Turismo em Londres

Tipos de cervejas nos pubs

Ahhh um dos meus assuntos favoritos, beer, cerveja. ūüôā Quero te mostrar esta semana os principais tipos de cerveja que √© encontrada nos pubs e as caracter√≠sticas de cada uma. Afinal, estamos comemorando dois anos do passeio de pubs. Abre uma cerveja e vem comigo!

Estamos comemorando dois anos de Pub Crawl Histórico, o passeio dos pubs. Clique aqui, saiba mais e reserve a sua data.

COMO DEGUSTAR UMA CERVEJA:
1. Olhe: analize a densidade da bebida, a formação da espuma e o mais importante: a coloração.
2. Cheire: sinta os aromas que você consegue identificar. Pense um pouco sobre quais frutas ou tipos de flores a cerveja remete. Alguma característica específica como a torrefação, por exemplo, já pode ser identificada pelo aroma.
3. Beba: Tome um gole e passe a bebida por toda a boca e língua. Preste atenção na textura e na aceitação do seu paladar.
4. Ao engolir a cerveja pense nos sabores e em que parte da l√≠ngua eles podem ser identificados. O amargor √© sentido no fundo da l√≠ngua. Analise tamb√©m as caracter√≠sticas do malte (caramelo, c√≠trico, torrado, etc), do l√ļpulo (pelo amargor e pelo sabor frutado ou que remete a flores), e tudo mais que pode perceber.
5. Analise quais os sabores que se v√£o logo e quais os que mais persistem.
6. Beba mais um gole e verifique o que mais pode perceber. O recomendado é fazer isso por no máximo quatro vezes, porque mais que isso vai confundir (e até acostumar) o paladar.

Guri empinando pints de ales! Oi?


COMO √Č FABRICADA UMA CERVEJA:
A cevada é o cereal principal utilizado na fabricação (as brasileiras usam muito milho e arroz, blécs). Este cereal é germinado e depois ressecado. Aí ele vira o malte. Adiciona-se a água e temos o mosto, a base da sua cerveja.

Depois disso faz-se a adi√ß√£o do l√ļpulo, que √© o que vai dar o amargor da cerveja e em alguns casos (descritos abaixo) o sabor e aroma frutado. O pr√≥ximo passo √© adicionar as leveduras, o fermento que vai transformar os a√ß√ļcares do malte no que nos faz cair no fim da noite: o √°lcool. Pura qu√≠mica!¬†A fermenta√ß√£o varia dependendo do tipo da cerveja (tamb√©m descrito melhor abaixo).

Depois disso a cerveja é filtrada e envasada. Só curtir. Em alguns casos ela não é filtrada antes de chegar ao barril onde ela será armazenada e isso é chamada de segunda fermentação, pois ela continua fermentando ainda no depósito do pub.

Existem vários outros passos e detalhes de temperatura, filtragem e fermentação. Como escrevi, é pura química. Mas estes são os passos básicos e a grosso modo.

IMG_8595


OS TIPOS DE CERVEJA
S√£o v√°rios os tipos de cerveja que podem ser encontrados nos pubs pa√≠s afora. Cervejas nacionais e importadas fazem parte dos balc√Ķes. Mas como falei no v√≠deo, estes s√£o os principais estilos:

Lager
Tem o sabor mais simplificado, sente-se pouco o l√ļpulo e o amargor, por ser de baixa fermenta√ß√£o n√£o possui aromas e sabor frutado e deve ser consumido em temperaturas mais baixas (por volta dos 4¬ļC).
Exemplos:¬†Meantime London Lager,¬†Carlsberg, Carling, Peroni (italiana), Heineken (holandesa), Beck’s (alem√£).

