Londres é uma cidade grande. E como qualquer outra também tem seus golpes e esquemas. O turista é um alvo fácil por não conhecer a cidade, a cultura e as leis. Então quero te trazer alguns dos golpes mais comuns e uma dica de como se prevenir.
Importante: no caso de suspeita de qualquer atividade, pessoa ou carro, contate a polícia no número 999.
Cuidados para se ter em Londres
Batedores de carteira
O problema é principalmente em áreas super movimentadas e onde mais têm turistas. São elas:
- Arredores do palácio de Buckingham (especialmente troca da guarda);
- Arredores da Abadia de Westminster e Big Ben;
- Oxford Street
Se souber de mais algum, me avisa nos comentários.
Tuk tuk / rickshaw
São aquelas bicicletas que puxam uma carrocinha, sabe? Cabe umas 2-3 pessoas atrás. Primeiro que não é nada seguro. E segundo, que em alguns casos eles se aproveitam pra passar a perna em turistas.
Antes de sair eles vendem como um passeio (não apenas um meio de transporte) e definem o preço. No entanto, ao fim do dito passeio, o preço vai ser diferente. Pode ser que ele argumente que o preço era por pessoa, ou por milha rodada. E isso vai ser apoiado justamente pela lista de preços, que tem uma frase no fim confirmando que o valor seria por pessoa ou por milha. E aí não tem mais como argumentar, apenas pagar.
Não use. Se precisar, use táxi ou guias.
Dinheiro em espécie
Não tem um golpe especificamente associado a dinheiro em espécie. Antigamente, quando notas e moedas saíram de circulação, era mais problemático porque alguns comerciantes passavam as notas antigas pros turistas. Hoje isso não é mais um problema. Se acontecer contigo, vá ao Bank of England para trocar a nota que saiu de circulação. Simples de resolver. Vejas as notas em uso atualmente aqui.
Mas ainda assim, tem o problema que é perder a carteira ou até ser roubado mesmo.
Este é um dos motivos que indico não trazer dinheiro em espécie pra Londres. Indico vir com um cartão da Wise, que funciona super bem (é daqui) e muito seguro. Afinal se perdeu/foi roubado, basta bloquear o cartão direto no aplicativo. O IOF é menor e uma vez feita a conversão fica protegido de flutuação do câmbio. Faça o seu aqui (você não paga nada por ele e eu recebo uma comissão).
Ciclista e celular
Esta é meio nova: o alvo do ciclista-ladrão são pessoas que estão no desatentas no celular, na calçada. Eles passam de bike e tirar o celular da mão. Já era. Não vai acontecer nada com arma de fogo ou ameaça. Mas o celular se foi. A polícia tem trabalhado bastante pra coibir isso, mas ainda é roubado cerca de 2000 celulares por dia em Londres (dado de 2024).
Passaporte no hotel
Também não tem um golpe específico, é mais um cuidado geral pra se ter. Pra que sair por aí com o pedaço de papel mais importante da tua viagem? Deixa no hotel. Se tiver algum lugar que pede documento, use habilitação do Brasil, a não ser que eles expliquem expressamente que não aceitam este documento ou que só aceitam passaporte.
Checagem de imigração
Um carro para do lado da vítima e diz serem policiais à paisana. Rapidamente até "mostram" uma credencial. Eles pedem por documento pra provar que está legal e prova que tem dinheiro pra se manter. Presa feita.
A vítima se apavora e mostra tudo enquanto o restante do grupo a distrai perguntando sobre outras pessoas que passaram pela rua antes (comparsas do grupo). Devolvem o passaporte e o dinheiro. Bem... Ao menos parte do dinheiro, a maior quantia fica pra eles.
Não há agressão ou ameaça, até porque eles dizem ser da polícia (e a polícia aqui não ameaça ou agride).
Se essa abordagem acontecer, mantenha a calma e lembre-se:
- Quem faz checagem de imigração não é a polícia mas sim o Immigration Enforcement (parte do Home Office).
- Você não é obrigado a dar seu nome (claro que não encorajo isso, mas apenas pra te ajudar a manter a calma).
- Você não é obrigado a portar o passaporte ou qualquer documento.
- Caso o policial te reviste, precisa ser um policial superior e ele é obrigado a dizer o nome, estação, por que vai te revistar, por que ele tem o direito, e como tu faz pra conseguir uma cópia do relatório.
Como reagir a esta abordagem?
Pergunte se eles são policiais de verdade, da Metropolitan Police. Peça pra ver a credencial que tem os dados, número de registro e estação que fazem parte. É teu direito como cidadão.
Espero que não aconteça nada, mas caso aconteça, você está ao menos um pouco informado. Espero também te tranquilizar com isso, não apavorar.
Outros golpes, que já não são mais tão comuns