lixeiras com neve em cima, uma lixeira preta e a outra lixeira com a bandeira britanica
Turismo em Londres,  Vida no Reino Unido

10 dicas para uma viagem mais sustentável em Londres – e no mundo ué

Dia Mundial do Meio Ambiente e nunca se falou tanto na proteção e preservação como nestes tempos (não, não tenho dados oficiais). Quis compartilhar neste dia algumas das coisas mais sustentáveis que faço em viagens e que tu também pode fazer na tua viagem pra Londres – ou pra qualquer lugar.

Eu sempre fui de fazer minha parte, seja da maneira que for, pra gerar menos lixo ou conservar áreas comuns. Aqui aprendi muito mais disso e vi como é fácil. Basta mudar alguns hábitos, mas viu… Nada de mais! Não tô pedindo pra plantar uma cenoura e esperar ela crescer pra comer durante a viagem, mas sim coisas que estão com certeza ao teu alcance. Isso é o que já torna a viagem mais sustentável.

Importante a gente saber que nem tudo que a gente coloca no lixo seco é reciclado. Infelizmente. Até aquelas latinhas de desodorante aerosol não são mais recicladas em boa parte do país (minha guria faz o nosso desodorante). Então o ideal mesmo é seguir os 3 R’s:

  • Reduza
  • Reutilize
  • Recicle

Exatamente nesta ordem. Se não der pra fazer um, tenta o outro.

Fica à vontade pra me dizer o que tu faz nas tuas viagens ali nos comentários. 😉

1. Guardar lixo na mochila

Começamos pelo básico. Não tem lixeira em Londres. Tá, não é que não tenha, é só porque tem áreas que é difícil de achar elas. Alegadamente porque nos ataques terroristas de 2005 as bombas eram colocadas em lixeiras. Mas o que o londrino faz? Guarda o lixo na mochila ou no bolso e espera um lixo no caminho, ou no destino. Não, deixar o lixo em algum muro pra quem faz a limpeza da rua pegar depois não é legal. O vento pode levar, e aí vai saber onde vai parar…

2. Copo de café reutilizável

Adote essa prática hoje, por favor. Pra vida. Só no Reino Unido todos os dias sete milhões de copos são jogados em aterros. SETE. MILHÕES. POR DIA. Isso porque a composição dele é de papel e plástico, e não tem como reciclar ele por isso. E de quebra, olha que tri: se tu tens o teu copinho e vai comprar café, as principais redes de café dão desconto de até 50p! Ou seja, depois de alguns cafézinhos, até o custo do copo compensa, sem contar o do meio ambiente que não tem preço – sério, não mesmo. Eu uso este daqui.

xicara preta de café flat white com decoração de tres corações
Se for tomar café no lugar, pede numa xícara.

3. No hotel, reutilizar toalha de banho de um dia pro outro

Muitos hotéis tem esta opção hoje. Se não quer que lave a toalha e não se importa de usar a mesma no dia seguinte, tem um código de um hotel pro outro. Geralmente deixa pendurada se não precisa lavar, ou deixa no chão se quiser que lave. Uma toalha pode não fazer diferença, mas pensa só quantas pessoas estão lendo este post e seguindo esta dica. Se a gente passar ela pra frente a diferença é bem grande no fim das contas.

E outra: não custa nada tentar e fazer a parte da gente né? Simples e sustentável. 🙂

4. Garrafa d’água reutilizável

Mais uma como a do café, até mais importante – afinal água a gente bebe o tempo todo. Primeiro que a garrafa é plástica e além do problema do meio ambiente tem o problema do câncer. Sério, larga mão do plástico. Então como diria Bela Gil, a substituição é bem fácil: ao invés de comprar garrafa d’água no mercado, compre uma garrafa reutilizável (esta aqui é sem BPA – o tal plástico) e enche ela usando água da torneira do hotel ou até pedindo pra encherem em pubs e/ou restaurantes. No Reino Unido isso é super normal e ninguém vai se importar.

Considerando uma garrafa reutilizável de £ 10, e que no mercado compra uma garrafa de plástico por £ 1, em 10 garrafas consumidas teria tirado o custo dela. Aí é só economia. Sem contar que não gera lixo (que muitas vezes não é reciclado) e não tem contato com o plástico.

5. Sacola ecológica

Também pode adotar pra vida. Seja pra comprar no supermercado, se for o caso durante tua viagem; ou até mesmo se for passar numa loja de chá ou numa livraria por exemplo.

Os supermercados são obrigados por lei a cobrar 5p por sacola plástica. Compre a sua de pano e deixa ela na mochila, pra onde quer que vá. Difícil lembrar a última vez que pegue uma sacolinha plástica.

Se não tiver, ou tiver esquecido tudo bem. Mas tente reaproveitar a sacola plástica pelo menos. A imensa maioria delas não são recicladas.

6. Maneirar nos guardanapos

Quando for comer em fast food principalmente, seja no Pret a Manger, Leon, Wasabi, EAT, ou onde quer que seja, pegue leve nos guardanapos. Alguns dão o guardanapo no balcão, mas mesmo assim devolva se achar que deram muito. Outros tem um balcão onde pode pegar os talheres e guardanapos. De novo: pegue o necessário.

Se quiser ir pra um outro nível, tenha à mão teus talheres reutilizáveis também, assim não precisa nem pegar talheres deles, olha que massa! “Mas Rafa, aí tem que gastar água lavando!”. Sim, mas vai ser bem menos água do que pra fabricar o de plástico/madeira e depois tentando reciclar ele.

7. No vaso, apenas papel higiênico

E o que sair de ti, claro. Mas o papel higiênico não é colocado em lixinhos, como no Brasil. Ele vai direto no vaso. Agora importante: apenas papel higiênico e nada mais! O principal problema dos esgotos de Londres são os lenços umedecidos. Além disso o que vai no lixinho também é cotonete, absorvente, OB, camisinha, etc.

taxi de londres black cab levc eletrico hibrido sustentavel ao lado de um taxi tx4 branco motorista carlos na regent street
Além de lindo, o novo táxi é híbrido, combinando gasolina e eletricidade.

8. Use meios de transporte mais sustentáveis

Apesar de hoje em dia ter muito táxi e Uber híbridos, minha dica ainda é dar preferência pros outros meios de transporte.

O primeiro e melhor de todos no que se refere a Londres: teus pés. É de graça, te exercita e não machuca em nada o meio ambiente.

Outro é o meio de transporte que mais utilizo: as bicicletas. Difícil eu fazer um trecho na cidade que não seja de bike. Só se estiver com alguém, esteja chovendo, ou não tenha estação de bicicleta por perto. É barato (£ 2 pra usar 24 horas), seguro, te exercita e o meio ambiente fica lindo. Falo bem direitinho como usar o esquema neste post.

9. Separar o lixo

Se estiver num Airbnb então, prioridade! No hotel, faça o possível pra separar. Se depois vão colocar separado, fica o mistério, mas né… Está fazendo tua parte.

lixeiras com neve em cima, uma lixeira preta e a outra lixeira com a bandeira britanica

10. Recusar canudos plásticos

Também já estão sendo raridades e os canudos de papel estão cada vez mais comuns. Outros lugares já nem colocam canudos nas bebidas. Se tu estiver num bar e ver que o bartender vai colocar o canudo pode pedir pra ele com um “no straw, please”. A alternativa (sempre tem uma solução) é levar o teu canudinho de metal.

Mas como falei antes, quero saber de ti: o que tu faz pra não prejudicar o meio ambiente? Quero dicas também! =)

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *