Uma coisa que muita gente tem dúvida é: quanto pagar de gorjeta em Londres? E a resposta é simples, dependendo do tipo de serviço que está sendo recebido. Aqui tá um manual de instruções completo pra você saber direitinho como dar gorjetas no UK!
Antes de mais nada, é importante esclarecer é que a gorjeta, de modo geral, não é algo obrigatório, que já está sub-entendido que tem que ser pago, como é nos Estados Unidos. Ela é realmente um ato cortês em praticamente todos os casos, tudo baseado no velho bom senso.
O principal objetivo é demonstrar a satisfação com o serviço. Nos casos abaixo em que falo que a gorjeta é recomendada, se ela não for paga o atendente não vai cuspir na tua comida da próxima vez, mas vai entender como um "o serviço de vocês é uma porcaria e jamais voltaria".
Café
Se for o café pra levar (o famoso take away, comum em redes como Starbucks, Nero, Costa e Prêt) não é necessário pagar nada de gorjeta. Isso porque é tudo muito self-service, desde a escolha até o pagamento.
Se for um café, com serviço de mesa (um garçom atendendo, levando, buscando e dando a conta) é recomendado entre 10% e 12.5%. Depende do quão além o garçom se dispôs a ir.
Restaurante
Este é o que mais gera dúvidas, mas é bem simples. Se for em locais de fast food ou take away (comida pra levar) não é necessário pagar nada de gorjeta. Exemplos comuns destes locais são McDonald's, Prêt-a-Manger, EAT e Wasabi. Basta seguir a mesma linha de pensamento do café. Tu mesmo escolhe o que comer, leva ao caixa e paga, como se fosse o produto de uma loja (e tu não deixa gorjeta pro atendente da loja, correto?).
Restaurantes normais onde tu senta, escolhe prato de um menu, pede a um garçom que vai trazer, checar se tudo está em dia, perguntar se quer mais bebida e dar dicas e informações de pratos aí sim: extremamente recomendado que se deixe gorjeta. O valor padrão é de 12.5% sob o valor total da conta e em alguns restaurantes esta taxa já está inclusa e designada na conta. Caso você não tenha tido um serviço bom, basta pedir ao garçom pra tirar a taxa e ele trará uma nova conta sem os 12.5%.
Se não estiver incluso no preço, vai estar escrito na nota service not included e, neste caso, o cálculo deve ser feito e deixado de gorjeta. Não precisa, claro, ser exatamente 12.5%, pode ser um pouco a menos ou a mais.
A política muda de restaurante pra restaurante, assim como também muda a política de repassar a gorjeta ao funcionário. Por isso muita gente opta por perguntar ao garçom se aquele valor vai realmente pro bolso dele ou fica com a empresa. Se ele disser que fica pro restaurante, muita gente pede pra tirar a gorjeta da conta e paga em separado, em dinheiro, diretamente ao garçom.
Hotel
O serviço de quarto (room service) não exige pagamento de gorjeta, tampouco o de camareira. Isso, claro, se você não tiver deixado uma bela bagunça no quarto, senão já recomendo deixar £ 1 ou £ 2. No hotel o único momento em que é extremamente recomendado deixar gorjeta é ao bagageiro, a pessoa que recebe tuas bagagens e leva até o quarto. O valor indicado é de £ 1 a £ 2 por mala.
Táxi
Algumas pessoas optam por deixar 10% de gorjeta ao motorista, mas não é muito comum. O que é mais comum é arredondar o valor pra cima. Por exemplo, se o total for £ 8.27 o indicado é deixar £ 9. A exceção se aplica quando é uma viagem longa, do aeroporto ao hotel, por exemplo, quando algumas Libras a mais são indicadas (não mais que £ 5), assim como se o taxista ajudou com a bagagem.
No Uber não é obrigatório ou esperado, mas tem gente que gosta de deixar £ 1 ou £ 2 pro motorista, ainda mais que eles são sempre simpáticos e dispostos a um papo. Ah... E usa meu código de desconto do Uber em Londres: rafam44ue - isso te garante £ 10 de desconto na primeira viagem.
Pubs
Não é recomendado ou esperado dar gorjetas em pubs. Os momentos pra se considerar a fazê-lo é apenas se o bartender oferecer várias opções de cerveja pra experimentar, até explicando sobre elas (pode deixar o troco ou algo que se aproxime de £ 1).
Se estiver a noite inteira em um pub ou se for sempre nele, é indicado que depois de algumas várias rodadas se pague algo ao bartender. O normal é indicar que está pagando uma pra ele dizendo "and one for yourself". Ele vai cobrar uma pint a mais, mesmo que às vezes não beba. Mas isso soaria muito estranho se for a primeira vez em um pub. Seria completamente atípico.
Se o pub tiver garçom pra pedir comida, as regras do restaurante se aplicam. Se for pedir no balcão (como é o mais normal em pubs) volta-se à regra de self-service, não sendo obrigatório.
Blogs?!
No mundo de blogs (a blogosfera), deixar uma gorjeta pelo serviço prestado é o simples ato de curtir ou compartilhar um conteúdo. Então se gostou deste post fique à vontade pra repassar ele pra algum amiguinho.
Dúvidas ou algo pra adicionar? Os comentários são teus! 🙂
Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso
Obrigado! 😀