Londres é uma cidade grande. E como qualquer outra também tem seus golpes e esquemas. O turista é um alvo fácil por não conhecer a cidade, a cultura e as leis. Então quero te trazer alguns dos golpes mais comuns e uma dica de como se prevenir.
Importante: no caso de suspeita de qualquer atividade, pessoa ou carro, contate a polícia no 999.
Moedas antigas
Esta é mais pra se ligar no dia a dia. Muitos comerciantes tem preguiça de ir no Bank of England trocar notas antigas e preferem passar pros turistas (vai entender). Se acontecer contigo, vá ao Bank of England para trocar a nota que saiu de circulação. Simples de resolver.
Vejas as notas em uso atualmente aqui.
Ciclista e celular
Esta é meio nova: o alvo do ciclista-ladrão são pessoas que estão no desatentas no celular, na calçada. Eles passam de bike e tirar o celular da mão. Já era.
Checagem de imigração
O meu alerta principal é pra este golpe.
Um carro para do lado da vítima e diz serem policiais à paisana. Rapidamente até "mostram" uma credencial. Eles pedem por documento pra provar que está legal e prova que tem dinheiro pra se manter. Presa feita.
A vítima se apavora e mostra tudo enquanto o restante do grupo a distrai perguntando sobre outras pessoas que passaram pela rua antes (comparsas do grupo). Devolvem o passaporte e o dinheiro. Bem... Ao menos parte do dinheiro, a maior quantia fica pra eles.
Não há agressão ou ameaça, até porque eles dizem ser da polícia (e a polícia aqui não ameaça ou agride).
Se essa abordagem acontecer, mantenha a calma e lembre-se:
- Quem faz checagem de imigração não é a polícia mas sim o Immigration Enforcement (parte do Home Office).
- Você não é obrigado a dar seu nome (claro que não encorajo isso, mas apenas pra te ajudar a manter a calma).
- Você não é obrigado a portar o passaporte ou qualquer documento.
- Caso o policial te reviste, precisa ser um policial superior e ele é obrigado a dizer o nome, estação, por que vai te revistar, por que ele tem o direito, e como tu faz pra conseguir uma cópia do relatório.
Como reagir a esta abordagem?
Pergunte se eles são policiais de verdade, da Metropolitan Police. Peça pra ver a credencial que tem os dados, número de registro e estação que fazem parte. É teu direito como cidadão.
Espero que não aconteça nada, mas caso aconteça, você está ao menos um pouco informado. Espero também te tranquilizar com isso, não apavorar.