso. A questão é: os títulos britânicos de nobreza podem ser bem confusos, especialmente se falando em século 21 né? Mas afinal, qual a diferença de Duke, Marquês, Conde, Visconde e Barão?
Hoje em dia estes títulos são todos honorários e desde 1999 eles também não ocupam mais cadeiras na Câmara dos Lordes. Naquele ano a lei mudou e todos os membros que herdaram o título (e não que receberam naquele ano) não podiam mais participar de debates na Câmara. Ou seja, hoje a pessoa precisa ser apontada um Life Peer e mantém o título até a morte - o filho(a) não herda.
Um ótimo exemplo disso é o irmão da Princesa Diana, por exemplo, o 9º Earl Spencer. Quando ele recebeu o título, quando o pai deles morreu, ele era membro da Câmara dos Lordes. Hoje, porém, ele mantém, o título mas não tem uma função política direta como antes.
Duke
O título mais importante. Tu deve conhecer o Duke de Cambridge e o Duke de Sussex, por exemplo? Isso, o príncipe William e o Harry. E o mais famoso é o Duke de Cornwall, outro título do Príncipe de Gales, o príncipe Charles. Ele é o que tem uma função prática no ducado (Duchy of Cornwall) ao contrário dos outros ducados (Dukedoms).
Mas qual a função dele? A função do Duke de Cornwall é administrar as terras que pertencem à coroa naquele ducado. As terras não são dele mas ele recebe o aluguel e participação destas terras e/ou costa. Em troca, ele trabalha muito em prol da região, e no caso do Charles até possui uma linha de produtos orgânicos com o nome Duchy, associado ao Ducado dele.
Marquês
O segundo título mais importante, que quando foi criado ganhou precedência acima dos Condes - que ficaram loucos da vida quando descobriram isso. Estamos falando aqui lá do século 15.
Conde (Earl)
O nome "Conde" também existe aqui, mas não é usado. O mais normal é Earl, como na estação de metrô Earl's Court.
Eles eram pessoas que administravam províncias do rei. Então recebiam o título, terras e às vezes dinheiro em troca desta prestação de serviço e lealdade ao monarca. O mais famoso acho que é o Earl de Grantham na série Downton Abbey. Ele é um título que não existe mais, apesar de já ter existido. Na série, Robert Crawley (Hugh Bonneville) interpreta o 7º Earl de Grantham. Fica claro até pela série que é como se ele fosse um rei local. Todos conhecem ele, e o 7º Earl também tem uma relação direta com o rei.
Visconde
Os viscondes começaram a surgir principalmente no século 17, apesar do primeiro e mais importante de todos existir desde 1550. O Viscount of Hereford é o chamado Prime Viscount, o título principal entre os viscondes.
Barão
As pessoas (os homens, originalmente) que possuíam este título recebiam a ordem real pra formação de um conselho do rei. Hoje ainda existem mais de 400 barões e nove baronesas por direito. O que quero dizer com "por direito" é que elas herdaram os títulos do pai.
Mas e a função deles?
Hoje em dia eles não tem mais uma função estabelecida. Cheguei a ler histórias de Earl's que moram de aluguel em um studio no interior do país, mas mantém os papéis que confirmam o título com o selo real debaixo do colchão. Bem diferente de 100 anos atrás quando as grandes mansões no meio das terras dadas pelo rei eram totalmente normais e cheias de empregados.
Me conta, qual o teu título?
Tenho ascendência do Henry Sinclair Sir Jarl of Orkney and Rosslyn porém perdida no tempo 🙁