Guri

Chá da tarde em Londres: 5 lugares que recomendo (e como isso começou?)

Já ouviu falar do chá das cinco né? E se eu te dizer que ele não é só às cinco? É a hora que tu quiser – o nome é afternoon tea, ou seja, chá da tarde. Como começou e onde tomar o chá da tarde em Londres? Vem que eu te mostro.

Essa história de chá da tarde começou há cerca de 200 anos atrás. A Duquesa de Bedford ficou com fome uma tarde qualquer, e de novo e de novo até que ela se encheu e pediu pra que os funcionários levassem pães e bolos pra ela à tarde – afinal o jantar seria apenas 21h. Ela começou a convidar os amigos e a moda pegou.

No início isso era coisa exclusiva da alta sociedade. Hoje em dia é bastante consumido especialmente em datas comemorativas, aniversário ou coisas do tipo. Não só em Londres mas por todos o Reino Unido tem vários lugares que servem chá da tarde e as experiências são variadas. Mas afinal, como é servido o chá da tarde?

São três pratinhos:

Base: são sanduíches. Geralmente a forma de preparação é a mesma, com sanduíches do tamanho de dois dedos, pão sem casca e recheados com pepino (!); queijo; maionese; atum; salmão; etc. Tem algumas versões com quiches ou outras coisas salgadas, mas como vou falar do estilo mais tradicional, não vamos incluir elas, ok?

Meio: scones. Geralmente tem dois pra cada pessoa. Novas versões incluem um dos scones de frutas secas (eca!). Come-se com clotted cream (tipo uma nata) e geleia. Tem gente que coloca a geleia primeiro, tem gente que coloca o clotted cream primeiro, tem gente que faz um sanduíche com eles e não tá nem aí.

Topo: doces. Talvez o assunto mais delicado quando se fala em chá da tarde. Os doces são muito diferentes de um lugar pro outro. Diria que esta seria a principal diferença. Geralmente tem pelo menos alguma coisa com chocolate, alguma coisa que vem servida em algo de vidro, e algum mousse. Se for um mousse de chocolate num copinho de vidro vai ser muito irônico… Geralmente os doces envolvem técnicas mais avançadas e são coisas que vão além de um “simples” bolo. Macarons estão sendo cada vez mais frequentes mas cupcakes não são bem-vindos. Favor não insistir.

Chá: claro que ele não pode faltar né… Pode pedir a opção que quiseres que deve vir um bule de chá. O mais tradicional é o black tea. Se você chegar num lugar e pedir apenas por chá (tea) provavelmente eles vão servir este. Em alguns lugares chamam ele de English Breakfast. Ele é servido com uma jarrinha de leite ao lado. Coloca-se cerca de meio dedo de leite na xícara e o chá por cima. Isso é usado especificamente para este chá.

Hoje em dia quase todos eles tem opções vegetarianas.

Pois bem… Agora que já sabe como é ter uma experiência completa, vamos a 5 dicas de lugar pra tomar um chá da tarde em Londres:

Patisserie Valerie

Mais básica de todas. É bom se quiser ter a experiência sem gastar muito. Este é realmente como um lanche da tarde, afinal foca mais nos doces. Os doces e bolos são feitos mais em série, mas são bons. O serviço deixa bastante a desejar.

Média de preço: £ 12.50 (eles divulgam como £ 25 para duas pessoas – confirme no site)

44 Old Compton Street, W1D 4TY
Veja todas as unidades aqui. Para ter certeza que o café escolhido oferece afternoon tea clique aqui.

The Pavilion (Palácio de Kensington)

O Pavilion está substituindo o Orangery, que está em reforma, ao lado do Palácio de Kensington. Inclusive, no meu tour da realeza, o passeio termina no Palácio, ao lado do café, caso queira emendar a experiência com o teu afternoon tea. Os scones deles são aqueles que já vem recheados pra ti. Eles são um dos poucos lugares que oferecem opção glúten-free.

Média de preço: £ 30 (confirme no site deles)

Kensington Palace, Kensington Gardens, W8 4PX

Richoux

Uma das minhas principais sugestões pra quem me pergunta sobre chá da tarde em Londres. Acho o preço deles justo e é muita comida! Lembro que quando fui a gente acabou não comendo uns dois ou três doces cada. A localização é tão boa quanto as opções de bolos que eles tem. Diga-se de passagem: eles trazem todos os bolos na mesa pra escolher uma dentre todas elas.

Média de preço: £ 19.50 (confirme no site deles)

172 Piccadilly, W1J 9EJ

Fortnum & Mason

Super bem servido, tudo mais gourmetizado e claro, tem o nome por trás. A Fortnum & Mason fornece chás pros palácios reais há décadas!

Média de preço: £ 52.50 (confirme no site deles)

181 Piccadilly, W1A 1ER

Claridge’s

Considerado um dos melhores e glamourizados da cidade. Sempre bons comentários relacionados ao serviço, local, e claro, doces e chás.

Média de preço: £ 60 (confirme no site deles)

Brook Street, W1K 4HR

Como achar opção barata de chá da tarde em Londres

Uma das principais dicas pra economizar no teu chá da tarde em Londres é dar uma boa vasculhada no Groupon. Eles tem promoções e cupons muito baratas! Veja algumas opções aqui e muito importante: leia com muito cuidado todas as regras pra ver se é válido na época da tua viagem, se precisa reservar antes, etc.

Tem algum lugar que tu foi tomar chá da tarde em Londres ou algum outro lugar do Reino Unido? Curtiu? Tô curioso pra saber como foi a experiência pra ti – e saber das tuas dicas também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *