A família real é uma família como qualquer outra (com exceção de alguns aspectos, ok…) então também tem celebração de Natal. Fica difícil dizer se tem o tiozão fazendo a piada do pavê ou se a rainha pergunta dos namoradinho.

Alguns dias antes

Normal no dia de Natal envolvendo a família real é o discurso da rainha que rola às 15h. Mas ele já é gravado uns dias antes – e acho difícil eles pararem pra assistir.

Alguns dias antes do Natal a família real se reúne no Palácio de Buckingham pra um almoço tradicional. Isso inclui parentes mais “distantes” como primos da rainha, por exemplo.

A árvore de Natal é montada pelos funcionários, mas a árvore de Sandringham (onde eles passam o Natal) é deixada sem uns detalhes, pra ser finalizada pelos membros da família real. Além desta, há ainda as árvores do Palácio de Buckingham (dentro e fora) e do castelo de Windsor (geralmente a que vimos no discurso de Natal).

Cartão de Natal é algo bem comum por aqui também e pelo que se sabe a rainha e o Philip mandam cerca de 350 cartões de Natal juntos – fora os que enviam individualmente. Ela já começa a assinar eles em julho, enquanto está de férias na Escócia.

A véspera de Natal

A véspera aqui no Reino Unido não é celebrada. Na família real, no entanto, eles fazem (fazem não… Comem) um jantar de gala. Acredita-se que fazem isso pra ser como é na Alemanha e como já era na época que o Natal foi mais popularizado por aqui (com tradições alemãs).

Ainda à tarde, na véspera, a família real coloca os presentes numa mesa temporária, e eles são abertos depois do chá da tarde.

O dia da Natal

Tanto a véspera quanto o dia de Natal em si são celebrados na Sandringham House, uma residência privada do monarca, adquirido pelo rei George V, avô da rainha. Até 1988 ele era celebrado em Windsor.

No dia de Natal eles vão à missa na St Mary Magdalene, Sandringham que era frequentada pela rainha Victoria. Depois de um almoço tradicional de Natal no estilo inglês mesmo (que já falei mais aqui) eles jogam jogos à tarde, o que também é bem comum em todas as casas. Pelo que se sabe, mímica é um dos jogos.

Todos que trabalham nos palácios reais recebem presentes da rainha, alguns sendo entregues pessoalmente por ela. O que os funcionários recebem também é o chamado Christmas Pudding, um bolo de Natal bem tradicional aqui no Reino Unido. São cerca de 1500 pagos com o dinheiro dela (e não público).

A rainha também faz doações pra instituições de caridade em Windsor (a residência principal da família real) e também doa a árvore de Natal pra abadia de Westminster, Catedral de St. Paul’s e igrejas de Edimburgo.

Gostou de saber sobre estas tradições?

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com