Guri da História,  Guri da Realeza

Fatos sobre a Rainha Victoria

Um dos reinados mais icônicos da história britânica foi o da Rainha Victoria, sem dúvidas. O Império Britânico estava no seu auge, as invenções, a tecnologia, a indústria – apesar da pobreza toda no país. Neste dia 24 de maio de 2019 ela faria 200 anos. Como 200 fatos seria muita coisa eu separei 34 fatos sobre ela pra ti.

Fatos sobre a Rainha Victoria

  1. Nasceu em 24/05/1819 no Palácio de Kensington, onde também foi batizada.
  2. O reinado dela durou 63 anos e 7 meses (hoje o segundo mais longo da história britânica) atras da rainha Elizabeth II.
  3. O pai de Victoria morreu quando ela tinha apenas 8 anos de idade e ela foi criada pela mãe e a baronesa Lehzen
  4. O primeiro nome dela era Alexandrina Victoria. O apelido dela era Drina.
  5. O sistema de criação era muito rígido: ela não tinha amigos da mesma idade, dividiu quarto com a mãe ate o momento que ela virou rainha, e a mãe linha todas as cartas e diários dela.
  6. Ela adorava as suas bonecas de madeira e quando criança chegou a fazer roupas para 132 delas.
  7. Ela conheceu (o futuro príncipe) Albert no Palácio de Kensington. Eles eram primos.
  8. Ela foi coroada aos 18 anos de idade.
  9. O nome do cachorrinho da rainha Victoria era Dash.
  10. Na coroação, o anel quase não entrou no dedo e o arcebispo teve que fazer uma forcinha a mais pra colocar ele – o que deixou ela meio P da vida.
  11. Victoria foi a primeira monarca a morar no Palácio de Buckingham.
  12. Em 10/02/1840 ela casou com primo dela, Albert, Príncipe de Saxe-Coburg & Gotha
  13. No dia do casamento Victoria usou um vestido branco, e estabeleceu isso como tradição. Já usavam-se vestidos brancos, mas ela foi determinante.
  14. Eles tiveram 9 filhos.
  15. Victoria ficou conhecida como a avó da Europa, porque a maioria dos filhos acabaram casando com membros de famílias reais de outros países, então os 42 netos dela estavam nas monarquias de países como Alemanha, Rússia, Espanha, Grécia e Noruega.
  16. Victoria media 1.52m
  17. Victoria e Albert celebravam o Natal no estilo alemão, com presentes debaixo da árvore, velas e correntes de papel
  18. Em 1842, Victoria foi a primeira monarca a andar de trem. No reinado dela também foi inventada a fotografia e o telefone (que Victoria não gostava muito)
  19. A mãe e o marido morreram no mesmo ano, em 1861.
  20. Depois que Albert morreu Victoria se resguardou e passou a usar só preto.
  21. Ela culpou o filho (que mais tarde virou rei Edward VII) pela morte do Albert.
  22. Durante o reinado tiveram 6 tentativas de matar ela. A Jovem Rainha Vitoria mostra uma delas, que o Albert leva o tiro por ela – o que não é verdade.
  23. Ela não gostava do Primeiro Ministro Gladstone. Algumas vezes em audiências com ele ela ficava de pé, obrigado ele a ficar também, apesar de já ter mais de 80 anos.
  24. O primeiro selo foi lançado em 01/05/1840 e mostra a rainha Victoria de perfil
  25. Em 1887 um servente indiano ficou conhecido como Munshi (teacher) por ensinar sobre a cultura indiana e até mesmo urdu. O filme recente Victoria & Abdul mostra isso até.
  26. Depois da guerra da Crimea, Victoria criou a Victoria Cross, uma das maiores honrarias militares até hoje. E elas  ainda são feitas de bronze dos canhões.
  27. Na Boer War (Guerra dos Bôeres) ela mandou fazer latas com chocolate personalizadas pra mandar pros soldados. Foi 120 mil latas distribuídas.
  28. Ela era contra os Direitos das Mulheres e do Direito ao Voto das Mulheres.
  29. Algumas construções conhecidas da época que ela era rainha são o Palácio de Westminster, o sistema de esgoto de Londres, o metrô, o Renaissance St. Pancras Hotel.
  30. Em Londres tem várias coisas nomeadas em homenagem a ela: Victoria Line, Victoria Station, Queen Victoria Street, Victoria Square, Victoria Park, Victoria & Albert Museum e teatro Old Vic.
  31. No mundo tem o maior lago do planeta, na África, que é o Lake Victoria. Tem ainda alguns estados australianos por exemplo, como Victoria e Queensland.
  32. Ela falava inglês e alemão fluente – só falava alemão até os 3 anos de idade) mas também estudava italiano, francês e latim.
  33. Ela mandou fazer esculturas de mármore dos braços e pernas dos filhos.
  34. Victoria morreu na Osbourne House, em Isle of Wight em 22/01/1901.

st pancras renaissance hotel, ele aparece em harry potter e é onde fica a estação de st pancras. Prédio de tijolo em estilo gótico.

Onde ver coisas sobre a Rainha Victoria em Londres

Palácio de Kensington

Este é o principal na minha opinião. Tem uma parte do Palácio com várias coisas pessoais dela e do Albert, dos filhos e também de trabalho. Muito completo. Na frente do Palácio tem uma estátua da Victoria nos trajes da coroação feita pela quarta filha dela e de Albert, a Princesa Louise. Se for visitar, observe a assinatura atrás da escultura. Meu tour da realeza termina no Palácio de Kensington.

St. Pancras Renaissance Hotel

Ótimo exemplo de arquitetura vitoriana.

Albert Memorial

Memorial ao marido da Rainha Victoria, o Príncipe Albert. As pessoas que aparecem no monumento são grandes personalidades da sociedade da época. Escritores, músicos, pintores, escultores e arquitetos. A arquitetura deste memorial é linda! No meu tour da realeza a gente passa pelo memorial e fazemos uma leitura dele e também do que fica ao lado:

Royal Albert Hall

O nome foi colocado a pedido de Victoria, para homenagear o seu marido, depois do falecimento dele.

Palácio de Westminster

O Parlamento foi construído na época do reinado da Rainha Victoria e o estilo de arquitetura e história viva remetem ao período. A torre que tem a bandeira em cima é a Victoria Tower em homenagem à ela.

Tem algum fato que tu saiba sobre a Victoria? Me conta nos comentários!

Planeje sua viagem com os parceiros que eu confio e uso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *