ônibus vermelho passando pela denmark street, rua com lojas de instrumentos musicais em Londres.
Turismo em Londres

Denmark Street: a rua da música em Londres

Gosta de rock e de saber sobre a história e por onde passavam grandes nomes como Hendrix, Stones e Bowie? Ou melhor: toca algum instrumento e está a fim de comprar (ou só de namorar eles?). Então pra ti, visitar este local deve ser quase tão importante quanto ir ao Big Ben.

Sei que neste blog falo muito sobre a primeira vez que visitei esta cidade, lá em 2012, mas é que realmente foi marcante e o que realmente me fez mudar de vez pra Londres. Uma das coisas que também estava na minha lista de locais a ser visitado na cidade era a Denmark Street. O que não sabia era o quanto de história estava impregnado neste pedacinho de chão.

Eu visitei a rua porque sabia que havia sido importante pra música a partir da década de 60 e por tocar e lá ser recheadaço de lojas de instrumentos musicais. Pois depois disso, alguns anos mais tarde, ao pesquisar pro tour do rock, acabei descobrindo muita história bacana sobre a rua e que, claro, é só a pontinha do iceberg. Daria um filme/documentário sobre ela (olha que não é uma má ideia hein?)!

A Denmark Street é o paraíso. Pra músicos pelo menos. O apelido dela era Tin Pan Alley e tem origem em Nova York. Um jornalista passou por uma rua como essa por lá, e disse que parecia um monte de gente louca batendo panelas de lata. Aí tá a inspiração: beco da panela de lata = tin pan alley.

Sabe a Adele? Claro que sim! Que pergunta! Ela começou tocando num barzinho nessa rua chamado 12 Bar Club – que não existe mais desde 2015.

O Regent Sounds Studio é um dos destaques, não tem como não. E já era assim, até porque a rua tinha vários estúdios só pra gravar demo, uma amostrinha pra produtores que estavam baseados na rua. Até que os Rolling Stones gravaram o primeiro disco deles neste estúdio e boom! Chamou atenção de várias outras bandas como Beatles e Black Sabbath, que chegaram a gravar aqui.

Sabe o Elton John? MAS GURI PARA DE PERGUNTA IDIOTA! Tá. Ele trabalhava nessa rua, e depois chegou a falar sobre ela em Bitter Fingers:

Não só ele registrou a rua em música, mas o The Kinks, que também estava sempre por aqui, tem uma música chamada Denmark Street, ó:

Saiba mais sobre o meu tour do rock clicando aqui.
Clique aqui e veja minhas indicações de novos artistas da música britânica.
Veja locais de 8 capas de discos feitas em Londres e como eles estão hoje aqui.
Assine minha playlist no Spotify clicando aqui.

Me conta: o que achou da rua? Já visitou a Denmark Street? E ainda melhor: tem alguma história pra me contar? Manda ver nos comentários! 😀

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *