Vida no Reino Unido

Como é tirar a Carteira de Motorista no Reino Unido

Neste vídeo te conto um pouco como é tirar a carteira de motorista aqui no Reino Unido. É um processo bem simples e relativamente barato, apesar de eles serem exigentes.

Eu particularmente gosto desta questão da exigência deles porque isso vai formar bons motoristas afinal de contas. De nada adianta passar numa prova se não tiver certeza de como dirigir pelas ruas. A minha prova no Brasil durou não mais que cinco minutos. Aqui, ela deve durar uns 38/40 minutos.

Se tu pensa que o Reino Unido é o único país que dirige do lado esquerdo da rua, está bem enganado. 35% da população mundial dirige do lado esquerdo, incluindo países como Austrália, Nova Zelândia e Japão! Tem inclusive dois países na América do Sul, que fazem fronteira com o Brasil, que também dirigem do lado esquerdo, sabia? Suriname e a Guiana-francesa são assim. Em outro vídeo te conto mais sobre o motivo de ser do lado esquerdo, bele? Dá uma olhada no mapa completo ó:

O primeiro passo

Primeiro de tudo, tu precisa aplicar online, depois de morar legalmente aqui por seis meses. Ele vão te enviar um formulário pra preencher e enviar pra eles junto com o passaporte. Depois já te enviam a carteira provisória (Provisional Driving Licence). Com ela já pode dirigir tendo alguém com no mínimo 25 anos de idade, 3 anos de habilitação e o carro possuir o L vermelho (de learning).

Pra estudar pra prova teórica não precisa de auto escola ou nada do tipo. Eu estudei em casa usando o DVD-ROM da DVLA (Driver and Vehicle Standards Agency). Saiba mais sobre ele aqui. Depois de se sentir bem seguro basta agendar a prova teórica por £ 23.

A prova teórica

A prova teórica tem 50 questões e tem que acertar um mínimo de 43 pra ser aprovado. Depois disso tem ainda o Hazard Perception Test, um teste de reflexos. Eles mostram pequenos vídeos e quanto antes clicar no vídeo indicado que há um provável perigo, maior a pontuação. Aqui tem um vídeo do próprio DVLA falando sobre isso:

Depois de aprovado, tu tens até dois anos pra passar na prova prática.

Eu recomendo muito fazer aulas aqui mesmo que já dirija no Brasil por motivos óbvios de leis e regras diferentes; e por ser do outro lado da via. Eu encontrei a minha instrutora no site oficial do Governo, e particularmente não recomendo escolas grandes como AA, Red, Dave Miller (fiz com eles umas aulas mas não gostei da forma como ele ensinava). Paguei £ 28 por hora pra ela. No dia da prova agendamos um total de três horas.

A prova de prática

Pra agendar a prova prática clique aqui e pague a taxa de £ 63. Eles não tem o carro, então precisa falar com algum instrutor pra fazer ele contigo (emprestar o carro na real). A primeira parte do teste consiste em duas perguntas e duas respostas, no chamado “show me, tell me“. O instrutor pode perguntar, por exemplo: me mostra onde tu checa o nível de água do radiador. Aí tu levanta o capô e mostra pra ele. E depois outra coisa pra falar, por exemplo: me fala como faz pra saber se as luzes de pisca estão funcionando corretamente. Aí tem que falar que vai ligar o pisca alerta e dar uma volta ao redor do carro pra conferir (neste caso é só falar mesmo, não precisa fazer pra ele). Saiba quais são as perguntas e respostas do teste aqui.

Depois tem cerca de 38 minutos de teste com o examinador dando as instruções. Tem dois momentos diferentes do que temos no Brasil:

  1. Direção autônoma: ele vai dizer pra seguir placas pra um determinado destino. É só seguir elas e respeitar as regras de trânsito. O examinador não dá nenhuma outra instrução, é tudo contigo.
  2. Manobras: ele vai pedir pra fazer uma manobra de quatro possíveis, então tem que estudar pra todas as quatro. Saiba quais são elas aqui.

Passando na prova eles te enviam a nova habilitação em casa, e aí é só sair dirigindo.

Eu achei uma locadora que aluga pra quem tem menos de um ano de habilitação – só precisa ter no mínimo 25 anos de idade. É a Enterprise.

Se tiver habilitação do Brasil há mais de um ano e uma habilitação britânica nova, pode fazer uma filiação com o Zipcar. Eles alugam carros por hora e tem veículos espalhados por diversos lugares por Londres e outras cidades do Reino Unido, além de Europa e Estados Unidos. Basicamente tu entra no app, vê onde tem carro disponível, aluga na hora e abre ele pelo celular, pega a chave no porta-luvas e pronto! Só sair dirigindo e devolver na mesma vaga depois. Tem uma franquia de 60 milhas pra rodar; e eles é que pagam o combustível do carro. Tenho um cupom de £ 25 de desconto no Zipcar, pra fazer tua membership e ganhar este desconto clique aqui.

Eu achei o processo de tirar a carteira bem mais fácil, direto e barato do que no Brasil. É só se dedicar e estudar bastante que não vai ter erro. Vai com tudo e depois me conta aqui se foi aprovado na tua prova também, bele?

Boa sorte e pelamoooooor de Deus, dirige com cuidado!

(preços atualizados em 23/jul/2017)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rafa Maciel | Guri in London (@guriinlondon) em

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

21 Comments

  • Maria B

    Oi, vc poderia indicar qto tempo demorou todo esse processo ate ter a carteira de motorista britanica em maos? E outra duvida: e’ obrigatorio tirar a carteira provisoria antes da definitiva? Nao posso fazer a prova teorica enquanto a provisoria nao chegar? Grata.

    • Rafa

      Opa beleza?
      Fiquei um tempo sem estudar nada pra habilitação, mas deve ter dado um total de 6 meses mais ou menos…
      É obrigatório ter a habilitação provisória pra fazer a teórica. Mas é rápido, calma jovem…

  • Lilly Carvalho

    Oie
    tudo bem? Será que consigo fazer o pedido da minha provisoria aqui pelo Brasil já que chego a Londres dia 05 de maio? os endereços que morei nos ultimos 3 anos não precisam ser necessariamente do UK ne? pq morei em Malta, em Londres, no Brasil durante esses 3 anos.
    Saberia me dizer?
    brigadao

    • Rafa

      Oi Lilly, beleza?
      Os 6 meses precisam ser no UK (isso é o que torna o teu status residente). Sendo assim, não rola pedir a provisória antes de chegar aqui.
      Valeu!

  • Evandro

    Uma dúvida, depois que passa nos testes preciosa devolver a provisional? Não posso guardar de “lembrança”?

  • Francisco

    Legal duas dicas !
    Parabéns

    MAs tenho uma pergunta : quando você manda seu passaporte pedindo a Habilitação provisória …quanto tempo leva para devolverem o passaporte ?

    Obrigado !

    • Rafa

      Opa, beleza?
      Se não me engano dá cerca de 30 dias pra devolverem. Mas no site quando for aplicar eles informam direitinho.
      Valeu!

  • Gabriela

    OI, Rafaa, tudo bem? Sou a Gabriela, moro em Bristol fazem 2 anos e finalmente vou tirar minha carta de motorista! Achei seu blog super interessante e completo, amei todas as informacoes e vao me ajudar bastante!
    Queria te fazer uma perguntinha, eu nao dirigia no Brasil. voce acha que vai ser dificil ou mais facil? Estou bastante receosa hahaha obrigada, e beijao

    • Rafa

      Oi Gabi, beleza?
      Que demais, feliz que as dicas estão ajudando.
      Difícil responder tua pergunta. hehehe Eu também dirigia lá, mas não achei tão difícil aqui. Acho importante fazer aula mesmo assim pra poder se acostumar com a mão de qualquer forma. Não é simplesmente mudar o lado, a noção de espaço muda muito!
      Valeu, boa sorte. Abraço!

  • Marcio

    Oi Rafa,
    Valeu pelas dicas, muito bom!

    Eu queria te perguntar uma coisa, eu ja fiz o teste teorico e agora vou comecar com as aulas praticas. Eu tenho 20 anos de carta no Brasil e dirigia todos os dias. Eu ja dirigi carro aqui no UK e achei bem tranquilo, mas preciso “aprender a passar no teste”, ou seja, me habituar com todos esses procedimentos do dia do teste. Quantas aulas voce imagina que seriam necessarias no meu caso?
    Obrigado e abraco!

    • Rafa

      Opa beleza?
      Depende muito de ti na real. A gente que vem do Brasil tem vícios que eles vão querer tirar (e tira mesmo, porque são vícios feios heheh).
      Eu acredito que seja importante focar nas manobras, rotatórias, parada de emergência e direção autônoma no teu caso – coisas que a gente não tem muito em teste lá. Eu imaginaria que mais ou menos umas 10 horas.
      Acho legal pensar a aprender a dirigir mesmo. O teste são 40 minutos, então é importante estar bem natural, senão 40 minutos de tensão ninguém merece. hahahha
      Valeu!

    • Rafa

      O exame é simples. O instrutor pede para ler placas de carros a uma certa distância. Se conseguir sem dificuldades, tá passado.
      Ele é feito quando fizer aulas práticas (se fizer) e no momento da prova da habilitação.
      Se passou na prova e pegou a carteira full, é porque o instrutor fez este teste de visão.
      Valeu!

    • Rafa

      Opa!
      Pelo que sei poder até pode sim, mas tem que ser alguma locadora que aceite carteira com menos de um ano.
      Tem que dar uma olhada nas regras dela. Uma das que acho que faz isso é a Enterprise.
      Valeu!

  • Jorge Russo

    Olá Rafa, obrigado pelas dicas, eu já fiz o teórico, mas tomei pau duas vezes no prático (apesar de dirigir há quase 40 anos), e muito disso foi por causa do carro do instrutor, que não tem visibilidade nenhuma. Eu estou com meu próprio carro, coloquei o espelho extra interno e as placas de L (learner), o que quero saber, é se posso fazer o exame com meu próprio carro, e se a pessoa que vai estar do meu lado (com mais de 3 anos de carteira, e maior de 21 anos), se ela precisa estar icluida no seguro do meu carro ou não.

  • Elaine

    Olá Rafa, obrigado pelas dicas. Realmente seu comentário está completo. Eu gostaria de saber em qual site você pegou essa informação “Depois de aprovado, tu tens até dois anos pra passar na prova prática.” Eu lhe pergunto porque as leis podem mudar. E eu pretendo fazer o teórico mas vou ter que espera um tempinho para aplicar pro teste prático. Desde já muito obrigado.

    • Rafa

      Oi Elaine!
      Na época eu deixei passar dos dois anos, então foi por experiência própria. Tive que fazer a teórica novamente no caso, porque perdeu a validade.
      Mas no site do DVLA deve ter a informação da validade do resultado da prova teórica também.
      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *