Oyster Card: como pagar pelo transporte público de Londres

por Rafa
3 fevereiro 2025

Se preparando pra andar por Londres com Oyster Card

Se tu tá planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: te prepara pra usar o transporte público — e muito! Pode ser que o Oyster Card seja mais vantagem pra ti e ainda mais prático. Aqui te explico tudo que tu precisa saber pra economizar e não cair em roubada. 


Como comprar Oyster Card?

Nas máquinas de qualquer estação de metrô - seja no centro ou no Heathrow. Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.

Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.

Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação...


Onde o Oyster Card é aceito?

No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel


Quanto vou pagar por Oyster Card?

Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).

Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 7. Este valor não é mais devolvido e é perdido - é o custo do cartão.


Descubra qual zona está o seu hotel

Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres, você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.

Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui, também com as estações e zonas no mapa detalhado.

Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:

7 day Travelcard

Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira - inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.

O preço pra uma semana pra 2025 é:
Zonas 1 e 2: £ 44.70
Zonas 1 a 3: £ 52.50
Zonas 1 a 4: £ 64.20
Zonas 1 a 5: £ 76.40
Zonas 1 a 6: £ 81.60

Pay As You Go

Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.

Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) use ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!

Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar.


E se eu for ficar 10 dias em Londres com Oyster Card

Sem estresse. Faz o seguinte:

  • 7-day Travelcard: £44.70

  • Top-up extra: £30 (3 dias x £8.90 por dia)

Assim tu cobre 10 dias completos.
Se usar menos (tipo 2 vezes por dia), gasta até menos.

Heathrow e outras zonas com Oyster Card

Se for usar transporte pro Heathrow, ele fica na zona 6, fora do centro.
Então:

  • Com Travelcard, faz um top-up de £10 pra cobrir a diferença.

  • No Pay As You Go, o teto desse dia será £16.30 (zonas 1-6).

📊 Resumo prático

Duração Melhor opção Custo diário médio
1–6 dias Contactless ou Oyster Pay As You Go até £ 8.90/dia
7+ dias 7-Day Travelcard + recarga extra £ 44.70 + top-up

👶 Crianças

  • 0–10 anos: grátis 🍼

  • 11–15 anos: compra um Oyster normal e chama um funcionário da estação pra configurar o desconto — ele vai ajustar pra cobrar metade da tarifa.
    Ou usa um cartão por aproximação, se preferir evitar pagar £7 pelo cartão.


🚪 Como usar o Oyster Card (sem errar)

  • Sempre aproxima o Oyster da bolinha amarela (fica do lado direito).

  • Faz o tap in e tap out (entrada e saída) no metrô.

  • No ônibus, só precisa tocar na entrada.

  • Se esquecer de tocar ao sair, o sistema entende que tu foi até o fim da linha e cobra mais caro. 😅


💸 E se sobrar dinheiro?

Evita deixar mais de £10 de saldo no Oyster.
Se sobrar, vai até uma máquina do metrô que tenha escrito “Refund” e “Notes Given”, aproxima o cartão e escolhe Pay As You Go Refund.
O saldo aparece na tela e tu recebe o troco na hora.
E o Oyster fica contigo de lembrança! 🎁


Esta página contém links de parceiros. Este site recebe comissão por compras através destes links, mas não se responsabiliza pelas reservas.

5 1 vote
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
194 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mariana
Mariana
6 years ago

Olá Rafael! Parabéns pelo blog, está me ajudando muito no planejamento da minha viajem.

Eu e meu marido vamos a Londres em março, vamos chegar pelo aeroporto Heathrow. vamos ficar dois dias e meio na cidade. Minha dúvida é se eu posso comprar o oyster card na chegada, recarrega-lo e utiliza-lo apenas uma vez nesse dia para ir do aeroporto até o nosso hotel que fica na zona 1, ou se fazendo isso vai ser cobrado o valor total de um dia. Obrigada.

Guilherme Rodrigues
Guilherme Rodrigues
6 years ago

Olá Rafael, sou gaúcho também!

Valeu pelas dicas.
Eu vou a Londres em dezembro, ficarei 9 dias, contando com o dia da chegada e o dia da partida, que é quando irei a York. Chego pelo Aeroporto de Gatwick. Pensei em pegar o Gatwick Express e depois utilizar o Oyster Card para chegar ao hotel (que fica no início da Zona 3). Nos 7 dias que seguem pensei em utilizar o Travelcard para 7 dias Zonas 1-3. No último dia, que é quando vou cedo para York (pensei em comprar um passe Britânico de 2 dias + 1 dia grátis do BritRail) somente preciso ir até a estação de onde vai sair o trem, então pensei em novamente utilizar o Oyster card. Durante os 7 dias inteiros vou ao Castelo de Windsor, Harry Potter e Oxford (em 2 ou 3 dias, não sei o que é melhor)

Você acha que esse planejamento do transporte está adequado?
Posso utilizar o Oyster para ir ao Estúdio do HP e a Windsor?
O que é melhor, comprar o Travelcard + o Oyster ou o Oyster nas duas modalidades? Não sei se já compro pela internet ou em Londres para não pagar IOF e entrega.

Por favor, me ajuda. Tô cansado de quebrar a cabeça com relação a isso, tenho medo de acabar gastando para mais sem necessidade.

Abraço.

Assuero Dias
Assuero Dias
6 years ago

Boa tarde, Rafael! Acabei de ver o o seu vídeo sobre o Oyster Card e gostaria de fazer uma pergunta sobre a validade do "Monthly Bus & Tram Pass". A partir de agosto eu vou ficar 12 semanas em Londres e ficarei hospedado na zona 2; e pretendo usar o "Monthly Bus & Tram Pass" porque é mais barato. Gostaria de saber se a validade desse passe é para o mês físico, isto é, vale de 01 até o dia 30 (e todo o dia primeiro eu teria que recarregar o passe para o mês inteiro) ou se a validade é para dias corridos, ou seja, p.ex., comprando no dia 10 de agosto valeria até dia 10 de setembro? Muito obrigado. Assuero Dias.

Julia
Julia
6 years ago

Oi Rafa, boa tarde!
Vou com a minha família em julho e ficaremos +/-20 dias na Europa. Chegaremos por Londres e no dia seguinte iremos para outros países, retornando à Londres no final, como ultimo destino. No dia da chegada, pensamos em já comprar o Oyster, para ir do Aeroporto até King's Cross e deixar guardado para quando voltarmos, e aí sim carregá-lo com o passe de 7 dias. Podemos fazer isso?

Além disso, nesse período final da viagem, ficaremos 6 dias em Londres e em um deles pretendemos ir para Greenwich de barco e voltar pelo DRL.. pelo que vi no site a tarifa de ida é de £ 7.30. A dúvida é: quanto devo carregar a mais no meu Oyster para isso? E o DRL é preciso de algum top up ou está incluso no pacote dos 7 dias?

Qual o valor total de top up que precisarei fazer? Seria £ 5.00 (calção) + £ 5.10 (Heathrow chegada) + £ 35.10 (7 dias) + £ 5.10 (Heathrow partida) + £ 7.30 (Boat) = £ 57,60 ?

Obrigada!!

Julia
Julia
6 years ago
Responder para  Rafa

Perfeito!! Muito obrigada pela ajuda e resposta!!!

Marcus
Marcus
6 years ago

Oi Rafa,

Me ajude com uma dúvida, se possível.

Acabo de sair de Londres na pressa e não lembrei de solicitar o reembolso do saldo Oyster (£12).

Volto em Dezembro deste ano, consigo reutilizar ou me sugere algo diferente?

Guilherme Santos
Guilherme Santos
6 years ago

Olá,
Estou com algumas dúvidas.
- Vou chegar no dia 3/6 e fico até o dia 14/6, existe travelcard de 14 dias ou é mais vantajoso comprar o de 7 dias e 5 dias de pay as you go, aproveitando esse crédito para usar caso saia das zonas contratadas e ir do aeroporto até o hotel?
- No aeroporto de heathrow tem guiche para compra do oyster card? É tranquilo ir de metro até o hotel carregando malas?
- As máquinas para comprar o cartão e adicionar fundos aceitam notas ou somente cartão de crédito?
- Aproveitando o comentário, existe loja no aeroporto para comprar chip de telefone? Qual operadora é recomendada? Tem ideia de valor para o plano para 12 dias?
Muito obrigado, seu blog está sendo muito útil para organizar nossa viagem. É uma pena que estará de férias nesse período!

Fernanda
Fernanda
6 years ago

Tem como carregar o travel care de papel ? Ex vou comprar o travel card 7 dias para zona 1 e 2. Digamos que farei algumas viagens para as outras zonas ... teria como usar ele como pas you go?? Como devo proceder ? Desde já muito obrigado e infelizmente suas férias coincidiram com as minhas ; estou indo para Londres esses dias 🙁

Fernanda
Fernanda
6 years ago

Olá Rafa vou para Londres em maio e estou adorando as suas dicas.
Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o Oyster card.
Chegarei em Londres no dia 12/05 pelo aeroporto London City e ficarei até o dia 17/05 qdo irei para Zurique pegando um vôo pelo aeroporto Heathrow. Ficarei hospedada na zona 1 e 2 (Quer 's Gate, Kensingto and Chelsea) e utilizararei o Oyster card de 7 dias. Quanto aos valores seria 35,10 por 7 dias + 5 libras de caução, essa é a melhor opção?
E qto ao deslocamentos aeroporto hotel na chegada e hotel aeroporto na saída?
Por favor me diga qual a melhor opção.
Muito obrigada

cecilia
cecilia
6 years ago

Olá! estou amando seu blog. Estou com uma dúvida. Estarei levando apenas nota de 50 libras, pois o banco não tinha menor. Como faço pra comprar o oyster com essa note? existe algum lugar que troquem por moedas menores?. Muito Obrigada,

Gabriela
Gabriela
6 years ago

Olá Rafa! Estou com uma dúvida, qual transporte você indica para quem vai fazer o passeio no Harry Potter?
Estou adorando as dicas, parabéns pelo trabalho!

Kelly Fernandes
Kelly Fernandes
6 years ago

Hello,,, Fiquei um pouco confusa por que ficarei menos de 24 horas na cidade...
Farei conexão em Londres através do Heathrow, (chego no sábado à noite, durmo na zona 2 e retorno já no domingo no final da manhã). Qual o mínimo devo colocar no Oyster Card sem considerar o caução?
Obrigada... 🙂

Michelle Almeida de Andrade
Michelle Almeida de Andrade
6 years ago

Oi Rafa!! Estou indo com meu esposo e vamos ficar perto da London eye e ficaremos por 7dias. Temos que comprar 2 cartões Oyester ou um serve para 2 pessoas? Qual o mais indicado o Oyester mesmo ou o Travelcard?
Obrigada

Camila
Camila
6 years ago

Oii Rafa, adoro seu blog e sua pagina no Insta! Me ajuda muito com as dicas!
Eu fiquei com uma dúvida. Chego dia 18/03 pela manhã (pretendo passear durante este dia) em Londres por Heathrow e meu hotel fica na zona 2. Compro o Oyster Travelcard 7 dias por 35,10 zonas 1 e 2 (valido de dia 18/03 a 24/03) + 5,00 de top up para ir de Heathrow ao hotel + 5,00 de caução = 45,10.
Depois, dias 25/03 e 26/03 faço a recarga top up Pass as You Go por 14,00. E dia 27/03 somente irei utilizar o trajeto hotel (zona 2) ate a Estação St Pancras/King Cross (zona 2 também). Neste dia 27/03, faço apenas a recarga de 5,00 libras?
Total = 64,10 libras
É isso mesmo?
Obrigada
=)

Paola
Paola
6 years ago

Olá Rafa. Seu site está sendo muito útil para programar meus 5 dias em Londres. Só gostaria de confirmar se entendi direito. Chegarei em Heathrow 2 adultos e 1 criança de 10 anos. Tenho que ir até Kings Cross, onde fica nosso hotel. Compro apenas 2 Oyster para 5 dias (existe?) e recarrego com mais $5 para cobrir a viagem do aeroporto. Minha filha passa junto comigo no metro e no ônibus entra sem pagar. Eu posso usar esse Oyster para ir até o Harry Potter mas terei que carregar mais dinheiro para cobrir essa viagem. É isso? Obrigada e parabéns.

Ana Maria
Ana Maria
7 years ago

Oi Rafa, tudo bem?
Parabéns pelo post, bastante esclarecedor!

Fiquei com uma dúvida!
Vou ficar em Londres por 9 dias, hospedada na zona 2, e chegando por Heathrow!
Pensei em carregar como você sugeriu: 7 dias de travelcard e 2 dias de pay as you go.
Só não ficou muito claro pra mim como vai ser a cobrança durante o período que eu estiver usando o pay as you go. Se eu sair das zonas 1 e 2, como vai ficar? e no retorno para Heathrow (quando eu já estiver usando o pay as you go) quanto vai ser cobrado?

Obrigada!

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
29 dezembro 2024
Turismo em Londres

ETA Reino Unido: como solicitar

ETA: novidade pra quem vai pra Londres Se você tá...
Continuar lendo
Por Rafa
2 dezembro 2025
Guri no Mundo

Copenhagen: comidas, curiosidades e um amor inesperado por cardamomo

Entre sanduíches que não são sanduíches, confeitaria que beira o...
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2025
Guri

VE Day - o fim da Segunda Guerra na Europa

O que é o VE Day? No dia 8 de...
Continuar lendo
Por Rafa
14 setembro 2025
Guri da Realeza

O que os britânicos acham do Principe Harry?

O "queridinho rebelde" que virou polêmica real Uma das perguntas...
Continuar lendo
Por Rafa
8 setembro 2025
Turismo em Londres

Borough Market: o mercado mais saboroso de Londres

(Este post foi atualizado em dezembro de 2025) Se tem...
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

194
0
Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
()
x