Tipos de cervejas nos pubs

por Rafa
17 abril 2016

Ahhh um dos meus assuntos favoritos, beer, cerveja. 🙂 Quero te mostrar esta semana os principais tipos de cerveja que é encontrada nos pubs e as características de cada uma. Afinal, estamos comemorando dois anos do passeio de pubs. Abre uma cerveja e vem comigo!

Estamos comemorando dois anos de Pub Crawl Histórico, o passeio dos pubs. Clique aqui, saiba mais e reserve a sua data.

COMO DEGUSTAR UMA CERVEJA:
1. Olhe: analize a densidade da bebida, a formação da espuma e o mais importante: a coloração.
2. Cheire: sinta os aromas que você consegue identificar. Pense um pouco sobre quais frutas ou tipos de flores a cerveja remete. Alguma característica específica como a torrefação, por exemplo, já pode ser identificada pelo aroma.
3. Beba: Tome um gole e passe a bebida por toda a boca e língua. Preste atenção na textura e na aceitação do seu paladar.
4. Ao engolir a cerveja pense nos sabores e em que parte da língua eles podem ser identificados. O amargor é sentido no fundo da língua. Analise também as características do malte (caramelo, cítrico, torrado, etc), do lúpulo (pelo amargor e pelo sabor frutado ou que remete a flores), e tudo mais que pode perceber.
5. Analise quais os sabores que se vão logo e quais os que mais persistem.
6. Beba mais um gole e verifique o que mais pode perceber. O recomendado é fazer isso por no máximo quatro vezes, porque mais que isso vai confundir (e até acostumar) o paladar.

Guri empinando pints de ales! Oi?


COMO É FABRICADA UMA CERVEJA:
A cevada é o cereal principal utilizado na fabricação (as brasileiras usam muito milho e arroz, blécs). Este cereal é germinado e depois ressecado. Aí ele vira o malte. Adiciona-se a água e temos o mosto, a base da sua cerveja.

Depois disso faz-se a adição do lúpulo, que é o que vai dar o amargor da cerveja e em alguns casos (descritos abaixo) o sabor e aroma frutado. O próximo passo é adicionar as leveduras, o fermento que vai transformar os açúcares do malte no que nos faz cair no fim da noite: o álcool. Pura química! A fermentação varia dependendo do tipo da cerveja (também descrito melhor abaixo).

Depois disso a cerveja é filtrada e envasada. Só curtir. Em alguns casos ela não é filtrada antes de chegar ao barril onde ela será armazenada e isso é chamada de segunda fermentação, pois ela continua fermentando ainda no depósito do pub.

Existem vários outros passos e detalhes de temperatura, filtragem e fermentação. Como escrevi, é pura química. Mas estes são os passos básicos e a grosso modo.

Quer minha ajuda pra planejar tua viagem pra Londres? Clique aqui.
Passeie comigo e com outros brasileiros em Londres. Saiba mais aqui.


OS TIPOS DE CERVEJA
São vários os tipos de cerveja que podem ser encontrados nos pubs país afora. Cervejas nacionais e importadas fazem parte dos balcões. Mas como falei no vídeo, estes são os principais estilos:

Lager
Tem o sabor mais simplificado, sente-se pouco o lúpulo e o amargor, por ser de baixa fermentação não possui aromas e sabor frutado e deve ser consumido em temperaturas mais baixas (por volta dos 4ºC).
Exemplos: Meantime London Lager, Carlsberg, Carling, Peroni (italiana), Heineken (holandesa), Beck's (alemã).

Ale
O tipo mais famoso do Reino Unido. A Inglaterra sempre foi grande produtora e consumidora até os dias de hoje. Dentro da Ale existe uma grande variedade de sub-tipos. Uma característica geral da ale é que ela é de alta fermentação, e isso faz com que o lúpulo empreste a ela os sabores mais frutados e florais. Algumas delas devem ser consumidas em temperatura ambiente (8ºC a 12ºC). Temos:
Pale Ale: um dos mais tradicionais. É sentido com muita clareza o sabor do malte (que varia de cerveja pra cerveja) e o frutado que geralmente é caracterizado pela adição do lúpulo. Recomendo a Camden Pale Ale e a Meantime Pale Ale.
IPA, Indian Pale Ale: aqui pronuncia-se I-P-A em inglês, ou seja, "ai pi ei". As IPAs tem uma adição mais pesada de lúpulo, então ela tem um amargor mais marcante e persistente no fundo da língua. Ela não é tão densa quanto uma stout ou até uma bitter. Recomendo a Greene King IPA e a Punk IPA da Brewdog.
Bitter: outro estilo conhecido, mas que nos engana por causa do nome. O nome significa "amargo", mas a bitter é menos amarga que a IPA, por exemplo. Ela é um pouco mais encorpada que as outras ales, tem um sabor mais persistente e uma textura mais áspera.
Outros tipos também estão nos balcões como red ale (minha favorita, muito mais maltada!), amber ale, brown ale, american pale ale, etc.

Stout
A stout assusta um pouco por causa da cor, mas não é tão forte quanto aparenta. Ela é feita com o malte mais torrado, o que deixa ela com a coloração escura, e com o sabor de tostado. O amargor também está presente, mas o equilíbrio é diferente quando comparado com algum outro tipo de cerveja. Este amargor lembra o amargor do chocolate meio amargo. Tem uma textura mais densa e uma espuma cremosa. Ela deve ser consumida em temperatura mais baixa, mas não tão gelada porque senão vai perder os sabores que melhor identificam ela. A mais conhecida das stouts é a irlandesa Guinness, que é uma delícia. Mas existem outras boas como a também irlandesa Murphy's e até a Black Cab, da Fuller's. Uma das minhas stouts favoritas, no entanto, não é servida on tap (na torneira), mas sim em garrafa: a Imperial Stout, da Samuel Smith's.

Trigo (Wheat)
A cerveja de trigo não é tão consumida assim, mas tem lugares que vendem ela. Pra começar o cereal base já é diferente, então isso faz com que o sabor dela fique completamente diferente. Ela também é mais densa e com um sabor não tão marcante do malte. Tem notas de frutas de verão, como cassis e amora, e isso faz com que ela seja refrescante. Em alguns casos apresenta notas cítricas. Também deve ser consumida em temperaturas baixas. Não conheço muito sobre, mas sei que a Hoegaarden é uma das favoritas de quem gosta deste estilo.

Como falei, estes são alguns tipos. Ainda tem outros sub-tipos dentro destes que descrevi, além das cervejas engarrafadas como cervejas de frutas (como morango ou damasco) ou stout de chocolate. E indo além temos outros tipos de bebidas como cidra, cidra doce, vinho e destilados. E sim, também tem bebidas não alcoólicas em pubs. 😉

Estou preparando um post bem bacana sobre funcionamento dos pubs, então fica de olho pra não perder hein! =)

DSC_1725

Ah, aqui tem a página do Augusto, meu amigo que faz bira no Rio Grande do Sul. 😉

0 0 votes
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lisiane
Lisiane
5 years ago

Olá, qual o custo da cerveja em Londres?

Daiane Melo
Daiane Melo
7 years ago

Rafa hoje temos um evento sobre destinos cervejeiros e fizemos um treinamento com seu post e adoramos o vídeo! Valeu!

trackback

[…] Clique aqui pra ver o vídeo sobre os tipos de cerveja que você vai encontrar no pub. Clique aqui pra conhecer o passeio de pubs que eu guio. O pub onde gravei foi no Hawley Arms. […]

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
4 dezembro 2022
Turismo em Londres

Erros comuns que o turista comete em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    5
    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x