A Rainha Elizabeth II morreu na tarde do dia 08 de setembro de 2022. No mesmo instante, sem cerimônia nenhuma, o filho mais velho Charles Phillip Arthur George, se torna rei. Como declarado ser desejo da rainha em nota oficial publicada no início do ano, Camilla se torna agora rainha consorte.

Detalhes de toda a operação da morte da rainha estão em um post que fiz há alguns anos atrás.

Rei Charles III e Rainha Camilla. Acostume-se (e pra alguns, aceite). Charles poderia ter escolhido qualquer um dos outros nomes dele, mas ele preferiu ir pelo mais simples mesmo. A suspeita era que ele fosse escolher George, como o avô e bisavô dele.

Apenas dois dias depois aconteceu em frente ao palácio de St. James a proclamação pública do novo monarca seguido de três saudações dos soldados e tiros de canhão no parque. Antes da proclamação, foi feita uma confirmação, primeiro sem a presença do rei, e assinada por um conselho.

As bandeiras que estavam a meio mastro, em homenagem à rainha, são hasteadas normalmente de novo – por cerca de 24 horas.

O que vai acontecer nos próximos dias e como ver a rainha?

Segunda-feira

Ela vai ser levada pra Catedral de St. Giles em Edimburgo. O rei e a rainha começam uma viagem pelas quatro nações do Reino Unido, começando por Edimburgo e uma reunião com a Primeira Ministra escocesa. À noite eles participam de um serviço na St. Giles.

Terça-feira

O corpo é levado pra Londres no fim do dia e fica em repouso na Bow Room, no Palácio de Buckingham

Quarta-feira

Às 2pm o corpo será levado ao Palácio de Westminster a pé passando pela The Mall. Ele vai ficar no Westminster Hall em repouso até segunda-feira e será aberto ao público no dia seguinte para visitação. Detalhes ainda serão divulgados, mas prepare-se pra pegar uma fila longa.

Segunda-feira, 19

Funeral às 11h na Abadia de Westminster. Depois o corpo será levado para Windsor para ser enterrado na Capela de São Jorge.

A coroação será ano que vem, suspeita-se que entre maio-agosto.

O que muda com Charles sendo rei?

Na prática não muita coisa. Ainda mais que ele vai seguir muito do legado da mãe e continuar muito envolvido com instituições de caridade e trabalhando a favor do meio ambiente.

Moeda

Muda mas não muda. Na verdade as novas notas impressas terão o rosto do novo rei, mas as notas com a rainha, claro, não deixam de valer e não precisam ser trocadas. As moedas em si devem começar a ter o rosto do rei, virado pro lado oposto do usado atualmente – mais uma tradição.

Hino

O hino vai voltar pra “God Save The King” como era a versão original.

Selo

Mesmo esquema das notas. Antigos selos não perdem a validade, mas novos selos terão Charles III de perfil – também, provável que olhando pro lado oposto.

Royal Warrants

Os da rainha tem até dois anos para serem retirados. Os que o Charles concedeu quando príncipe agora terão a frase “Por indicação de Sua Majestade o Rei”.

Monograma real

Ainda a ser definido, mas ele vai aparecer em novas caixinhas de correio, capacetes de policiais e cédulas.

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com