Imigração a turismo em Londres

por Rafa
9 abril 2017

Tu já deve ter ouvido falar que a imigração em Londres é chata, que eles são exigentes e isso e aqui. Pois bem, tenho que dizer que muita coisa é verdade sim. Maaaaaaas...

palácio de buckingham com soldado na porta, banner de hospedagem em londres onde ficar bairros preços hotéis baratos em londres

O que ninguém fala é que se tu vieres bem preparado, com os documentos certos e etc, não há o que temer. Uma coisa importante: não é necessário visto para Londres em viagens de turismo de até 6 meses. O visto é na verdade concedido no momento de chegada no aeroporto.

Ao te atender, o oficial de imigração (lembra que ele não te conhece) vai decidir se deixa ou não tu entrar no país (tudo vai dar certo, calma). No caso de brasileiros o "medo" é que a pessoa entre no país e fique morando ilegalmente, então o que tu precisa provar pra ele é que tem vínculo no Brasil e precisa retornar; e que tem condições de se manter no país.

Este é o trabalho dele. As conclusões vão ser em base nas perguntas que ele fizer e no que conseguir provar. Por isso muitas vezes recebo a pergunta "não falo inglês, e aí?". E aí que tem que dar um jeito de se comunicar com ele, e se não conseguir ele vai chamar um tradutor ou alguém pra ajudar. Não é pré-requisito falar inglês. O pré-requisito é provar que tem condições de se manter e que não quer ficar morando no país. "Ah Rafa! Mas eu não quero ficar morando no país". Legal. Eu sei disso, tu sabe disso, mas o oficial precisa saber disso. Lembra que tem muita gente que mente pra eles e tenta passar a perna. Então o trabalho dele é ter certeza que tu estás falando a verdade.

Isso que é importante ter em mente ao passar pela imigração. Que não é um teste, não é pra pegar no teu pé ou fazer se sentir inferior. Mas sim pra ter certeza que a pessoa que está sendo admitida no país vai mesmo fazer o que está dizendo que vai fazer.

Dá uma olhada em todas as dicas sobre imigração em Londres:

Os documentos precisam ser originais. Não por burocracia, mas pra ter certeza de que não é um documento falso, fabricado pra aquela situação. Precisam estar em inglês e segundo o site a tradução precisa ser juramentada. Eu sei de muuuuita gente que passou com tradução simples e não teve problema nenhum.

O que precisa mostrar ao oficial de imigração no momento da chegada:

  • Quem tu é?
    - Passaporte válido pro período total da estadia (recomendo no mínimo 6 meses de qualquer forma)
  • O que tu faz?
    - Carta da empresa onde trabalha: especificando o salário, o dia que retorna das férias e o que mais julgar importante pra comprovar o vínculo com o Brasil.
    - Se for dono da empresa pode ser pro-labore ou contrato comprovando.
    - Em caso de autônomo, precisa comprovar que trabalha com o que for. Seja através de declaração do contador, ou de faturas enviadas pra clientes, ou até de extrato bancário comprovando os rendimentos. Traga até o cartão de visitas ou flyers de divulgação que ajude a comprovar isso.
    - Estudante: matrícula da Universidade ou então carta comprovando que está matriculado ou de férias. Currículo escolar mostrando o andamento do curso também pode ser interessante. Se for o caso de os pais pagarem a viagem, precisa dos documentos deles comprovando o que eles fazem
  • O que vai fazer no Reino Unido?
    - Roteiro de viagem: é importante saber o que vai visitar pelo país. Pode ser que o oficial faça perguntas do roteiro de viagem pra testar se realmente está a turismo e sabe o que tá visitando. Por isso comprar ingressos antecipados também já pode ser uma ajuda.
    - Vouchers: é essencial mostrar onde vai ficar hospedado. Pode ser o voucher do hotel ou então carta-convite de amigo declarando que vai ficar na casa dele.
    - Dinheiro: não há no site do governo nada que diga o valor mínimo recomendado por dia. Vai do bom senso e de planejamento mesmo.
    - Passagem de ida e volta: pra comprovar o dia da saída do Reino Unido.
  • Documentos adicionais e informações complementares
    - Passaportes antigos, se houverem
    - Vistos de outros países - como o visto americano, por exemplo
    - Documentos de casa ou carro, se houverem
    - Todos os documentos devem ser originais
    - Todos os documentos devem ter uma tradução em inglês (recomendo uma tradução simples, maaaaas no site pede que seja inserido os dados do tradutor - ou seja, por sua conta e risco, beleza?).

Se tu estiver viajando com a família ou amigos, vocês podem passar juntos, no mesmo guichê da imigração.

Se tu não fala inglês (cabe ao oficial da imigração julgar isso), o oficial vai chamar um tradutor ou até outra pessoa da fila pra intermediar a conversa. Mas tenho várias dicas de como preparar o teu inglês pra imigração neste post. Não chega falando que não sabe inglês sem nem tentar ou muito menos demandando um tradutor.

cabine telefônica vermelha com o big ben ingressos para atraç~øes turísticas de Londres e da inglaterra

Caso tu esteja desempregado, tem que provar primeiro de tudo de onde saiu o dinheiro da viagem. Se foi de um fundo de garantia, prove isso. Se foi alguém bancando a viagem, prove isso (com carta da pessoa declarando isso). Depois, prove o máximo que conseguir que precisa voltar pro Brasil. O emprego é um grande vínculo, mas não tem nada de mais de tirar uns meses sabáticos e passar um tempo estudando em Londres, por exemplo. Só precisa provar que não tem intenção de ficar ilegalmente no Reino Unido.

Viu só, se preparando bem não há com o que se preocupar. Dê sempre respostas diretas e objetivas. Vem tranquilo e confiante que tudo vai dar certo e lembrando que não tem nada a esconder.

Tem alguma dica adicional ou um relato da imigração de Londres? Usa o espaço dos comentários pra me contar tudo e ajudar outras pessoas, combinado? 🙂

(Imagem site: contando as horas)

5 1 vote
Nota do post
Subscribe
Notify of
guest
194 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carolina Arruda
Carolina Arruda
10 months ago

Olá! Caso solicitado, mostrar o limite do cartao de crédito e do wise no app do banco via celular é suficiente ou precisa ser impresso?

1 4 5 6

Você também vai gostar de ler:

Por Rafa
13 fevereiro 2022
Turismo em Londres

TÁ LIBERADO!

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
5 novembro 2023
Turismo em Londres

Como comprar ingressos pra jogos de futebol em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
9 abril 2023
Turismo em Londres

Guri em Istambul

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
18 dezembro 2022
Turismo em Londres

Como chegar do aeroporto pro hotel em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo
Por Rafa
4 dezembro 2022
Turismo em Londres

Erros comuns que o turista comete em Londres

Depende. Depende do aeroporto, da localização do hotel
Continuar lendo

Fique por dentro das novidades

    194
    0
    Tem algo pra adicionar ou perguntar? Escreva nos comentáriosx
    ()
    x