Turismo em Londres

50 anos do último show dos Beatles

Chame como quiser. Show, apresentação pública, tocaram juntos, não me importo. Mas este foi o último show/última apresentação pública/última vez que os Beatles tocaram juntos. Num dia gelado a 50 anos atrás.

Num frio 30 de janeiro há 50 anos atrás, lá em 1969, os Beatles estavam subindo no terraço do prédio onde funcionava a empresa deles, a Apple Corps. A ideia era simples: tocar em público e usar estas cenas pro filme deles. Muitas ideias haviam aparecido. Do teatro London Palladium até o Deserto do Saara. A ideia final e mais preguiçosa??? Levar os equipamentos pro terraço do prédio e tocar ao vivo no centro de Londres.

O dia ficou marcado como a última vez que os quatro Beatles tocaram juntos em público.

É importante não esquecer que todo o setup foi feito pra gravar as músicas e não pra agradar o público que estava passando pela rua. A propósito, se quiser passar pela rua hoje em dia, pode vir comigo no tour do rock!

O show não foi anunciado e durou 42 minutos, até que tudo pudesse ser gravado (várias vezes no caso de algumas músicas). A “set list” deste último show dos Beatles foi:

3 takes “Get Back
2 takes “Don’t Let Me Down
2 takes “I’ve Got a Feeling
1 take “One After 909
1 take “Dig a Pony

Mas o quão raro era ouvir os Beatles em Londres?

Muito! Os equipamentos da época não permitiam que eles reproduzissem o som gravado em um disco, num show ao vivo. O último show no Reino Unido havia sido em maio de 1966 (2 anos e 8 meses antes).

O desfecho não surpreende, ainda mais quando a gente lembra que isso tudo foi no horário de almoço: muita gente começou a se aglomerar na rua sem entender o que estava acontecendo.

O barulho alto chamou atenção da polícia, claro, que tem uma estação baseada na mesma rua, há alguns metros de distância. Os policiais ligaram pros Beatles dizendo que eles tinham 10 minutos pra parar o som. Enquanto isso, alguns policiais que estavam em Piccadilly Circus ouviram o chamado e foram correndo até a sede da Apple Corps. Requisitaram entrada (no início os funcionários resistiram, mas depois deixaram entrar) e subiram no prédio. E agora? Prisão ou algo assim? Nada… Até chegaram com um discurso durão, mas o objetivo principal era o mesmo que muita gente: simplesmente assistir o show. Em 2009 o policial subiu novamente no terraço e relembrou o dia marcante pra história da banda:

Dos 42 minutos gravados, apenas 21 foram pro filme. Aqui dá pra ver algumas destas imagens:

O show termina com John Lennon dizendo “I’d like to say thank you on behalf of the group and ourselves, and I hope we’ve passed the audition” algo como “Eu gostaria de agradecer em nome do grupo, e espero que a gente tenha passado na audição“.

Onde fica?
3 Savile Row – W1S 3PB

Conheça meu passeio sobre o rock britânico em Londres clicando aqui.

O prédio não pertence mais aos Beatles mas sim ao departamento infantil da loja de roupas americana Abercrombie & Fitch. Pode entrar no prédio, porém não subir no terraço.

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *