Os ícones de Londres mais conhecidos são, claro, os táxis e as cabines telefônicas. Mas eu diria que colado neles ali na lista vem as post boxes, as caixinhas de correio. Existem várias pela cidade, tanto que é impossível não passar por algumas delas estando em Londres. Quero compartilhar contigo algumas histórias e curiosidades sobre as post boxes.
O serviço postal britânico existe há muito tempo, desde o século 16. Mas só cem anos depois é que as pessoas (o povão) podia usar o serviço também. Naquela época, quem recebia a correspondência é que pagava por ela. Imagina só, receber a série de Game of Thrones ou Harry Potter pelo correio, o prejú!
Foi criado na época da rainha Victoria o chamado "penny black". Era um selo adesivo (o primeiro do mundo) que custava apenas um penny (cerca de £ 0.25 hoje). Em 1852 foi instalada uma das caixinhas de correio numa ilha britânica pra facilitar o serviço de correspondência. O serviço funcionou bem e começou a se espalhar pelo país.
Quando ver alguma em qualquer lugar no país, repare em especial a insígnia real, o símbolo do monarca em exercício quando ela foi instalada. As primeiras são as da rainha Victoria (VR = Victoria Regina). As mais raras são as do Edward VIII, que ficou apenas 11 meses no trono (EVIIIR). As atuais, da rainha Elizabeth II são as mais comuns de se ver (EIIR).
Curiosidades que também acho bem interessante:
- O Reino Unido é o único país do mundo que não tem o nome do país escrito no selo. O rosto do monarca de perfil já seria a representação do país.
- Quando Honk Kong era uma território britânico foram instaladas algumas post boxes por lá também - e ainda continuam lá - com a insígnia da rainha Elizabeth II.
Achou interessante? Ou só eu sou o nerd das caixinhas de correio?
Adorei a curiosidade!