Vida no Reino Unido

Coronavírus 🦠 Situação atual em Londres

O objetivo desta página é informar como está a situação do coronavírus (Covid-19) no Reino Unido. Por favor não entre em contato para solicitar informações sobre o assunto ou pra quando remarcar a viagem. Tudo o que sei está nesta página e ela está sendo atualizada constantemente.

Última atualização: 15/05 – 5h do Brasil

Tenho passagem pro mês X, como vai estar a situação? Devo cancelar minha viagem?

A gente vive numa era onde a informação é fácil. Um Google resolve muita coisa, e se não resolver tem alguém que sabe da resposta. “É só perguntar”. Só que uma pandemia não funciona assim. Primeiro é preciso encontrar a resposta pro vírus, depois vai ser encontrada pra sonhada viagem – e a volta ao trabalho, no meu caso.

Poderia fazer previsões, mas estariam erradas. Eu estaria errado. O que o jornalismo me ensinou foi a ser ético na questão de informação, medir bem a qualidade da informação e checar 142 vezes pra ver se a informação é correta. Periodicamente ainda irei atualizar o post com informações do coronavírus enquanto for prudente.

  • No momento, quem chegar no Reino Unido precisa ficar em quarentena por 14 dias (exceto vindo da França e Irlanda). Isso é pra quem chega agora. Não se sabe ao certo como vai ser depois.
  • 01 de junho no mínimo: Escolas com previsão de reabrir.
  • 01 de julho no mínimo: Pubs, restaurantes e cinemas com previsão de reabrir.
  • 30 de julho: é a data que um estudo prevê que o Reino Unido não tenha nenhuma morte pela doença.
  • O esquema de auxílio do governo a empresas que estão mantendo funcionários foi postergado até outubro.

Se precisar fazer alguma decisão agora, estas são as informações que precisa levar em consideração. Se não precisar decidir agora, não decida. Espere mais um pouco. Por favor não me contate pedindo pra eu avaliar. Esta é uma decisão pessoal.

E quado eu puder viajar, como vai ser?

  • De início, programe fazer coisas que não sejam apenas dentro de museus e atrações com hora marcada.
  • Indico conhecer o GuriPlay, passeios autoguiados, criados e narrados por mim, usando o teu celular e sem ter contato com ninguém.
  • Indico muuuito e mais do que nunca ter um seguro de viagem. Faça seu orçamento com ela aqui.

Como está a situação? Tem alguma coisa fechada?

No dia 23/03 o governo determinou pra que todos os estabelecimentos comerciais fechassem. E fechar significa fechar mesmo. Sem passeata pra abrir comércio nem nada. Só o que pode ficar aberto são estabelecimentos que vendem comidas ou medicamentos (também chamados de mercados e farmácias né). Desde o dia 13 de maio podemos sair de casa pra fazer exercício quantas vezes quisermos, ou até pra ficar sentado num parque pegando sol. É proibido qualquer grupo com três pessoas ou mais e a polícia tem autoridade para dispersar o grupo e/ou multar. Só pode sair com uma outra pessoa e que more na mesma casa, ou uma pessoa encontrar outra pessoa, mantendo os dois metros de distância.

Os museus e teatros estão fechados e a troca da guarda está cancelada. A Premier League e a English Football League cancelaram todos os jogos por tempo indeterminado. A Eurocopa foi postergada pra 2021. O metrô de Londres possui 40 estações fechadas. Pessoas acima de 70 anos não devem sair de casa até metade de junho.

Segundo o governo, o risco do país é alto. O NHS pede que quem tem suspeita de estar com o vírus não saia de casa.

Quantos casos têm no país?

No momento da última atualização desta página o Reino Unido possuia 233151 casos oficiais registrados com 33614 mortes.

O Reino Unido é o país com mais casos da Europa e o terceiro com mais casos confirmados do mundo.

Os passeios do Guri in London continuam acontecendo?

Não. Seguindo as indicações do Governo Britânico para evitar aglomerações, meus passeios estão suspensos até pelo menos dia 28 de junho. Os participantes destes dias estão sendo contatados por email. Caso você já tenha algum passeio agendado comigo depois desta data e queira cancelar, ele será tratado como um cancelamento normal seguindo as condições de cancelamento e minhas políticas. Caso seja determinado para que não haja este tipo de atividade ou que eu não tenha como executar o tour por questões na rota ou da minha saúde, aí sim o valor será reembolsado integralmente. Estou oferecendo como alternativa deixar 100% do valor de crédito para uma viagem futura. Por favor responda o email de confirmação da tua reserva o quanto antes para tratar dos detalhes.

Indico desde já considerar meus passeios autoguiados, onde não tem contato comigo ou com ninguém. Os roteiros foram criados e narrados por mim.

Nos passeios presenciais que estarão acontecendo depois deste período, como medida de precaução a mim e aos participantes, não irei cumprimentar ninguém com abraço ou aperto de mão.

Como está a situação pra quem mora no Reino Unido?

O governo vai pagar 80% do salário de funcionários e autônomos, o que dá uma boa ajuda pra toda a população. Isso por pelo menos três meses mas já falou que aumenta o período de pagamento se precisar. Caso queira retribuir a ajuda que te dou com dicas e me ajudar também, tu pode neste momento:

  • Tornar-se membro do meu canal no YouTube.
  • Comprar um GuriPlay pra fazer em casa mesmo, ou pelo street view?
  • Comprar o e-book Guia de Pubs.
  • Comprar um passeio para uma data futura – as datas até junho estão no calendário mas se for depois disso me envie um email no [email protected] pra comprar um vale-tour e dar de presente pra alguém ou pra ti mesmo usar numa data futura. Tu escolhe o valor e depois usa como quiser (uma pessoa em vários tours, diferentes pessoas no mesmo tour, etc).

Obrigado desde já. De coração.

 

As pessoas estão no isolamento total, vertical, horizontal, diagonal…?

Antes ainda de ser determinado pelo governo muitas empresas fecharam escritórios, pediram pras pessoas trabalharem de casa, etc. Eu mesmo cancelei os passeios antes de a medida oficial ser implementada. É bom senso. E ciência.

Obrigado.

Imagem: BBC

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

18 Comments

  • Bruna Ribeiro

    MUITO obrigada por este boletim.
    Estou muito chateada pois esperei 35 anos para finalmente viajar e acontece uma chatice dessa 🙁
    Mas na torcida para tudo se resolver da melhor forma!
    E adorei a novidade do Guri Play! Sua visão é muito empreendedora! Respeito demais o seu trabalho! Sucesso!!

    • Ana Beatriz

      Oi Rafa Boa tarde! Estou em Londres tentando retornar ao Brasil.
      Por conta do Coronavírus a cidade está bem vazia e hoje quase cai no Golpe dos Policiais enquadrando turista, só não caí porque tinha lido o seu blog e seu aviso.
      Àqueles que estão na cidade cuidado! Eles estão nos pontos turísticos tentando se aproveitar da cidade mais vazia para nos enganar.
      Vou contar como foi: eu e meu esposo estávamos na Torre de Londres e lá próximo tem um banheiro pago, cada um de nós foi no seu respectivo. Como homens são mais rápidos meu esposo saiu e ficou olhando o celular para ver se tinha rede e tal. Nisso chegou um carro e desceu um cara tentando falar com ele, ele ignorou pq não fala outras línguas, então o cara ficou dizendo: Holidays, I’m com Budapest, and You? Ele disse: Brasil. Aí o cara: Hotel Ibis, GPS, apontando pro celular. Ele entendeu que o cara precisava de ajuda pra chegar no Hotel Ibis. Nisso eu saí do banheiro e achei estranho o cara falando com ele. Aí na msm hora que cheguei o cara ficou puxando assunto comigo, perguntando se eu falava inglês, de onde era, eu respondi e meu marido disse: ele quer saber aonde é o Hotel Ibis. Então meu marido mostrou pra ele um Ibis e ele não deu mt atenção, foi então que chegaram dois caras muito fortes, com máscara do Coronavírus e dizendo: Police, e mostrando uma carteira com um documento que logo se fechou. O cara levantou as mãos e nós nos ligamos que era o golpe pq havíamos lido no seu blog. Saímos correndo dizendo: No, no.
      Enfim, é uma situação horrível, que não desejo que ninguém passe por isso.
      Para tanto, estou aqui informando para aqueles brasileiros que estão aqui em Londres, cuidado! A cidade vazia é um prato cheio para eles.
      Rafa muito obrigada por sempre estar dando as dicas, contando histórias legais de Londres e nos informando dos perigos também.

  • Adriana viana

    Vim comemora meu niver em Londres e agora estou presa aqui voos cancelados não consigo sai por lugar nenhum pior é o custo de vida aqui q é muito caro tinha condições de me manter aqui por 2 semanas agora não tenho mais e não sei oq fazer pois não conheço ninguém aqui

  • Maira

    Rafa, será que eu consigo voltar pro Brasil semana que vem? Não consigo achar informações sobre os aeroportos brasileiros e os daqui em lugar nenhum, pelo menos não confiável

    • Rafa

      Oi Maira!
      Acho que a situação está sendo lidada dia a dia. Se não conseguir contato com a companhia aérea indico ir direto no aeroporto.
      Boa sorte!

  • Priscila

    Olá!
    Muito obrigada pelas informações.
    Você saberia informar se estar restrita a entrada de brasileiros na Inglaterra?
    Ou onde posso encontrar essas informações
    Não encontrei no site do governo :/

    • Rafa

      Oi Priscila!
      Pelo que sei estão sendo admitidos pessoas que tem residência ou cidadania britânica. Mas também não achei nada formal que fale. Não recomendo viajar no momento pra cá.
      Valeu!

      • Ariadynna

        Olá….A empresa British irá retomar voos de.londres-Sp em a partir do dia 03 de junho….sabe dizer se será possível a entrada de brasileiros….já procurei em vários site e.nao.encontro….ligo no consulado britânico em.Sp e está fechado

        • Rafa

          Oi Ariadynna!
          Acredito que estará liberada viagem essencial.
          Pra ter uma ideia as escolas devem voltar em junho e restaurantes e cinemas em julho, respeitando distanciamento social.
          Atrações turísticas não tem previsão de reabrir.

  • Mariana

    Olá, Gostaria de saber se a partir do dia 03 junho irá abrir todas as escolas, inclusive as de curso de inglês. Grata pelas informações.

    • Rafa

      Oi Mariana!
      Recomendo contatar diretamente a instituição do curso – ela pode optar por não reabrir. A questão é que elas vão ter autorização para.
      Mas sinceramente, pouco provável.

  • Mateus

    Bom dia Rafa! Tudo bem?

    Eu tenho uma viagem de férias programada desde janeiro para Londres com minha esposa que seria para final do mês de junho.

    Levando em consideração seus argumentos e tudo que esta acontecendo estou avaliando remarcar para o mês de outubro pois sera minha última opção por conta de tempo disponível.

    Sei que você disse para não pedirmos opiniões, mas você acha que talvez a situação esteja um pouco mais “normal” levando em considerações atrações, hotéis, restaurantes etc?
    Ou seja, para uma viagem turística mesmo com restrições sera que seria viável em outubro?

    Desde já agradeço! Um abraço!

    Mateus
    Rio do Sul/SC

    • Rafa

      Mateus, realmente é impossível dizer.
      Eu acredito e ESPERO que sim, porém não sei. Tem outros fatores ainda, pode ser que brasileiros não possam entrar ainda – devido à situação do Brasil na pandemia e o risco que traria ao Reino Unido. Ou pode ser que sim. Não se sabe.
      Tudo está pra ser definido, dia após dia as coisas mudam.
      Não saberia te dizer nem com 10% de certeza. E o mais importante: falta muito pra outubro. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *