Edward VIII virou rei em janeiro de 1936 apesar de não gostar das tarefas que o título envolvia. Ainda quando era Príncipe de Gales isso ficou claro pra família real e pra membros do Governo. Nem por isso ele abdicou antes de ser rei, não. A crise se instaurou mesmo quando ele (convenientemente) resolveu se apaixonar por uma americana, católica e o pior de tudo (pra época e pras tradições): divorciada duas vezes.

A igreja anglicana não permitia que uma pessoa casasse com um divorciado/a se o ex-parceiro/a ainda estivesse vivo. Uma crise se instaurou no governo até que alguns meses depois, em dezembro de 1936 o estouro aconteceu: o rei abdicou ao trono depois de 327 dias.

Por que Edward VIII não podia casar com Wallis Simpson?

Principalmente por causa da igreja. A igreja anglicana não permitia que uma pessoa divorciada se casasse novamente se o ex-parceiro/a ainda estivesse vivo, que era o caso dela e do ex-marido. Além disso, Wallis era católica, e historicamente isso acabou em confusão várias vezes. Lembre-se que estamos falando aqui de 1936.

O que aconteceu na crise da abdicação?

A crise da abdicação se deu junto ao Governo e ao povo. O Governo não queria apoiar um ato destes, onde o rei vai contra aquilo que ele mesmo deveria estar pregando (a igreja). A falta de apoio ao rei deu-se justamente pela pressão popular. Eles sabiam que o povo não aprovaria e se rebelaria contra o governo e a monarquia.

Isso acabou deixando a monarquia fragilizada. Questionamentos começaram a surgir de, afinal de contas, qual o princípio de se existir uma monarquia se eles podem fazer tudo como querem?

O rei Edward VIII era pró-nazismo?

Logo depois da abdicação ele chegou a ir pra Alemanha e encontrou Hitler, com muita resistência do governo britânico (isso foi dois anos antes do início da Segunda Guerra Mundial).

O que se imagina baseado em arquivos históricos é que a ideia dos Nazistas era conquistar o Reino Unido e controlar ele através de Edward VIII, colocando ele de volta no poder ao lado de Wallis. Ele sendo manipulado, claro.

Planeja tua viagem com os parceiros que eu mesmo uso:

#

Aeee tu é o primeiro! Deixa um comentário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter do Guri

* indicates required
Booking.com