Ale
O tipo mais famoso do Reino Unido. A Inglaterra sempre foi grande produtora e consumidora at√© os dias de hoje. Dentro da Ale existe uma grande variedade de sub-tipos. Uma caracter√≠stica geral da ale √© que ela √© de alta fermenta√ß√£o, e isso faz com que o l√ļpulo empreste a ela os sabores mais frutados e florais. Algumas delas devem ser consumidas em temperatura ambiente (8¬ļC a 12¬ļC). Temos:
Pale Ale: um dos mais tradicionais. √Č sentido com muita clareza o sabor do malte (que varia de cerveja pra cerveja) e o frutado que geralmente √© caracterizado pela adi√ß√£o do l√ļpulo. Recomendo a Camden Pale Ale e a Meantime Pale Ale.
IPA, Indian Pale Ale: aqui pronuncia-se I-P-A em ingl√™s, ou seja, “ai pi ei”. As IPAs tem uma adi√ß√£o mais pesada de l√ļpulo, ent√£o ela tem um amargor mais marcante e persistente no fundo da l√≠ngua. Ela n√£o √© t√£o densa quanto uma stout ou at√© uma bitter. Recomendo a Greene King IPA e a Punk IPA da Brewdog.
Bitter: outro estilo conhecido, mas que nos engana por causa do nome. O nome significa “amargo”, mas a bitter √© menos amarga que a IPA, por exemplo. Ela √© um pouco mais encorpada que as outras ales, tem um sabor mais persistente e uma textura mais √°spera.
Outros tipos tamb√©m est√£o nos balc√Ķes como red ale (minha favorita, muito mais maltada!), amber ale, brown ale, american pale ale, etc.

Stout
A stout assusta um pouco por causa da cor, mas n√£o √© t√£o forte quanto aparenta. Ela √© feita com o malte mais torrado, o que deixa ela com a colora√ß√£o escura, e com o sabor de tostado. O amargor tamb√©m est√° presente, mas o equil√≠brio √© diferente quando comparado com algum outro tipo de cerveja. Este amargor lembra o amargor do chocolate meio amargo. Tem uma textura mais densa e uma espuma cremosa. Ela deve ser consumida em temperatura mais baixa, mas n√£o t√£o gelada porque sen√£o vai perder os sabores que melhor identificam ela. A mais conhecida das stouts √© a irlandesa Guinness, que √© uma del√≠cia. Mas existem outras boas como a tamb√©m irlandesa Murphy’s e at√© a Black Cab, da Fuller’s. Uma das minhas stouts favoritas, no entanto, n√£o √© servida on tap (na torneira), mas sim em garrafa: a Imperial Stout, da Samuel Smith’s.

Trigo (Wheat)
A cerveja de trigo não é tão consumida assim, mas tem lugares que vendem ela. Pra começar o cereal base já é diferente, então isso faz com que o sabor dela fique completamente diferente. Ela também é mais densa e com um sabor não tão marcante do malte. Tem notas de frutas de verão, como cassis e amora, e isso faz com que ela seja refrescante. Em alguns casos apresenta notas cítricas. Também deve ser consumida em temperaturas baixas. Não conheço muito sobre, mas sei que a Hoegaarden é uma das favoritas de quem gosta deste estilo.

Como falei, estes s√£o alguns tipos. Ainda tem outros sub-tipos dentro destes que descrevi, al√©m das cervejas engarrafadas como cervejas de frutas (como morango ou damasco) ou stout de chocolate. E indo al√©m temos outros tipos de bebidas como cidra, cidra doce, vinho e destilados. E sim, tamb√©m tem bebidas n√£o alco√≥licas em pubs. ūüėČ

Estou preparando um post bem bacana sobre funcionamento dos pubs, ent√£o fica de olho pra n√£o perder hein! =)

DSC_1725

Ah, aqui tem a p√°gina do Augusto, meu amigo que faz bira no Rio Grande do Sul. ūüėČ

Rafa, um Guri em Londres. Moro em Londres desde janeiro de 2014, sou guia de passeios temáticos a pé pra brasileiros e gosto de compartilhar como é a vida por aqui, além de contar mais sobre a história e cultura do Reino Unido. Sinta-se em casa!

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *