Se preparando pra andar por Londres com Oyster Card
Se tu tá planejando tua vinda pra Londres, já te adianto: te prepara pra usar o transporte público — e muito! Pode ser que o Oyster Card seja mais vantagem pra ti e ainda mais prático. Aqui te explico tudo que tu precisa saber pra economizar e não cair em roubada.
Como comprar Oyster Card?
Nas máquinas de qualquer estação de metrô - seja no centro ou no Heathrow. Tem também a opção de comprar o Oyster online e receber ele em casa. Compre aqui. Considere o tempo de envio (demorado) dos Correios.
Se você chegar em algum outros aeroporto que não seja o Heathrow, tem que ir até o centro por algum outro meio (consulte trens ou ônibus da National Express) e depois comprar o Oyster Card.
Antes que tu pergunte: sim, precisa um Oyster por pessoa. O cartão é inteligente e faz todos os cálculos automáticos, mas pra isso o cartão precisa ser usado da maneira correta. Se duas pessoas entrarem numa estação específica com o mesmo cartão, ele vai ler como a mesma pessoa entrando duas vezes na mesma estação...
Onde o Oyster Card é aceito?
No metrô, ônibus e trens de superfície do Overground e do National Rail dentro de Londres. Como saber se a tua estação é dentro de Londres? Veja no Google Maps qual estação mais perto do hotel.
Quanto vou pagar por Oyster Card?
Depende. Tem duas modalidades de tarifas e tu já precisa saber qual vai usar ao comprar o cartão. Em ambas pode-se usar o ônibus e metrô (ou trens de superfície, mas a não ser que vá até o estúdio do Harry Potter, acho difícil usar o trem).
Independente da modalidade que for carregar ao comprar, ele vai te cobrar £ 7. Este valor não é mais devolvido e é perdido - é o custo do cartão.
Descubra qual zona está o seu hotel
Considerando que você visite as principais atrações turísticas de Londres, você vai estar sempre na zona 1 e provável que na zona 2. Aí só precisa saber também qual a zona do seu hotel.
Abra o Google Maps e busque pelo hotel. Observe qual a estação de metrô que está mais próxima. Tenho dicas de onde se hospedar em Londres aqui, também com as estações e zonas no mapa detalhado.
Agora sim, zona identificada, hora de escolher a modalidade do cartão:
7 day Travelcard
Este é um passe de sete dias, mas é vantagem se você pretende usar por cinco, seis ou sete dias cheios. Ele começa a contar no dia selecionado (vamos dizer que tu tenha escolhido terça) e vai funcionar de boas, ilimitado, sem te barrar até segunda-feira - inclusive. Até às 4h de segunda pra terça, pra ser bem preciso.
O preço pra uma semana pra 2025 é:
Zonas 1 e 2: £ 44.70
Zonas 1 a 3: £ 52.50
Zonas 1 a 4: £ 64.20
Zonas 1 a 5: £ 76.40
Zonas 1 a 6: £ 81.60
Pay As You Go
Isso seria como um celular pré-pago, onde compra créditos e vai cobrando conforme vai andando. O bom é que ele tem um limite diário de cobrança, um teto. Este limite combina o uso de metrô e ônibus também. Ele é vantagem pra quem vai usar o metrô uma ou duas vezes por dia; e principalmente pra quem fica na cidade até cinco dias. Mas se você ficar 10 dias por exemplo, pode combinar o travelcard (7 dias) mais ou Pay As You Go (pra 3 dias). Já explico melhor em detalhes.
Lembre-se: se tiver um cartão por aproximação (ou ainda melhor, o cartão da Wise com IOF mais baixo) use ele como se fosse o Oyster nesta modalidade. Prático e fácil!
Os preços são por viagem realizada, mas quando chega num valor, ele para de cobrar e você começa a andar de graça (dentro do mesmo dia). No dia seguinte ele retoma a cobrança e considera de novo o limite pra parar de cobrar.
E se eu for ficar 10 dias em Londres com Oyster Card
Sem estresse. Faz o seguinte:
-
7-day Travelcard: £44.70
-
Top-up extra: £30 (3 dias x £8.90 por dia)
Assim tu cobre 10 dias completos.
Se usar menos (tipo 2 vezes por dia), gasta até menos.
Heathrow e outras zonas com Oyster Card
Se for usar transporte pro Heathrow, ele fica na zona 6, fora do centro.
Então:
-
Com Travelcard, faz um top-up de £10 pra cobrir a diferença.
-
No Pay As You Go, o teto desse dia será £16.30 (zonas 1-6).
📊 Resumo prático
| Duração | Melhor opção | Custo diário médio |
|---|---|---|
| 1–6 dias | Contactless ou Oyster Pay As You Go | até £ 8.90/dia |
| 7+ dias | 7-Day Travelcard + recarga extra | £ 44.70 + top-up |
👶 Crianças
-
0–10 anos: grátis 🍼
-
11–15 anos: compra um Oyster normal e chama um funcionário da estação pra configurar o desconto — ele vai ajustar pra cobrar metade da tarifa.
Ou usa um cartão por aproximação, se preferir evitar pagar £7 pelo cartão.
🚪 Como usar o Oyster Card (sem errar)
-
Sempre aproxima o Oyster da bolinha amarela (fica do lado direito).
-
Faz o tap in e tap out (entrada e saída) no metrô.
-
No ônibus, só precisa tocar na entrada.
-
Se esquecer de tocar ao sair, o sistema entende que tu foi até o fim da linha e cobra mais caro. 😅
💸 E se sobrar dinheiro?
Evita deixar mais de £10 de saldo no Oyster.
Se sobrar, vai até uma máquina do metrô que tenha escrito “Refund” e “Notes Given”, aproxima o cartão e escolhe Pay As You Go Refund.
O saldo aparece na tela e tu recebe o troco na hora.
E o Oyster fica contigo de lembrança! 🎁
Esta página contém links de parceiros. Este site recebe comissão por compras através destes links, mas não se responsabiliza pelas reservas.







Boa tarde Rafa. Eu e a esposa iremos para Londres em Outubro , 5 a 11. Ficaremos perto da Estação Vitória é iremos um dia no Harry Potter. Quanto devemos colocar em cada cartão? Chegaremos por Gatwich e usarei o Gatwich Express para chegar até a Estação Vitória . Voltaremos para o Brasil dia 11 saindo de St Pancras.
Abraços
Opa, boa tarde!
O Gatwick não está incluso no Oyster Card e além do travelcard de 7 dias (mesmo ficando 6) recomendo colocar £ 20 extras pra cobrir os trechos pro Harry Potter.
Oi Rafa, tudo bem?
Embarco sábado para um mês de intercâmbio em Londres, vou ficar em uma hostfamily em Walthamstow, a escola fica na zona 1, mas pretendo visitar alguns lugares como Bromley, Brent, Feltham e Hackney.. e as zonas diferem muito. O que você recomenda?
Obrigada!!
Rafa, tudo bom?
Estou indo a Londres em Novembro e vou ficar 22 dias. Nesse caso, qual a modalidade do Oyster que devo usar? Chego pelo Heathrow.
Opa!
Coloca um travelcard de 7 dias pra cada semana (3 travelcard). Tem que ir renovando a cada semana, dois dias antes de expirar o vigente.
E coloca também £ 10 adicionais pra cobrir o dia que não está no travelcard.
Vai sobrar dinheiro com certeza, mas aí recebe de volta no dia que for embora.
Valeu!
Não entendi como funciona , ficarei 7 dias e tenho o cartão de débito com iof menor , só usar ele direto no transporte ? Quem define a tarifa a ser cobrada ? Como sei q será a mais barata ? Onde falo q quero travel card ou outra opção ?
Isso Renata, só usar direto. O sistema do transporte que faz o cálculo, tudo automático. Não precisa cadastrar/informar, só chegar e usar mesmo.
Boa tarde! Chego no Heathrow com esposa e duas filhas de 12 e 15 anos .Ficaremos 5 dias. Entao sao 4 cartoes , mas os cartoes delas serao carregados com a metade do valor em libras, certo ? ( adultos calculo 6,80 por dia + 5 de caucao e adolescentes calculo 3,40+ 5 de caução?).Muito obrigado
Oi Ricardo, beleza?
Isso mesmo. Depois de carregar o valor delas tem que avisar um funcionário que elas são crianças/teenagers e eles vão mudar uma configuração no cartão. Isso vai fazer com que o valor cobrado por viagem seja metade do preço normal.
Valeu!
Oi Rafa,
Suas postagens tem nos ajudado a organizar nossa viagem, parabéns pelo seu trabalho!
Minha dúvida é : vamos ficar do dia 13 ao dia 20 de julho, e estamos pensando em comprar um travelcard de 7 dias, ainda no aeroporto e começar a usar dia 14. A minha filha tem 14 anos e vi que tem ela um desconto. Como faço no caso dela? Será que no metro do aeroporto Heathrow teria algum funcionário para nos ajudar?
Outra dúvida: vi um vídeo de outra pessoa falando que nas máquinas onde vendem o oyster não são aceitas notas de 50 libras, é verdade?
Oi Renata, beleza?
Que demais, fico feliz em estar ajudando na organização da viagem! 😀
Sobre a tua dúvida: no Heathrow (como em todas as estações) tem funcionários próximos às máquinas que vão aplicar o desconto no cartão dela. Antes de comprar chame um deles e explique que ela tem 14 anos, ele vai dizer como comprar. Porém se não me engano, o desconto aplica apenas ao Pay As You Go (ela não vai poder ter um travelcard). Então vão comprar o cartão e depois ele vai mudar a configuração pra 14 anos. O que vai acontecer vai ser cobrar um valor reduzido a cada viagem.
Exato, nas máquinas são aceitas notas de 5, 10 e 20 apenas.
Obrigado!
Buenas Guri, como vai? Não sei se este é o local apropriado para minha dúvida, se não for, desculpe.
Você referiu aqui e em outros lugares que se a pessoa carregar o Oyster e utilizar só ou também no ônibus, será mais em conta.
Mas não encontrei em lugar algum quanto tempo uma viagem de ônibus irá demorar a mais do que o tube, por exemplo. Irei me hospedar no Keystone Hostel, que fica próximo da St. Pancreas. Assim, se eu optar pelo ônibus ao invés do metrô (que demora 20-25 segundo o Google), quanto tempo vou levar para chegar no miolo?
Obrigado Guri, abraço de um conterrâneo teu (sou de Vacaria/RS)!
Oi Frederico, beleza?
Isso é muuuuito relativo de lugar pra lugar (até por Londres ser gigante). Pode demorar de 5 a 50 minutos, dependendo do trecho.
Te recomendo baixar um aplicativo chamado CityMapper e calcular a rota usando ele. Lá vai comparar o tempo do trecho de metrô e de ônibus (e a pé, inclusive).
Abração!
E ai Rafa, tudo bem? Li bastante e ainda me resta uma dúvida.
Irei ficar 8 dias corridos em Londres, porém no primeiro dia só irei utilizar o transporte de Heathrow
para estação zona 2 (Kings Cross).
1) Qual opção compro ao chegar no aeroporto, visto que farei apenas 1 deslocamento no primeiro dia?
2) Seria inteligente no aeroporto comprar o Oyster e carregar na modalidade pay-as-you-go para esse unico deslocamento, e no dia 2 carregar com o 7-day travel?
Obrigado, pesquisei pesquisei e nao achei nenhuma dúvida parecida com a minha...
Oi Paulo!
Quando chegar vai comprar o cartão com um travelcard pras zonas necessárias, mas selecionar pra começar no dia 2 (ou seja, do dia 2 ao dia 8).
Depois vai entrar no cartão (na mesma máquina mesmo) e fazer uma recarga (top-up) de £ 5 pra cobrir este primeiro trecho.
Valeu!
Ah, que legal! Não sabia que tem essa possibilidade de escolher quando começar a valer o "7 day". Obrigado!
Oi Paulo!! Me tira uma dúvida, em qual local do aeroporto Gatwick eu pego o saldo restante do oyster card?
Opa eae Rafa, vou me mudar para Londres e vou ficar definitivo pois tirei minha cidadania espanhola e quero ficar legal antes do Brexit. Gostaria de saber com vc o que me recomenda, vou morar na zona 4 e vou estudar na zona 1 e vou utilizar o transporte todos os dias, qual seria o valor entre essas zonas e o valor mensal ao invés do valor semanal qual seria a melhor opção ? Estou meio perdido quanto a isso e preciso de um help rss. Abraços, adoro seu canal!!!!
Oi Rainey, beleza?
Tem que pegar o Oyster pras zonas 1-4.
Quanto aos valores, te recomendo dar uma olhada nos valores atualizados no site http://www.tfl.gov.uk
Valeu!
Olá. Me disseram que posso usar o contactless do cartão revolut para usar os transportes em Londres. Pode-me dizer se fica mais caro do que usar o oyster
Olá!
Não sei o que é "cartão revolut", mas pode usar cartão de bancos que tenham a tecnologia contactless ativada.
Seria o mesmo que usar um Oyster na modalidade "Pay as You Go" (explicada acima).
Valeu!
Oi, Rafa! Excelente post, queria uma ajuda, que não consegui achar no texto:
quanto custa o pacote mensal?
Vou ficar 2 meses fazendo um curso em Londres, e acredito que recarregar mensalmente vai ser a melhor forma.
Oi Mariana, tudo bem!?
Te recomendo dar uma olhada no preço atualizado no site do TfL.
O que eu recomendo é mesmo fazer a recarga semanal. Se fizer mensal vai ter que registrar o cartão e vai ter dias que não vai usar mas vai estar pagando mesmo assim.
Valeu, abraço!
Oi, Rafa!
Vou comprar no aeroporto o travelcard de 7 dias e pretendo utilizá-lo para ida ao hotel na zona 2. Posso utilizar as 5 libras da caução para essa viagem ou preciso, de fato, colocar mais crédito?
Opa!
Precisa sim colocar mais crédito. Até pode usar o caução, mas como o saldo vai ficar negativo, na próxima vez que for usar o cartão vai ser obrigado a recarregar de qualquer forma (sempre precisa ter no mínimo £ 5 de reserva).
Valeu!
Oi Rafa,
Tenho duas dúvidas:
1) Se eu comprar a modalidade Travel Card 7 dias do Oyster e em três dias não precisar utilizá-lo porque vou fazer atividades a pé, por exemplo, é como se o valor valesse pra 10 dias?? Ou seja, só cobra por dia que usar, e é como se eu "ganhasse" um dia a mais, ou com 7 dias corridos, o valor é bloqueado?
2) Se eu comprar a modalidade Travel Card 7 dias do Oyster ainda no aeroporto e colocar mais 5 libras de crédito e colocar que eu vá iniciar o Travel card apenas no dia seguinte, nesse caso, qual tarifa será cobrada no meu trajeto do aeroporto ao hotel, considerando que eu vá me hospedar nas zonas 1-2?
Oi Damito!
1) O travelcard é pra 7 dias corridos. Se nao usar, perde eles - neste caso seria vantagem colocar crédito mesmo.
2) Ele vai cobrar a tarifa total do trecho. Uma "single fare" que é uns £ 5 (se tivesse o travelcard sairia cerca de £ 3). Este seria o preco pra qualquer pessoa que nao possui travelcard no Oyster.
Valeu!
Fala Rafa, beleza?
Na modalidade Pay as You Go, se eu não utilizar o Oyster em um dia, ou pegar apenas 1 transporte, no final do dia não serão cobrados os 6,80, certo?
Tenho essa dúvida pois ficarei 14 dias, mas contando a ida e a volta e uma viagem à Paris, ficarei 10 dias inteiros em Londres, e, como gosto de andar, creio que em alguns dias farei bastante coisa a pé, provavelmente pegando o metrô apenas no começo ou no fim do dia e olhe lá.
Valeu!!!
Abraço.
Oi Geraldo, beleza?
Isso mesmo, exato. Só será cobrado o que utilizar, com um limite de £ 6.80 por dia.
Valeu!
Opa, beleza e aí?
Valeu pelo toque. Assim eu organizo melhor minha viagem, economizo nos tubes e gasto nos pints, hehe.
Em junho estarei aí e já reservei a tour Let's Rock.
Abraço!!!
Oiiii!!! Gostei muito das dicas do Oyster!
Vou para Londres em Maio em um bate volta de Paris. Como vou ficar apenas 1 dia em Londres, vc recomenda o uso do Oyster ou tem outra opção? Vou usar o metro pelo menos 4 vezes.
Obrigada!!
Massa Tatiane!
Olha, como vem pra bate-volta de recomendaria um 1-day travelcard. Se não planeja voltar pra Londres o Oyster não vai ser muito vantajoso infelizmente. :/
Pode comprar um Oyster e colocar crédito de £ 10 (mas vai dar um total de £ 15). Vai sobrar um pouco de grana + os £ 5 do cartnao que pode resgatar numa próxima viagem pra cá. Ou então comprar um travelcard de um dia por £ 12.70 (ou £ 18.10 se pegar com o Heathrow incluso).
Tem mais informações sobre o travelcard aqui: https://www.visitbritainshop.com/world/london-travelcard/?cid=0f64878fae474888a03b0bc392a1047f19030&utm_medium=affiliate&utm_content=referrer&utm_source=guriinlondon&utm_campaign=affiliate
Rafa vou em junho a Londres e quero saber se há necessidade de algum cartão para minha filha...ela tem
10 anos, vi que a tarifa é grátis.Obrigada!
Oi Marcelle!
Não, ela passa contigo na entrada. Tem umas entradas com uma porta maior (pra carrinho de bebê, cadeirantes e malas). Pode usar aquela.
Fica a dica pra algum passeio comigo: guriinlondon.com/tours
Valeu
Olá Rafa!!! Estou sempre acompanhando suas postagens no Face, Instagram, muito legal! Parabéns pelo seu trabalho!!! Vou para Londres em setembro, na verdade Paris e depois Londres. Gostaria de saber como funciona a internet. E fácil comprar um chip? Consigo comprar aqui do Brasil? Qual a opção mais barata? Você já fez algum vídeo sobre esse assunto?? Muito obrigada Rafa!!!
Opa!
Valeu Christiani, fico feliz demais com teu feedback.
É fácil sim, recomendo a EE por £ 15 com 5GB de internet. Tem lojas dela ou a Carphone Warehouse.
Ainda vou fazer um vídeo sobre isso. 😉
Valeu!
Estou em londres e Se vc usar seu cartão de crédito com chip só cobra uma libra por dia
Isso não procede Joabe.
Quando usa o cartão a primeira vez ele faz uma pré-autorização de £ 1. Depois, às 4h da manhã quando vira o dia do metrô, é que ele identifica as viagens, faz a conta e cobra o que deve ser cobrado.
Não adianta, tem que ser do jeito correto mesmo. 😉